DJI Phantom 2

Chegou o meu presente de Natal !

Quadricoptero DJI Phantom 2, Gimbal Zemuse H3-3D, Camera GoPro Hero 4 e o FPV Black Pearl.

Estou fascinado com esse equipamento. 

Pretendo dissecá-lo o máximo que puder. Aguardem.

Fotos, imagens e vídeos...

Gustavo Murta

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Nunca tinha visto um Drone fazer esses movimentos tão radicais!

Esse Drone é o capeta...

http://vimeo.com/84611549

Hoje recebi o conjunto de motores Multistar 2212-920 que comprei. 

Tem as mesmas especificações dos motores da DJI, mas são mais baratos.

 Consegui enroscar as  hélices do Phantom 2 perfeitamente.

Vou dar uma estudada neles. Servirão também para backup dos motores do Phantom 2.

A resistência entre os fios das bobinas é muito baixa. 

Não dá para medir com ohmímetro.

Mais informações detalhadas sobre o Phantom 2 que eu copiei do Super Forum RCGroups !

Link: http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=2269089#post29736036

Essa é a placa principal. Debaixo dela fica uma plaquinha que é o circuito receptor de RF. E em cima da placa principal fica a caixinha laranja que é  o Módulo principal de controle

Anexei o PDF do Diagrama de circuito !

CONNECTORES:



SMB 2 pin, COMP 5 pin, CAM 6 pin, ZENMUSE 8 pin => Molex PicoBlade 51021

ESC 4 pin, CAN 4 pin, EXP 6 pin => JST GHR-xxV-S Series

CAN Connectors (Accessories) =>  Molex Micro-Fit 3.0 43640 - 43645

 

Anexos

Atenção , quem tem Phantom 2 - NÂO ATUALIZE PARA A VERSÃO 3.10.

A DJI informou que esta versão esta com problema.

Se esta nessa versão, instale a versão 3.08 urgente!

http://www.rcgroups.com/forums/showpost.php?p=30705956&postcoun...

Old Yesterday, 08:25 AM
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Important Notice Regarding Phantom 2 Firmware v3.10

There have been a small number of reported issues with the latest Phantom firmware, v3.10. In response to these reports, DJI has proactively suspended this firmware update.

If you already updated your Phantom firmware to v3.10, please reset your firmware to the prior version (v3.08) immediately. To do this, connect your Phantom to your PC, launch the DJI Phantom Assistant software, and follow the standard procedures for updating your firmware. V3.08 has now been designated as the latest version, and your Phantom will be reset.

If you have not yet updated your Phantom firmware to v3.10, and your current firmware version is v3.08, no action is necessary. 

If you are running an older Phantom firmware version, DJI suggests that you update to v3.08 now.

Check your firmware status and apply any available updates by connecting your Phantom to your PC, launching the DJI Phantom Assistant software, and clicking “Upgrade”.

iOS Note: Some iOS users have reported issues when using Phantom firmware (v3.08) with the iOS VISION app (v1.0.46). To address this issue, the iOS app has been updated and is now available in the App Store. If you require the VISION app to fly safely, please update to the latest version (v1.0.48) before flying. No update is required for the Android version of the VISION app.

If you have any questions, please contact support@dji.com

Thank you,

DJI

Olá amigo já tinha instalado...

Downgrade...

Obrigado!

No forum RCGroups, tem alguns relatos de Phantom 2 com firmware 3.10 que cairarm!!

isto serve de alerta para a gente. Assim que a DJI lançar um firmware novo, aguarde um mês para atualizar o seu ...

Ontem pela manhã, voamos com o Phantom 2 para filmar no formato video 4K, algumas vistas do Bairro Buritis em Belo Horizonte. Nessa foto voamos na máxima altitude que já pilotamos. Não sei quantos metros de altura, pois o nosso Phantom2 não tem o IOSD. Mas acredito que a gente deve ter chegado à uns cem metros. 

Link :http://www.panoramio.com/photo/116882578

http://www.panoramio.com/user/44171/tags/Bairro%20Buritis

O vôo foi perfeito - dia bonito, céu azul, mas bem quente. Fizemos nesse local, um vôo de aproximadamente 10 minutos. Esse foi o  tempo de  duração do vídeo da Gopro 4. Interessante que o arquivo máximo de vdeo MP4 é de 3.913.757 Bytes. Isso corresponde à 8:53 minutos de video 4K /29 Fps. Como filmamos mais, a Gopro gera um arquivo sequencial de video. 

Mudamos para uma outro local do bairro Buritis. Nesse local, não voamos tão alto, pois a Bateria 1 já estava com 50% de carga. O meu filho estava pilotando. Ele fez algumas filmagens 360 graus em determinadas alturas. Sempre voando lentamente sem muito esforço. Quando voa fazendo movimentos bruscos , a bateria descarrega mais rapidamente. 

Link: http://www.panoramio.com/photo/116882607

Meu filho resolveu voar até próximo ao topo da montanha, a uma distancia de uns cento e cinquenta  metros do local da decolagem. 

Depois de alguns minutos de vôo, ele gritou - perdi o controle ! Perdi o controle !

Ficou apavorado. Eu disse para ele, calma ! Vamos aguardar o que o Drone irá fazer. 

Após alguns segundos, ele começou a voar para trás, no nosso sentido.

Ai, percebi que ele estava fazendo o procedimento de GO HOME (voltar para a casa). 

Fiquei mais tranquilo. Depois ele virou a frente (camera) para a nossa posição. 

E felizmente voltou para o local de decolagem. Nesse momento disse para o meu filho, 

acione o botão da direita para ATTI e depois volte para GPS. 

Assim o meu filho ganhou o controle do Drone novamente e pousou com segurança. 

Foi uma experiência nervosa ! 

Já vi na WEB, inúmeros casos de FLYAWAY (vôo para longe) de usuários que não fizeram a calibragem do compasso.

A perda do Drone pode acontecer em caso de perda de controle do Drone.

Mas se fizer a calibragem do Compasso antes de decolar, o Drone registra as coordenadas GPS e volta para 

a posição de origem. 

http://wiki.dji.com/en/index.php/Phantom_2-Calibrating_the_Compass

Após o pouso e mais tranquilos, percebemos que a tampa das pilhas do controle remoto havia caído e uma das pilhas estava mal colocada. Fiquei em dúvida se esse foi o motivo da perda do controle. 

Mas agora montarei um pequeno parafusinho para prender essa tampa.

Havia percebido quando o Drone estava voltando, que os Leds da frente estavam na cor vermelha (sem piscar) e os Leds da parte de trás estavam apagados. Tudo indica que foi uma condição de erro:

http://wiki.dji.com/en/index.php/Phantom_2-LED_Flight_Indicator_Status

Verifiquei a Bateria 1 hoje e constatei um led verde aceso, isto é 25% ou menos de carga. 

http://wiki.dji.com/en/index.php/Phantom_2-Preparing_the_Flight_Bat...

Montei um parafusinho na tampa do Controle remoto do Phantom 2 .

Desse jeito, a gente não passa mais susto...

https://www.flickr.com/photos/jgustavoam/with/16549676965/

Finalmente a FAA divulgou uma regulamentação de uso de Drones nos Estados Unidos. 

Espero que a ANAC siga o exemplo.

https://www.faa.gov/uas/

A FAA criou um site educacional para os usuários de Drones :

http://knowbeforeyoufly.org/

Para usuários de Drones para recreação : 

- Siga as orientações de segurança com base na comunidade desenvolvida por organizações como a Academia de modelo Aeronáutica (AMA).  http://www.modelaircraft.org/


- Não voe acima dos 120 metros  e permaneça abaixo de todos os obstáculos que cercam quando possível.


- Mantenha seu Drone no limite da  visão em todos os momentos, e tenha  um observador para ajudar se necessário.

(muito importante isso ! Tenho pilotado o Drone sempre acompanhado do meu filho - um pilota e outro ajuda na observação) O Drone desperta muita curiosidade, principalmente de crianças. E ao pousar, as crianças desejam se aproximar. 


- Evite  interferir nas operações de aeronaves tripuladas, e você deve ver e evitar outras aeronaves e obstáculos em todos os momentos.


- Não voe intencionalmente sobre as pessoas desprotegidas ou sobre veículos em movimento, e mantenha o Drone  pelo menos 8 metros de distância de pessoas e bens vulneráveis. 


- Contacte o aeroporto ou torre de controle antes de voar dentro do raio de oito quilômetros de um aeroporto.


- Não voe em condições climáticas adversas, como em ventos fortes ou visibilidade reduzida.


- Não voe sob a influência de álcool ou drogas. 


- Verifique se o ambiente de operação é seguro e que o operador é competente e proficiente na operação do Drone. A experiencia só é adquirida após varios vôos. E eventos inesperados podem acontecer. 


- Não voe perto ou sobre infra-estrutura ou propriedades sensíveis, como centrais elétricas, instalações de tratamento de água, instalações correcionais , estradas movimentadas, instalações governamentais, etc.


- Verifique e siga todas as leis e regulamentos locais antes de voar sobre a propriedade privada.


- Não realizar a vigilância ou fotografia pessoas em áreas onde há uma expectativa de privacidade sem a permissão do indivíduo (ver política de privacidade do AMA).


Para obter mais informações de segurança, faça o download do saber antes de voar brochura aqui.

http://knowbeforeyoufly.org/wp-content/uploads/2015/01/KBYF_Brochur...

http://www.faa.gov/uas/publications/model_aircraft_operators/assets...

Telemetria com Phantom 2 - sonho meu.

Muito importante a telemetria, pois poderá acompanhar tudo que esteja passando com o Drone, em tempo real. 

Tensão da Bateria, coordenadas GPS, altímetro, velocidade, etc. 

No caso de queda, se tiver registrado as coordenadas GPS, fica mais fácil encontrá-lo. 

Tem feito algumas consultas na WEB. 

Esse Flight Data logger ( registrador de vôo) me pareceu ser muito interessante. 

http://www.flytrex.com/shop/

Tem duas versões - uma grava em um cartão microSD mas não transmite os dados.

E a outra versão transmite para smartphone - bem legal, mas tem que ter 3G. 

Portanto se tiver voando no mato, não serve. 

Não estava entendendo como eram geradas esses vídeos super legais. 

Agora entendi - os dados armazenados no Flytrex são mixados nas imagens com esse editor de vídeo, posteriormente.

Incrível !

http://www.dashware.net/

http://www.dashware.net/how-it-works/

http://www.dashware.net/tutorial-videos/

http://www.dashware.net/dashware-download/

E o software é de graça !!!

https://vimeo.com/86819120

Muito bom !

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