Olá garagistas, bom dia. Estou precisando desenvolver uma fonte ou dispositivo semelhante que utilize energia elétrica e baterias (pilhas etc) para um projeto com Arduino. Basicamente o dispositivo ficaria ligado à energia elétrica e na ausência destas seria chaveado para a bateria, como ocorre num nobreak. Além disso, necessito que neste processo ocorra a sinalização de uma entrada para processamento, cujo objetivo é colocar o arduino num dado "estado". Isto serviria para capturar timestamp do evento, duração, backup de dados em cartão etc. Alguém pode dar dicas? Como restrições aponto tamanho e custo.  

Exibições: 415

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá GRL, Acho que o ideal seria você fazer um sistema online de alimentação, onde o arduino é alimentado por pilhas ou bateria e essas pilhas ou baterias alimentada pela rede externa, assim você não corre o risco de seu dispositivo reiniciar durante uma queda de energia.

Dei essa i´deia que para mim funciona muito bem. Ainda não testei e nem achei um esquema onde as duas fontes de energia trabalham em paralelo onde na falta de uma imediatamente aciona a outra.

Espero ter contribuido.

Obrigado RBC pela contrbuição. Alguma ideia de como fazer isto?

Qual bateria ou pilha pretende usar ? 

Qual é o consumo de corrente do seu projeto ? Por quanto tempo deverá usar as baterias ? 

Obrigado, José Murta. Bom ainda não me debrucei sobre estes detalhes. Sou novo na área e queria apenas ouvir opiniões. Basicamente o projeto terá dois sensores DS18B20 e um Módulo Ethernet Shield Enc28j60. Como posso dimensionar corretamente a tensão do projeto? No caso de uma falta elétrica, meu requisito mínimo de tempo seria 6h. Independente disto, como resolveria o problema para que o arduino soubesse num dado momento em que estado ele está: pilha ou energia?

Bom dia Gênesis,

O consumo de corrente desse seu projeto deve ser baixo. Vamos estimar um consumo de 250 mA ( 5V). A Potência então:

    P = V x I = 5 x 0,25 = 1,25 W 

Sugiro que use pilhas NiMh (são mais seguras e baratas) . Cada pilha tem a tensão de 1,2V (1,4V quando carregada). Para o regulador do Arduino funcionar o mínimo de tensão é 7V (recomnedado). 

6 pilhas de 1,2V = 7,2 V ( carregadas = 6 x 1,4 = 8,4V)

Existem pilhas boas NiMh de 2500 mAh. Simplificando os cálculos (sem considerar perdas) :

  Corrente = 2500 mAh / 250 mA = 10 horas 

Mas atenção, terá que montar um carregador de pilhas NiMh - não conecte as pilhas diretamente em uma fonte ! Pois poderá danificar as pilhas. 

Sobre monitorar a queda de energia, use um Arduino sensor de tensão AC ( procure no mercado livre) .

Ou se montar o carregador das pilhas, fica facil medir a tensão da fonte.Sem tensão na fonte, indicará uma queda de energia. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço