[DUVIDA] Alguem já ligou os sensores de ré automotivos no arduino ?

Olá amigos,

    Sabemos que existe para o arduino o sensor HC-SR04 que é um sensor ultrasonico usado para medir distancias.

    Porem, esse sensor tem a limitação de não possuir impermeabilização,  logo, como ele é aberto, se molhar,  "eu acho"  que ele queima (não tenho certeza, não testei).

    Dai diante da duvida de varias pessoas aqui sobre medição ultrasonica de distancia com o arduino, percebi que os sensores utilizados em carros, para estacionamento, que tambem são ultrasonicos,  são blindados e impermeáveis.

 

    Tentei liga-los diretamente e não rolou, ou seja, como ele tem só dois pinos, liguei um em uma porta digital e o outro no GND,  ligando assim dois desses sensores,  usei o sketch do HC-SR04 e nada.

 

    Dai peguei um HC-SR04, retirei os elementos ativos(acho que são microfones) e no lugar dos originais, liguei dois sensores dos de carro,   e apesar dele aparecer numeros eles são aleatorios e muito loucos.

 

    Dai fica a duvida:    Alguem já ligou, ou já viu em algum lugar que alquem conseguiu ligar um sensor de ré automotivo no arduino?

Exibições: 1317

Responder esta

Respostas a este tópico

Veja se consegue descobrir qual é elemento sensor que está encapsulado no dispositivo para então buscar o datasheet.

Eles podem ser do tipo transmissor e receptor separados, ou transceptor onde o mesmo elemento dispara o sinal e captura o eco, sabendo isto vc pode fazer uns testes.

Se tiver um osciloscópio é bem mais fácil descobrir o tipo do sensor e como funciona. Ligue tudo como se estivesse no carro e leia os sinais.

Estes elementos trabalham com sinais de baixa potência, vc precisará amplificar e filtrar, tem vários esquemas que para isto utilizam amplificadores operacionais .

Se descobrir algo compartilhe.

Boa sorte.

Oi Weider,
Realmente você não pode liga-lo diretamente no arduino por várias razões. Uma delas é o nível
de sinal detectado pelo sensor. Ele é muito baixo.


Tenho algumas perguntas: Ao trocar o sensor do HS-SR04 você trocou os dois por sensores iguais?
Você também fixou os mesmos diretamente na placa do SR04 ou usou os fios flexíveis dos mesmos?


Se eles não ficarem muito bem fixos, as medidas podem alterar a cada instante.


O SR04 usa a freqüência de 40KHZ emitida por um transmissor ("Sensor") e recebe pelo outro microfone ("sensor").


Acredito que outros sensores tenham as características de freqüências diferentes.


No ano passado fiz alguns testes com sensores de carro (de ré e de alarme interno).

Encontrei na internet um esquema do HC_SR04. (Pesquise como : HC-SR04 diagram).


Rui

Rodrigo,

    Valeu a dica, vou ver se consigo abrir um sem destrui-lo.

Rui Viana,

   Cara, Sim, eu troquei os dois elementos por sensores iguais,  retirei os elementos e coloquei pinos de contato. Dai fixei os de carro através dos cabos deles. Eu  furei um papelão duro e coloquei os dois lado a lado como o hs-sr04 original, mas a ligação foi realizada por fios, os originais dos sensores.

Até aparecem resultados, mas eles são muito loucos, e como oscilam pacas, não da para perceber se estao sendo afetados pelo fato de eu colocar a mão na frente.

Mas sinceramente, tô aceitando mais conselhos, se tiver agradeço,  tem muita gente que seria ajudada com essa descoberta.

Caro Weider,

Sua pesquisa progrediu com relação aos sensores? Comprei dois destes e não consegui progredir com eles. Parece que eles são independentes e você tem que usar dois, um com função de transmissor e outro de receptor, igual ao HS-SR04. 

Se teve progresso, compartilha ai. 

Obrigado.

Olá Ze roberto,

    Cara, você deu uma sorte danada, eu não ando mais tão ativo aqui quanto tava a um tempo atrás, falta de tempo mesmo, e para responder sua duvida eu tive que fuçar uma coisa que não mexia a anos, visto que estou em constante evolução, e cada vez que mato uma duvida, eu catalogo e sigo em frente, a unica coisa que eu não paro nunca é de estudar os diversos tipos de radios, mas essa parte dos sensores cada vez que mato uma charada eu sigo em frente.

   Bem, mas vamos deixar de bla bla bla.

   Sim, eu matei a charada,  mas não foi como eu imaginava, eu pensei que daria pra matar ligando nas placas dos modulso HS-SR04, dai fiz o teste, dessoldei e retirei os sensores de um deles, e em seu lugar coloquei dois sensores de ré de carro, que um amigo me deu, e que testamos antes em um carro e estava bom,  e o resultado:  NADA não funciona.

    Dai como tô sempre pesquisando, descobri que a galera da china teve a mesma duvida que nós, e eles desensolveram uma placa ESPECIAL PRA ARDUINO, pra que ele tenha a capacidade de ler os dados desses sensores de carro.

    Uma observação, a grande vantagem desses sensores, fora o fato de você poder reaproveita-los de carros, visto que quando um queima, você tem que trocar os 4,  é a vantagem que diferente dos HS-SR04 eles são IMPERMEAVEIS, logo, você pode trabalhar com eles dentro de caixas d'agua e para medir liquidos(obvio que sem contato direto com os liquidos eu acho).

   Mas deixando de oba oba, tá aqui o link pra o que vocÊ quer:

***** SENSOR DE CARRO PARA ARDUINO ****

Grande Weider!!!!

Acabei de encomendar duas peças. Espero que funcione.

Muito obrigado.

Olá José, sabe me dizer se funcionou seu projeto?

Estou precisando ler os sensores de ré em um CLP, minha ideia é fazer o arduino ler esses sensores e enviar pro meu CLP uma saída PWM/analógica.

Uma outra alternativa seria fazer o CLP ler diretamente os sensores de ré, mas não consegui entender direito como devo fazer essa leitura, visto que os sensores possuem apenas 2 vias.

Obrigado

Bom dia Weider,


Você sabe me dizer como eu consigo ler esses sensores de ré através de um CLP industrial de mercado? Preciso fazer isso no meu TCC e estou enfrentando dificuldades visto que os sensores de ré não possuem saída analógica, pelo que eu entendi, eles recebem do CLP um sinal PTO de trem de pulsos e o sensor proporciona a frequência desse sinal de acordo com o objeto a ser sentido.

Toda via ainda não encontrei uma maneira de fazer essa leitura.

Obrigado

Pessoal vou explicar melhor minha necessidade:

Comprei quatro pontos de sensores de ré, apenas os pontos com o elemento sensor, sem o kit completo com painel e etc;

Tenho um CLP que tem disponível:
entrada analógica de 0~10V
entrada digital 24V (consegue ler PTO e PWM)

Preciso realizar a leitura desses sensores de ré com este meu CLP. Acontece que não sei como realizar essa comunicação com os sensores, eles possuem apenas 2 vias, não tem um sinal de retorno.

Alguém pode me ajudar?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço