distancia máxima que é possível fazer a comunicação entre 2 wireless nrf24l01 ?

Alguém sabe informar a distancia máxima que é possível fazer a comunicação entre 2 wireless nrf24l01 ?
existem 2 versões do modelo  nrf24l01, a com antena externa e a que tem a antena interna, o modelo de antena externa eu sei que a distancia máxima para comunicação é de 1000M, mas o modelo cujo a antena é interna não acheinenhuma informação sobre a distancia maxima.

OBS: a distancia é de +\- 15M e o sinal terá de atravessar paredes.

a central de comandos com um dos dois arduino ira ficar no pilar e o o arduino do quadro de circuitos dentro da casa de maquinas ao fundo da imagem

Exibições: 1417

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá amigo, o que circula por ai é que em espaço aberto pode chegar entre 90 e 100 metros. Tem vários vídeos no youtube com teste de alcance.

Olá vinicius,

   O nosso amigo rhaicmer, tá certo, a versão nrf24l01+ em ambientes abertos pode chegar de uns 80 a 130m, depende de algumas variaveis, mas a média em campo aberto é essa.

   Já quando tem paredes a coisa complica, pois vai depender da quantidade de paredes entre os modulos, do tipo de parede, do material que ela é feita, da espessura, o que pode levar os 100m de área aberta cairem pra 8 a 10m, mas isso é relativo como dito.

    O ideal mesmo é fazer um teste simples, monte dois NRF24L01+ (ou do tipo desejado),  abaixe a biblioteca do Manicbug ( **** AQUI **** ) ou do Greg Copeland ( **** AQUI ***** ), é upe para dois arduinos (obs: para esse teste a biblioteca RF24 do TMRH20 não oferece suporte nativo)

    Abra duas IDEs, do arduino, colocando cada uma para uma porta serial e uma montagem arduino+nrf diferente,  então upe o sketch gettingStarter para ambos ( cuidado com a velocidade de saida da serial) .

    Após upado abra os monitores seriais das duas IDEs, e será listado algumas informações, se seu radio foi conectado errado vai aparecer tudo ZEROS, se tiver certo, vão aparecer numeros diversos,  as duas IDEs tem que aparecer tudo correto.

   Em seguida em uma das IDES, clique na caixa de dialogo do monitor serial , digite a letra T e aperte ENTER,  nada deverá acontecer,  então logo em seguida, aperte a tecla R e ENTER, e vá agora pra a segunda IDE, pronto, nela basta apertar o T e enter, e as duas irão começar a se comunicar.

    Nesse instante, pegue uma delas, e coloque uma bateria de 9V alimentando o arduino, tornando-o movel, peça a alguem pra sair andando pela casa, e fique olhando a tela do seu computador,  enquanto houver comunicação, ele ira lhe retornar a informação do tempo de envio dos pacotes,  quando o outro radio estiver fora de alcançe, ele ira acusar a falha.

   Pronto, desse jeito você vai saber em sua casa qual a distancia maxima.

Acrescentando aos colegas, a distância máxima de comunicação dependerá também de interferências externas. 

Esse módulo usa a mesma faixa de Comunicação WIFI, Alguns rádio-controles (brinquedos), alguns Telefones sem fio, etc. 

Um dia o sinal pode estar bom, no outro poderá estar ruim...

Boa tarde! primeiramente obrigado a todos.
abri esse tópico porque preciso fazer uma comunicação serial entre dois arduino, porem eu não estava achando a informação da distancia do modelo cujo a antena é interna, para saber se ele é capaz de suprir minhas necessidades.

acabei de adicionar uma foto do lugar onde será instalado tudo.
Obrigado

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço