[DUVIDA] Como se mede o torque de um motor utilizando o arduino ?

Olá Galera,

  Tava precisando medir o torque de um pequeno motor,  tipo, qual o torque que ele precisa pra andar a 20km/h em ambiente com água e qual o torque necessário pra andar aos mesmos 20km/h em condições com lama por exemplo ?

   Como será que daria pra medir isso ?   procurei na net e não achei muito em relação a calculos automaticos usando sensores e microcontroladores.

Exibições: 965

Responder esta

Respostas a este tópico

Eu vi uma experiencia de lab escolar que usava uma roldana acoplada ao eixo, nela uma cordinha longa com peso na ponta. Acredito que as contas sejam essas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bin%C3%A1rio_do_motor

Aplicando a força via cordinha com peso vc garantiria uma força conhecida e constante por alguns segundos (até enrolar tudo). Nesse meio tempo vc pode medir a tensão, corrente e velocidade. 

Com tudo isso acho que vc chega no torque real, eficiencia, etc.

Obrigado marcondes,

   mas a solução proposta só informaria por amostragem, e preciso de resultados constantes em tempo real,  estou bolando um metodo,  ainda tá na minha cabeça, vou ver se monto pra testar,  mas a logica parece funcionar,  o truque seria buscar manter uma velocidade constante, mesmo em situações adversas e medir a quantidade de energia necessária pra isso,  acho que ai daria pra saber o torque.

Se vc fizer um levantamento (curva) do torque em função da corrente (vamos considerar a tensão constante). Depois sabendo a corrente acredito que vc consiga o torque. Deveriam ser proporcionais.

Para motores grandes o costume é usar uma celula de carga acoplada ao eixo ou nos coxins do motor, mas para motores pequenos acho que complica.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço