[DUVIDA] Bootloader para atmega328 TQFP rodar em 3.3v

Olá Galera,

    Temos visto grupos sendo criados e o interesse aumentado sobre rádios como xbee, nrf, esp8266 etc.   a questão comum a todos, é que eles trabalham com 3.3v.

    Já o atmega328 em sua implementação ARDUINO UNO,  trabalha em 5V,  o que rola um problema para trabalhar com baterias, pois vai ter que rolar reguladores no circuito o que consome.

     A solução pra o atmega328 em versão DIP eu já encontrei, gravei um bootloader  low power que faz ele funcionar em 3v 8mhz,  falta agora fazer os testes com os rádios.

     Fiz a aquisição de alguns CIs  atmega328 em versão TQFP (SMD) para estudar, tiver que comprar um adaptador TQFP > DIP pra conseguir usa-lo.

    A SITUAÇÃO:  Fiz uma shield dupla, que se plugada a um arduino, conecta os pinos 10,11,12,13, Vcc e GND da placa hospedeira a shield,  dai possibilitando gravar bootloaders.

     Desencaixando da placa arduino, e utilizando um conversor USB-TTL, faço o uploader de sketchs.

   O PROBLEMA:  Li em alguns sites que para esses casos não é preciso bootloaders customizados especiais,  bastaria gravar o bootloader do ARDUINO PRO MINI (3,3V 8 MHZ) W/ ATMEGA328 que já consta na própria IDE do arduino.

    O problema é que quando gravo o bootloader Arduino pro mini 5V 16Mhz,  consigo depois upar sketchs normalmente pelo USB-TTL,  porem,  quando upo o bootloader arduino pro mini 3.3v 8mhz, ele faz a gravação perfeitamente do bootloader,  porem, ele passa a não aceitar a gravação de sketch pela ubs-ttl.

    A PERGUNTA:   Alguem já mexeu com arduino TQFP(atmega328 smd) ?    Já tentou colocar ele pra rodar em 3.3V?    Se conseguiu como fez?  como conseguiu gravar sketchs nele ?

Exibições: 1323

Responder esta

Respostas a este tópico

O clock de 8 MHz deve estar atrapalhando os timers da comunicação serial... Será ?

Quando usando a IDE, mudou o modelo do Arduino para 8Mhz/ 3.3V ?

https://www.sparkfun.com/products/11114

Cara,

    Esse é o problema,  não sei por onde começar a atacar.

    A questão é que o mesmo clock de 8Mhz é utilizado na versão DIP e não impõe qualquer problema de upagem de sketch, Já na TQFP sim.

    A questão é que se pretendemos verdadeiramente evoluir para projetos de comunicação sem fio periféricos e independentes alimentados por baterias,  a depender de questões como limitação de espaço, teremos todos que uma hora ou outra responder essa questão.

    No meu caso não há um projeto especifico, trata-se de aprendizagem,  senão os resultados que já obtive com a versão DIP seriam suficientes,   mas vejo que devemos estar preparado e com respostas para qualquer coisa que nos seja apresentado.

    Por exemplo,  recebi recentemente da china um modulo NRF24L01 SMD de 1.200 m  de alcance(segundo o fabricante)  ele tem cerca de 1/4 a 1/5 do tamanho físico de um Xbee e 1/3 a 1/4 do tamanho de um ESP8266 ou seja, ele é muito pequeno e muito poderoso.

   Para um projeto em miniaturização,  seria inprescidivel o desenvolvimento das placas utilizando tambem o atmega328 em SMD.

   Pense no poder de algo tão diminuto e tão poderoso!    imagine as possibilidades de um radio de mais de 1km que cabe em uma unha!  loucura não?

Você leu o tutorial ?

https://learn.sparkfun.com/tutorials/using-the-arduino-pro-mini-33v

Independe se o Atmega é DIP ou TQFP.

Se tem dificuldade no ingles use o GOOGLE TRANSLATOR 

https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR

https://support.google.com/chrome/answer/173424?hl=pt-BR

Mudou isso ?

Veja esse tutorial :

https://learn.sparkfun.com/tutorials/using-the-arduino-pro-mini-33v

Deve resolver o seu problema - tem que selecionar o processador correto !

Atmega 328 3,3V 8Mhz 

Grande Wieder.
Vejo que é muito especializado.
Nesta nova fase,com uso direto de Atmega,primeiro você deve configurar os fuses bits via Atmel Stuido definindo quais os osciladores que você pretende usar no seu MCU atmega.
Depois,você poderá fazer um bootloader com Arduino.

(Ja que está com Atmega em mãos,dê preferencia ao uso dele nativamente. usando os Registradores.Existem boas IDE)
O Atmega AVR é muito versátil.

Pô Almir, muuiiito obrigado.

    Você poderia me apontar um caminho a seguir, tipo uma bibliografia, algo que eu possa ir dando os primeiros passos ?

    Se for em portugues fico feliz,  senão me viro kkk.

Valeu amigo,

No site oficial mostra que para inserir o Boot Arduino na memoria Custom para ser carregado,você deve primeiro preparar o seu QFP virgem ao configurar os fuses bits.

Site oficial do Arduino

O procedimento vale para todos os Atmegas,pois isso é universal nos AVRs.

Almir e Jose gustavo,

Fiz o seguinte, como esta surgindo um grupo aqui de esp8266 eu aproveitei que estava mandando pegar os radios e mandei pegar junto 2 modulos arduino pro mini 3.3v.
Sinceramente eu quero descobri qual é a diferença entre eu pegar um pro mini pronto e fazer um.

Sobre a questão da preparação do chip como eu disse antes, eu consigo sem o menor problema upar o bootloader PRO MINI 5V e depois subir sketchs normalmente e ele funciona perfeitamente.
O problema tá sendo quando estou partindo pra o PRO MINI 3.3v, visto que consigo gravar normalmente o boorloader, visto que ele já esta na IDE do arduino, mas na hora de gravar sketchs ai ele dá aquele velho avrdude que indica que as coisas não foram reconhecidas.

Bem, deixa chegar os modulos pro mini 3.3v que vou fazer mais testes e informo aqui.

Você chegou a testar a IDE mudando o board para Arduino PRO e o processador para ATmega 328 ( 3,3V 8MHz) ?

Teria que funcionar....

Sim claro,    fiz tudo certinho.

   Ele grava tudo normalmente,  prova que todas as ligações esta perfeita,  inclusive o blink que vem básico já inbutido no bootloader funciona com uma bateria de relógio de 3v,  coisa que em estado normal 5v ele não funcionaria.

   O problema é que ele não aceita a upagem de novos sketchs se for upado o bootloader de 3.3v do Pro se eu upar em seguida o bootloader de 5V ele roda e aceita a upagem de sketchs normalmente com a mesmissima ligação.  

   Pra mim tá sendo um mistério.

Olá weider,

É por isso que estou estudando o ESP8266.

Em especial o form factor ESP-12 que em poucos meses já estará chegando da china.

Dependendo do que o seu projeto requer, eu consideraria experimentar o ESP8266.

Boa sorte,

  'Eiju

Eiju,

    Eu não estou com um projeto especifico,  estou estudando o uso do arduino em 3.3v  justamente por causa dos rádios como NRF24L01, Xbee e ESP8266.

     Veja bem,  o ESP8266 pode ser usado sozinho,  mas a depender da aplicação pode ser usado como modulo de comunicação WIFI para o arduino.

    Agora imagine que no futuro você precise pegar dados de um tipo de sensor que tenha que passar pelo arduino, como por exemplo o HX711 que é um conversor A/D 24 bits com foco em células de carga,  agora imagine que você precise que isso seja alimentado por baterias.

   Se dentro dessa necessidade você observar, terá o modulo e o radio funcionando em 3.3v e só o arduino em 5V, o que gerará consumo desnecessário de bateria.

   Por isso que estou estudando colocar o arduino pra funcionar em 3.3v,  pois ai tudo funcionaria nessa voltagem e seria mais fácil gerenciar o projeto.

   A ideia de estudar com o atmega328 TQFP é diante da possibilidade futura de miniaturizações,  ou seja,  imagine dentro da ideia proposta acima, de uma aplicação que precise do arduino com o ESP8266 por exemplo, mas que tenha que caber na fivela de um cinturão por exemplo?   com o atmega328 dip não daria,  mas com ele em tqfp sim.

    Logo, acredito que temos que nos desafiar,  buscar, aprender, evoluir,   afinal, não sabemos quais desafios podem nos chegar em mãos amanha.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço