pessoal, quero montar um timer e minha duvida é qual a diferença entre usar um RTC e usar o oscilador 16Mhz do arduino?

no aguardo.

Exibições: 1895

Responder esta

Respostas a este tópico

Erick,

Não sou um especialista mas deixa eu tentar te entender.

RTC é um ci completo que informa para o arduino o horário. O cristal de 16mhz do arduino pode ser usado para criar um timer, como o delay dos programas mas não é horário.

Então vc quer saber qual é o melhor?

 

 

fala Sid, obrigado pela resposta. então um RTC funciona como periférico que informa para o arduino a hora atual? então nao preciso configurar a hora no codigo do arduino é so configurar ele para se comunicar com o RTC e pronto?

 perguntei pq fiz um lcd clock sem usar RTC, baseado num exemplo do cook book para clock serial e funciona bem, pude contar com a ajuda de dois amigos aqui do lab para resolver um problema de rastro e atualização do lcd.

esse relogio que fiz não atrasa nem adianta e tambem marca data. oque quero saber é pra que exatamente o RTC se consigo marcar o tempo sem ele?

mais uma vez muito obrigado Sid e continuo no aguardo.

Isso mesmo, o RTC é um periférico.

Tenho um que usa o I2C ( portas A4 e A5) para se comunicar.

Acredito que uma das vantagens é a economia. Segundo se acabar a energia ele não fica desatualizado.

 

Estou montando um olha o post RTC +arduino +LCD.

Tem um shield pronto na loja do LAB, que tem todas estas funções, RTC com DS1307, LCD, Teclas, suporte para cartão MicroSD. O contraste e o backlight do LCD podem ser ajustados atraves do firmware!

http://loja.labdegaragem.com.br/shields-e-afins/data-shield.html

Como o Sidney respondeu, o RTC é um circuito separado (relógio). Ele tem em sua memória a data e hora. Mantenha ele alimentado separadamente com uma bateria de 3v (CR2032) e ele nunca perderá a hora. A média de duração dessa bateria ligada ao RTC, são várias e vários anos.

Assim, vc pode desligar seu circuito principal (arduino...), e quando ligar novamente o horário e a data estarão ajustados.

Claro, a primeira vez que ligar o RTC é necessário fazer o ajuste do mesmo.

Abraços!

Como ja responderam sobre o RTC... que é isso mesmo, um calendario/relogio digital, geralmente com comunicação serial I²C (não é I2C galera :P).

Falando de modo BEM informal.

O cristal é um componente que vibra/oscila em uma determinada frequência ao receber uma corrente elétrica. A frequência é determinada pelas propriedades quimicas do cristal utilizado.

Se frequencia é oscilação/tempo e eu posso identificar uma oscilação, então posso mensurar o "tempo. E assim podemos ter RTC, clock dos processadores, funções como o delay, millis, etc, etc...

entendido sobre o RTC pessoal, pelo comentario do fellipe surgiu uma duvida nova, no caso de uma queda de luz eu só conseguiria manter a hora/data utilizando um RTC alimentado por bateria exclusiva? não posso de alguma forma manter o arduino alimentado por uma bateria em paralelo com a fonte e caso esta caia a primeira segure o sistema?

o problema é o consumo de todo o sistema, uma bateria só para o RTC dura anos,

Como o consumo do RTC é muito baixo, a bateria dele dura anos. (é aquela bateria da placa-mãe. Praticamente nunca se troca... hehehe).

Mas a bateria só serve para alimentção separada do RTC.

Abraços!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço