Boa tarde, 

Estou montando um equipamento para ler a corrente de uma instalação, estou montando a partir deste projeto http://openenergymonitor.org/emon/buildingblocks/how-to-build-an-ar..., eu queria montar sem usar a biblioteca emonLib, medi com o osciloscópio a tensão em cima do resistor de 33 ohms e está dando uma tensão senoidal que varia entre 0 e 1,2 quando a corrente varia em torno de 0 e 50 A, oscila um pouco mas é mais ou menos isso. 

Minha dúvida é, tem alguma forma de eu ler esses valores que li no resistor de 33 ohms diretamente no arduino, li em alguns sites que dá pra fazer isso usando as portas analógicas, mas tenho dúvida se dá pra fazer com valores tão baixos? Se alguém puder me ajudar agradeceria, ou se tiver uma outra ideia será bem vindo. 

Exibições: 408

Responder esta

Respostas a este tópico

Não conecte o seu Arduino diretamente na rede eletrica !

Risco de choque eletrico !! E risco de queimar o seu dispositivo. 

Você entende de eletrônica ? 

Obrigado José, mas eu não pretendo ligar o arduino direto na rede, veja que no esquema há um resistor de 33 ohms que funciona como um shunt, o que eu quero é pegar a tensão senoidal deste resistor que fica em torno de 1,2 v no máximo e ler em uma porta analógica, o que preciso aprender a fazer é isso, converter o valor senoidal que estará na porta em um valor que eu possa ler na tela, acredito que multiplicando por uma constante posso ter o valor da corrente que estará sendo lida no sensor. 

Ah bom , esta usando o sensor CT sensor YHDC SCT-013-000, não é ?

Não recomendo que use um sensor de 50A e nem o Arduino para fazer essas medições. 

Se a corrente que deseja medir é baixa, por exemplo aparelhos elétricos ou lampadas, esse projeto não vai dar precisão. 

Cheguei as essas conclusões aqui :

http://labdegaragem.com/forum/topics/ajuda-capturar-valor-sensor-de...

Obrigado José, estou usando a biblioteca emon e consegui uma precisa razoável, acho que ficou bom, medi corrente de 3 a 40 A e ficou bem preciso estou comparando com um alicate watimetro da minipa e a diferença ficou em alguns décimos só. Mas obrigado pela dica do seu trabalho. 

Beleza, se não precisa de precisão, o projeto deve te atender. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço