Olá pessoa!

Sou novo aqui e no Mundo do Arduino também. Sou Eng Mecanico recém formado pela FEI, teno uma noção básica de programação e tenho descoberto muita coisas legal (Como o lab de garagem) ultimamente.

Estou elaborando um projeto de uma envasadora ou dosadora de líquidos com um Arduino.

Ainda estou arranhando na programação e assim que tiver algo mais concreto postarei a mesma aqui. Caso alguém possa me ajuda antes, será de bom grado.

Sobre a máquina:

A máquina possui 3 produtos diferente, e sera acionada ocasionalmente, sendo assim ela não sera utilizada em uma linha de produção industrial nem nada do tipo. 

Quando o operador necessita de um produto, ele posiciona a garrafa e no bico do produto (1, 2 ou 3) e em seguida aciona o botão referente ao produto desejado (1, 2 ou 3)

Produto 1>> Deve ser dosado em 500 ml

Produto 2>> Deve ser dosado em 500 ml

Produto 3>> Deve ser dosado em 1000 ml (1 litro)

Componentes e funcionamento:

 

Para facilitar o entendimento bolei as seguintes imagens referentes ao Layout básico da máquina e aos componentes a serem utilizado.

A maquina vai operar com:

1) Eletrobomba;

    Função: Bombear o fluido.

2) Sensor de fluxo de água;

   Função: Medir a quantidade de liquido que passou para desligar a maquina quando ultrapassar a dosagem programada                       500ml ou 1000 ml

3) válvula abre e fecha.

  Função: evitar vazamento de liquido no bico devido a altura do reservatório (função da torneira na pia).

A logica de funcionamento é simples, o operador deve posicionar a garrafa no bico de produto desejado, em seguida deve pressionar e manter pressionado o botão de acionamento do produto desejado até que o ciclo se complete.

No caso para produtos 1 e 2 o ciclo deve durar até 500 ml no caso do produto 3 o ciclo dura 1000 ml.

O monitor LCD deve indicar para o operador, se o ciclo esta completo ou não. Como exemplo:

O operador manteve pressionado o botão e sem querer no meio do enchimento da garrafa ele desimpressiona o botão. O LDC deve indicar qual o volume que já foi envasado (Ex: 300 ml do total de 500ml) sendo assim, mantendo  pressionado o botão novamente a maquina deve envasar os 200 ml restantes para o ciclo.  

Exibições: 7835

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi JGAM, bom dia .

Também fiquei com esta dúvida, e "cutucando" na net encontrei isto.

https://www.dfrobot.com/wiki/index.php/DFRduino_Romeo-All_in_one_Co...(SKU:DFR0004)

https://www.robocore.net/loja/produtos/romeo-v2.html

http://image.dfrobot.com/image/data/DFR0225/Romeo%20V2.0%20sch.pdf

O esquema não bate com o vídeo que o cara postou no site, e a placa não é  Romeo AiO,

e sim  Romeo V2.

Aqui também: https://www.dfrobot.com/product-656.html

O DM poderia ter facilitado a nossa vida e claro principalmente a dele.

Rui

Bom dia Prof, realmente deixei a desejar na explicação rs A minha placa é uma Romeo v1.1 compatível com Atmega 328. Minha ideia é usar essa placa somente para consolidar uma ideia... depois pretendo, se viável, colocar um microcontrolador mais barato.

Desde já agradeço!

Diego Moura

Rui bom dia, 

O meu intuito era estimular o Diego, as ser claro quando pede ajuda. 

Estou cansado disso : tenho uma placa XYZ, me ajuda ai. 

Abraços, 

Gustavo

Bom dia José,

Eu entendi perfeitamente o seu propósito e mais uma vez peço que me desculpe pela falta de informação. 

A minha placa é exatamente essa:

Oi JGAM, boa noite.

Imagine a vida dos professores desta moçada.

Vão pro Céu qdo morrem.

Rui

Diego, como pensa em dosar o seu produto ?

Shampoo é mais viscoso e creio que poderá ter dificuldades com sensor de fluxo de líquidos. 

O que talvez possa servir para medir a dosagem, no meu entender, seria uma balança eletrônica. O que acha ? 

José, Obrigado pela resposta.

Eu estava pensando em um sensor de fluxo sim... mas realmente pensei no problema da viscosidade. O liquido quando é engrossado antes do envasamento tem uma consistência parecida com mingau, ou seja, é bem viscoso.

Eu pensei também em um sensor por laser ou ultrassom, mas não sei sobre a efetividade deles...

Talvez essa solução da balança seria interessante... eu posicionaria o frasco sobre a balança durante a dosagem? 

Se o vidro ou embalagem forem transparentes, poderá usar sensor com laser.

Favor informar como são as embalagens. 

Como será o processo de posicionamento das embalagens ? Manual ou automático (com mecanismos) ?

Refletindo sobre o projeto, lembrei-me de como são enchidos os refrigerantes na indústria...

Para entender melhor :

Sabe como funciona a injeção eletrônica de um automóvel? Existe um circuito de combustível - a bomba de gasolina envia o combustível para o bico injetor (ou vários bicos) e o que não é usado, volta para o tanque em outro tubo. Dessa forma, a pressão do combustível é constante no circuito dos tubos. 

O que determina a quantidade de combustível a a ser injetada e posteriormente queimada é o tempo de acionamento do bico. Os bicos são válvulas eletromagnéticas que controlam o fluxo da gasolina. 

Na fabrica de refrigerante é usado o mesmo processo. O fluxo de refrigerante no bico é constante. Acionando a valvula por um determinado tempo, pode-se encher a garrafa. 

Use esse mesmo processo no seu sistema  de enchimento de embalagem de shampoo. Mas lembre-se que o fluxo deverá ter pressão constante !! Não dá para usar um recipiente de armazenamento e deixar escoar. 

Achei essa maquina no Youtube (pesquise outras - shampoo filling machine) 

Veja isso :

Fala José,

De antemão, muito obrigado pela atenção que tem me dado.

A minha ideia final serial esse primeiro vídeo... mas quero começas com algo como o segundo vídeo. Na verdade, seria exatamente isso, com o pedal e tudo mais. O operador posiciona e o mecanismo abastece com o valor indicado dando início a um novo ciclo ao receber o comando via pedal. 

Boa noite,

Estou com um projeto para uma envasadora de liquidos.

Os materiais seriam:

Uma placa Arduino Uno

Um rele de 3 saidas

Um botao de mais

Um botao de menos 

Um botao de acionamento e desligamento

Um display

Um Bico

Um sensor de passagem

Uma Valvula 

Uma Bomba

Um reservatorio

No display, aparecer quantos ML esta sendo programado. Nos botões de mais e menos, adicionar ou subtrair 1ml de cada vez, ao atingir a quantidade de ml escolhida, a envasadora para. A maquina sera acionada atraves do botão, mas tambem seria necessario que pudesse parar o processo atraves dele quando necessario.

O projeto parece simples, será que alguém poderia me ajudar. Se ficou alguma dúvida me perguntem.

Atenciosamente,

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço