Boa Noite pessoal, estou com o seguinte problema.

desenvolvi algumas placas para um cliente e nas placas continha um display 20x4, a placa fora da maquina funciona perfeitamente, o problema e na hora que instala a placa na maquina (fixada com 4 parafuso e arruela de nylon), o display do nada perde a escrita dele a tela fica toda azul, ai tem que resetar a placa para voltar a funcionar, coloquei o osciloscópio nos pinos de dados e o microcontrolador continua enviando os dados para o display.

Fazendo alguns testes detectei que quando o display (aquela parte preta em volta dele) encostar na carcaça da maquina, ele vem a dar esse problema da perda de escrita.

A solução de imediato foi colocar algo para isolar esse contato entre o display e a maquina.

A maquina esta aterrada.

Gostaria de ver se alguém já pegou algo parecido, ou se tiver alguma ideia para não ter que ficar colocando fita para isolar, pois isso gera um transtorno na linha de produção do cliente.

Desde já agradeço a atenção de todos.

Exibições: 398

Responder esta

Respostas a este tópico

Sua placa não pode ser aterrada também ?

Teria que ver a origem. Possivelmente algum sinal que entra na placa está com algum potencial em relaçao a carcaça. Seria colocar o voltimetro entre a carcaça e o display e ir ligando conectores pra ver qual afeta.

Por outro lado, pode ser uma bobagem como fio longo, microcontrolador de 3V em display de 5V, falta de pullup, etc.

Eh recomendavel colocar uns pullups. Melhor se do lado do display até. uns 10k em cada fio de dado e controle.

O display esta soldado direto na placa, ou seja não tem problema com interferência do fio ou distancia.

Eu pensei em aterrar, porem a carcaça do display não esta interligada em nada do display, nem no negativo (que a ideia era aterrar).

Nao havia pensando nessa ideia de colocar pullup no barreamento de dados do display, mas esses resistores nao atrapalhariam a comunicação ?

Se o microcontrolador soltar treestate para 1 o pullup ajuda para que seja um nivel mais bem definido. Os 8051 por ex costumam soltar treestate. Se for um PIC ou Arduino é configuravel, mas em tempos de biblioteca pouco sabemos sobre como a biblioteca configura o pino.

Repare que sequer vc informou qual microcontrolador está usando...

Entendi

Estou trabalhando com o atmega328p.

Vou dar uma olhada nessa parte do pullup.

Cheguei até retirar aquela carcaça preta do display para ver se ela era interligada com alguma trilha para que pudesse ser aterrada, porem a mesma nao tem interligação nenhuma. Ela deve estar sofrendo aguma interferencia no momento que encosta na carcaça da maquina.

Muito obrigado pela dica.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço