[DUVIDA] Comunicação entre dois arduinos de forma extra

Olá galera,

      Tem um projeto que estou pensando que tem um display nextion, um RTC e um radio NRF24L01, o lance é que o display nextion é SERIAL,  o RTC é I2C e o NRF24L01 é SPI.

       O problema é que estou querendo de forma extra colocar dois arduino pra se falarem entre si, dai todas as litações seja por serial, i2c e spi estarão em uso, e pra piorar eles usam bibliotecas que não dão muita margem de ativar e desativar.

     Ai fica a pergunta, como você faria essa ligação pra troca de dados entre dois arduino nessas condições ?

Exibições: 302

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia WD,

Os protocolos I2C e SPI, cada qual com sua característica, permite o uso de varios  I/Os no mesmo canal.

Por exemplo, você pode ter um RTC e um arduino ligados no mesmo I2C, desde que tenha endereços diferentes.

Você pode ter um NRF e um arduino ligados no mesmo SPI desde que tenha SS em ports diferentes.

RV

Minerim,

    Amigo, obrigado pela resposta.

    Sim, eu sei, tanto por i2c como spi dá pra ter varias coisas penduradas nos mesmos pinos, a questão a minha duvida é sobre a questão dos conflitos por estamos usando bibliotecas.

     Por exemplo, a biblioteca SPI dos nrf24l01 deixa o barramente praticamente excluviso pra os radios, em vista a alta taxa de comunicação.

    

      Pensei em duas soluções:

      A primeira é o que você sugeriu, só que pelo i2c, ou seja, fazer a montagem colocando um RTC e um segundo arduino(atmega328) e ver se vai dar conflito na pratica, se não tá resolvido.

      Porem, se der conflito, imaginei a criação de uma segunda serial por software.

     Vou textar a primeira opção pra ver se vai rolar conflito.

No caso do I2C, não dará conflito não

pois cada um terá seu endereço. Se não me engano o endereço do RTC DS3231 é 0x50.

para o arduino use outro endereço.

Qunato a esta afirmação:

 "Por exemplo, a biblioteca SPI dos nrf24l01 deixa o barramente praticamente excluviso

pra os radios, em vista a alta taxa de comunicação."

Acho que se assim fosse, o arduino ficaria quase travado só em transmissão e recepção.

Cada vez que você define um SS e chama o SPI ele vai usar o I/O com aquele SS.

RV

RV

Minerin,

     Cara, vou pra pratica,  é o melhor.

     Na verdade eu iria utilizar um segundo microcontrolador exclusivamente para esse ter a função de acessar um cartão SD que é SPI,  pensei na questão de velocidade de processamento,  só que pensando bem,  se realmente o que importar for o tempo de instrução, o tempo que em teoria eu mandar um comando pra um segundo arduino,  seria o mesmo que eu mandaria esse mesmo comando diretamente ao SDcard.

       Resumindo,  só testando mesmo pra ver se o negocio funciona ou se vai dar conflito.

       Eu já havia feito o teste a algum tempo atras com dois componentes i2c e não rolou conflito realmente,  mas SPI nunca tentei.

       Vou tentar e digo o que rolou.

      Mesmo assim muito obrigado pela ajuda e PELO ENCORAJAMENTO KKKK.

Obrigado.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço