[DUVIDA] Bootloader para atmega328 TQFP rodar em 3.3v

Olá Galera,

    Temos visto grupos sendo criados e o interesse aumentado sobre rádios como xbee, nrf, esp8266 etc.   a questão comum a todos, é que eles trabalham com 3.3v.

    Já o atmega328 em sua implementação ARDUINO UNO,  trabalha em 5V,  o que rola um problema para trabalhar com baterias, pois vai ter que rolar reguladores no circuito o que consome.

     A solução pra o atmega328 em versão DIP eu já encontrei, gravei um bootloader  low power que faz ele funcionar em 3v 8mhz,  falta agora fazer os testes com os rádios.

     Fiz a aquisição de alguns CIs  atmega328 em versão TQFP (SMD) para estudar, tiver que comprar um adaptador TQFP > DIP pra conseguir usa-lo.

    A SITUAÇÃO:  Fiz uma shield dupla, que se plugada a um arduino, conecta os pinos 10,11,12,13, Vcc e GND da placa hospedeira a shield,  dai possibilitando gravar bootloaders.

     Desencaixando da placa arduino, e utilizando um conversor USB-TTL, faço o uploader de sketchs.

   O PROBLEMA:  Li em alguns sites que para esses casos não é preciso bootloaders customizados especiais,  bastaria gravar o bootloader do ARDUINO PRO MINI (3,3V 8 MHZ) W/ ATMEGA328 que já consta na própria IDE do arduino.

    O problema é que quando gravo o bootloader Arduino pro mini 5V 16Mhz,  consigo depois upar sketchs normalmente pelo USB-TTL,  porem,  quando upo o bootloader arduino pro mini 3.3v 8mhz, ele faz a gravação perfeitamente do bootloader,  porem, ele passa a não aceitar a gravação de sketch pela ubs-ttl.

    A PERGUNTA:   Alguem já mexeu com arduino TQFP(atmega328 smd) ?    Já tentou colocar ele pra rodar em 3.3V?    Se conseguiu como fez?  como conseguiu gravar sketchs nele ?

Exibições: 1323

Responder esta

Respostas a este tópico

O ESP8266 é bem mais barato, funciona em 3,3V e muito provavelmente trabalhará com o HX711.

Tem 3 modos de economia de bateria, RTC interno, I2C, SPI, etc...

Pelo menos, diante dos exemplos que citou, o ESP8266 ainda vai funcionar com a vantagem de ser bem pequeno, mais poderoso (CPU 32 bits) economico e já disponível no mercado.

  'Eiju

Eiju,

    Meu ESP8266 acabou de chegar,  porem o que peguei foi o ESP-12 e não o ESP-01 dai vou ter que apanhar um pouquinho pra criar uma placa de ligação.

    Bem,  hora de começar a estudar vou lá no grupo começar meus primeiros passos.

    vamos trocando esperiencias.

Boa sorte,

O ESP-12 é melhor para fazer os testes pois dá acesso a muito mais GPIOs.

  'Eiju

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço