Dimensionamento de helices para helicopteros e quadricopteros. - Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)2024-03-29T10:03:52Zhttps://labdegaragem.com/forum/topics/dimensionamento-de-helices?groupUrl=mecnicadosfluidoseaerodinamica&commentId=6223006%3AComment%3A99129&groupId=6223006%3AGroup%3A12617&feed=yes&xn_auth=noBoa
tag:labdegaragem.com,2011-11-30:6223006:Comment:1003742011-11-30T18:00:25.551ZWillams Pereira Barbosahttps://labdegaragem.com/profile/WillamsPereiraBarbosa
<p>Boa</p>
<p> </p>
<p>Boa</p>
<p> </p> Uma coisa importante de se en…tag:labdegaragem.com,2011-11-24:6223006:Comment:988672011-11-24T19:08:58.198ZEnio Benattihttps://labdegaragem.com/profile/EnioBenatti
<p>Uma coisa importante de se entender é a relação entre diametro da helice e velocidade.</p>
<p>O exemplo mais gritante é o Helicoptero , pois tem uma helice enorme , e sua velocidade vertical é bem pequena, contra os aviões velozes , com hélices minusculas e trabalham em altas RPM .</p>
<p>O motivo é bem simples , o empuxo gerado pela helice é proporcional a quantidade de ar empurrado [kg/s] vezes sua <strong>velocidade [m/s]</strong></p>
<p>Lei de Newton f = m * a F=kg / s * m / s = kg *…</p>
<p>Uma coisa importante de se entender é a relação entre diametro da helice e velocidade.</p>
<p>O exemplo mais gritante é o Helicoptero , pois tem uma helice enorme , e sua velocidade vertical é bem pequena, contra os aviões velozes , com hélices minusculas e trabalham em altas RPM .</p>
<p>O motivo é bem simples , o empuxo gerado pela helice é proporcional a quantidade de ar empurrado [kg/s] vezes sua <strong>velocidade [m/s]</strong></p>
<p>Lei de Newton f = m * a F=kg / s * m / s = kg * m/s2 , bateram as unidades </p>
<p>Já a potencia é proporcional a força * velocidade P = f * v , portanto quanto maior a velocidade do ar maior a potencia necessaria para obter a mesma força !</p>
<p>Em resumo se eu aumentar o diametro da helice, e diminuir o passo , aumento a quantidade de ar empurrada para baixo , com menor velocidade , obtendo a mesma força com menos potencia.</p>
<p>Isso também é valido para as asas dos avioes , o que explica porque os planadores tem asas longas , pois empurram uma grande quantidade de ar para baixo , a uma velocidade bem pequena , gastando um minimo de potencia.</p>
<p> </p> Exatamente ,
a helice deve se…tag:labdegaragem.com,2011-11-24:6223006:Comment:992402011-11-24T18:52:55.574ZEnio Benattihttps://labdegaragem.com/profile/EnioBenatti
<p>Exatamente ,</p>
<p>a helice deve ser dimensionada e ajustada não só para cada projeto , mas como vc mesmo disse , varios angulos, (ou passo na linhuaguem dos aviadores) , dependendo da situação.</p>
<p> </p>
<p>Numa aeronave real , na decolagem a helice tem um passo pequeno , gerando alto empuxo , em baixa velocidade.</p>
<p>depois da subida e estabilização , o passo é aumentado , para se obter empuxo em altas velocidades.</p>
<p>Existe um tipo de helice que é chamada de RPM constante , e…</p>
<p>Exatamente ,</p>
<p>a helice deve ser dimensionada e ajustada não só para cada projeto , mas como vc mesmo disse , varios angulos, (ou passo na linhuaguem dos aviadores) , dependendo da situação.</p>
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<p>Numa aeronave real , na decolagem a helice tem um passo pequeno , gerando alto empuxo , em baixa velocidade.</p>
<p>depois da subida e estabilização , o passo é aumentado , para se obter empuxo em altas velocidades.</p>
<p>Existe um tipo de helice que é chamada de RPM constante , e tem um mecanismo do seu cubo chamado de governador de Helice , que ajusta o seu passo automaticamente , conforme a necessidade , para se obter o maximo desempenho. Obviamente é um mecanismo mecanico sofisticado e caro , só usado em motores maiores.</p> Fabio,
gostei muito , muito b…tag:labdegaragem.com,2011-11-24:6223006:Comment:991292011-11-24T18:43:08.809ZEnio Benattihttps://labdegaragem.com/profile/EnioBenatti
<p>Fabio,</p>
<p>gostei muito , muito bons os links , parabéns pelo achado !</p>
<p>Abração.</p>
<p>Enio.</p>
<p>Fabio,</p>
<p>gostei muito , muito bons os links , parabéns pelo achado !</p>
<p>Abração.</p>
<p>Enio.</p> Boa Pergunta. hum hélice de a…tag:labdegaragem.com,2011-11-24:6223006:Comment:992302011-11-24T17:38:50.218ZWillams Pereira Barbosahttps://labdegaragem.com/profile/WillamsPereiraBarbosa
<p>Boa Pergunta. hum hélice de aeronave convencional (real), tem varis ângulos de ataque para tarefas distintas porem, o dimensionamento da hélice, pelo menos em monomotores pequenos e quase a mesma. Eu acredito que um dimensionamento sementante a este tipo de hélice seira o "Ideal". Também sei que a área de cada pá tem um limite de tamanho que como sua variação fica no limite de sustentar e impedir o voo. Sendo assim pode se afirma que deva ser cada hélice ajustada para cada projeto. Prova…</p>
<p>Boa Pergunta. hum hélice de aeronave convencional (real), tem varis ângulos de ataque para tarefas distintas porem, o dimensionamento da hélice, pelo menos em monomotores pequenos e quase a mesma. Eu acredito que um dimensionamento sementante a este tipo de hélice seira o "Ideal". Também sei que a área de cada pá tem um limite de tamanho que como sua variação fica no limite de sustentar e impedir o voo. Sendo assim pode se afirma que deva ser cada hélice ajustada para cada projeto. Prova disso esta no comentário do amigo Fabio Gilii onde ele apresenta o cálculo pra hélices.</p>
<p> </p> Para os interessados no assun…tag:labdegaragem.com,2011-03-13:6223006:Comment:195532011-03-13T12:06:32.212ZFabio Giliihttps://labdegaragem.com/profile/FabioGilii
<p>Para os interessados no assunto, caso não conheçam, anexo o link para uma página interessante que trata o assunto muito bem.</p>
<p><a href="http://www.mh-aerotools.de/airfoils/index.htm" target="_blank">http://www.mh-aerotools.de/airfoils/index.htm</a></p>
<p> </p>
<p>Para cálculo de hélices:</p>
<p><a href="http://www.mh-aerotools.de/airfoils/propuls1.htm" target="_blank">http://www.mh-aerotools.de/airfoils/propuls1.htm</a></p>
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<p>Fabio Gilii</p>
<p>Para os interessados no assunto, caso não conheçam, anexo o link para uma página interessante que trata o assunto muito bem.</p>
<p><a href="http://www.mh-aerotools.de/airfoils/index.htm" target="_blank">http://www.mh-aerotools.de/airfoils/index.htm</a></p>
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<p>Para cálculo de hélices:</p>
<p><a href="http://www.mh-aerotools.de/airfoils/propuls1.htm" target="_blank">http://www.mh-aerotools.de/airfoils/propuls1.htm</a></p>
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<p>Fabio Gilii</p>