Tem uma bobina e imãs num cilindro da minha bike, é parecido com o dinamo (q pelo q li é DC), mas medi, e somente AC aparece um valor racional no multimetro.

Ele gera tensão de acordo com a velocidade, 20~60V, preciso diminuir para uns 30V para q o regulador 7815 possa funcionar corretamente no restante do meu circuito!

Exibições: 2573

Responder esta

Respostas a este tópico

Vc precisa medir isso com carga. Pode ser que haja um ruído de chaveamento do carvão gerando picos (spikes) de 60V. Ligue um resistor de 1K por ex. Acredito que isso cai para 12 ou 24V. Mais para 9 a 12V (palpite).

Vc precisa depois retificar (ponte de diodo). Deve dar o valor AC medido multiplicado por raiz de 2 (1,41).

Enfim:

Começaria colocando um diodo. como o GND já está interligado não é possível usar uma ponte de diodos.

Caso continue marcando 60V um circuito simples para baixar isso (depois de retificado com um capacitor de 4700uF por 100V) não conheço. Vc teria que usar um complicado mesmo. Por ex um regulador com o LM2575/6, que é chaveado. Vc encontra a plaquinha montada por aih (mercadolivre).

Refs:

https://www.fairchildsemi.com/datasheets/LM/LM7815.pdf

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm1575.pdf

Obg Eduardo.

Pois bem, já havia testado com um resistor de 22ohm 5W na saida do regulador 7805 e tambem do 7812. O grande problema é que a tensão no pino de entrada continua alta! Já tentei com vários capacitores de tensões diferentes, 1000uF, 2200uF, 4700uF...

"Começaria colocando um diodo. como o GND já está interligado não é possível usar uma ponte de diodos."

Percebi isso, pois fiz uma ponte e a tensão de entrada continuou a mesma. Achei estranho e não entendi o pq... Teria como dar uma explicação mais detalhada para q eu possa entender?

Outra duvida q eu tenho, Eduardo, pq a tensão de entrada continua a mesma utilizando uma carga? 

E pq deveria mudar? vejo todos dizendo q tem q mudar... bem, pensando agr pensei na equacao P=V*I  , no caso, como a corrente consumida aumenta, para manter a potência máxima possivel de ser dissipada a tensão acaba caindo, seria isso?

Quanto a mudar, o princípio de funcionamento de um dínamo é normalmente um imã que roda sobre uma bobina. Isso gera uma forma de onda. Pode ser alternada ou contínua com bastante ruído dependendo do que mais tem dentro desse componente. Os automotivos por ex já tem os diodos internos, alem de um controlador de corrente de campo, que dá o efeito de um regulador.

Fato:

- Um multimetro na escala DC espera um sinal DC... Limpo. quando tem ruído não sei o q ele vai medir. Está fora de especificação. Normalmente tende a medir para mais.

- Quando se fala de AC o sinal nem sempre fica ligado no maximo, ele fica alternando. Quando vc coloca um diodo retifica... Quando coloca tb um capacitor vc obtem o valor de pico. Por isso dá mais. Quando atinge o pico a tensão alimenta a carga e o capacitor, depois a carga e´consumida do capacitor (diodo não conduz mais). 

Com Diodo sem o capacitor a carga recebe a tensão média, se coloca um grande capacitor ela recebe o valor de pico, a diferença é o tal 1.41.

Se vc quer só ligar uma carga não compensa entrar no mérito da questão. Caso queira recomendo:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Circuito_retificador

Fora milhares de links pela internet.

Nao entendi. Algum desses circuitos reduz a tensao de 40~60V para menos de 30V?

Ricardo bom dia,

Esses circuitos eu enviei para que possa se orientar de como retificar a tensão CA do seu dinamo.
Você precisa retificar a tensão antes de usar um regulador 7815 !! ( Como o Eduardo já sugeriu) .
Não conecte o regulador diretamente no dinamo, pois poderá danifica-lo.

Estou ciente dessa parte, na verdade já até havia feito esses circuitos. O problema é q a tensão de entrada permanece alta, assim msm qd eu coloco um resistor na saida do regulador.

Na postagem do Eduardo eu comentei alguns testes q fiz!

Usando uma ponte retificadora e um resistor de 22 ohms ( resistência muito baixa) , qual a tensão CC medida ( não use a escala CA) ? A resistência esquenta muito ? 

Muita atenção na polaridade dos quatro diodos, senão não dará certo. 

Poste uma foto da sua montagem. 

Irei verificar !

Enquanto isso, jose, o q acha de utilizar o CI LM2575/6 sugerido pelo colega acima? Achei interessante pois ele aceita até 60V. A sua utilização é fácil?

Qual a corrente que irá precisar no seu projeto ? Esse regulador LM1575 (sugestão do Eduardo) suporta somente 1 ampére. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço