Para quem realiza projetos de desenvolvimento, pode ser uma ferramenta útil consultar antes as patentes sobre o assunto que você esteja desenvolvendo. Você consulta por palavras-chave ou por fabricante, no caso de você saber quem são.  De lá você pode tirar os diversos tipos de solução dados, o que está protegido, etc.

Da minha experiência o site mais completo é o do escritório europeu (EPO - European Patent Office):

http://worldwide.espacenet.com/?locale=en_EP

mais informações no link: A patente como fonte de informação

Experimente.
Abraço!

Henrique

consulte sempre um engenheiro eletrônico

Exibições: 736

Responder esta

Respostas a este tópico

Caro Eduardo,

o INPI é do governo, sim!   Mas mudando de assunto, desculpe perguntar... Quando você depositou sua patente, você recebeu um protocolo de depósito? (Um nº?) O certo é depois de uns 2 meses, esse número ser publicado na revista RPI de patentes e ser trocado por um nº de patente. Você já tem esse novo número? Senão você precisa pesquisar nas revistas em torno da data de 2 meses após o depósito e pegar esse número novo! Depois tem mais coisas para pesquisar... MAs esse número é essencial!

Abraço!

Henrique

Boa noite pessoal, aproveitando o assunto por acaso alguém já teve algum contato com o tal do Carlos Mazzei , pra me dizer com foi o contato? eu se foi só eu que tive uma certa decepção...

É mesmo? O que aconteceu? Não é ele que mantem um museu da invenção em São Paulo?

Eu já pensei em ir lá pra conhecer. Mas pelas entrevistas, reportagens etc...e tal... me pareceu que o negócio dele é que me parece que ele é advogado...um negócio assim e o interesse é primeiro ganhar com todo o processo de patentamento (acredito que tem um monte de caras que fazem isso por aí, aqui em minha cidade conheci 2 empresas que faziam isso...). E em segundo passo o cara pode (dependendo de como fizer o contrato) querer representar (como se faz com os jogadores de futebol...) o inventor...aí o céu é o limite...Se não for isso, ou algo parecido com isso, já deixo retirado o que disse, porque com advogado e cachorro louco é sempre bom ficar esperto. E a lei garante isenção de pena se vc. retirar o que disse. Na web é bom tomar cuidado sempre. Enfim, espero que não seja isso.

Caros amigos,

a minha intenção aqui foi apenas apontar a utilidade de se usar o sistema de patentes para alavancar o seu projeto. Se acaso vocês tiverem curiosidade de se aprofundar no assunto, deixo aqui o link para um texto que elaborei.

A patente como fonte de informação

Abraço!

Henrique

consulte sempre um engenheiro eletrônico

Caro Marcelo,

um gentleman até quando chama a nossa atenção. Você tem razão, abusei das regras e isso não se repetirá! Só quero que você saiba, que na minha opinião, o Lab de Garagem foi uma iniciativa genial, que veio ao encontro do anseio de muitos inventores, hobbistas e profissionais. Sempre que tenho a oportunidade, elogio o site e o indico com o maior carinho porque acho que vale a pena participar. Eu mesmo, participo das discussões, quando posso,  já assisti a diversos webinários e de vez em quando, revejo algum.

Em minha defesa, destaco que o conteúdo do site em questão é estritamente profissional, sem fins comerciais e que creio ser valiosa fonte de conhecimento para quem está começando agora.

Me desculpe e obrigado! Nos vemos nas discussões do Forum!

Abraço!

Henrique

Henrique,

Obrigado pelos elogios e fico feliz por você ter entendido o meu pedido.

São muitas pessoas tentando divulgar blogs, sites, livros, etc, alguns com fins comerciais, outros não, mas criamos os termos de uso para evitar que a rede fique poluída. Imagine todo mundo tentando promover algum material. O que iria acontecer é que o LdG viraria um classificados e nenhum conteúdo.

Assim, pedimos que os blogueiros publiquem o post na íntegra, e ao final, coloquem o link para o blog. Assim a rede recebe conteúdo, não vira um classificado, e o blogueiro divulga o link.

Veja este exemplo de post de um blogueiro com link ao final: Projeto Genius do Marcos Schwaab

Obrigado pela gentileza e compreensão!

Abraço!!!

Eu acesso o arquivo de patentes do Google para estudar várias tecnologias. 

Pode baixar o PDF com a patente. 

Muito legal ! 

Exemplos :

Metodologia para carregar baterias com segurança ( Tesla Inc - fabricante de carros elétricos) :

https://patents.google.com/patent/US20110298417A1/en?assignee=tesla...

Teclado dos sintetizadores da ROLI:

https://patents.google.com/patent/US20180121004A1/en?oq=US201801210...

Métodos de detecção de obstáculos da BOSCH:

https://patents.google.com/patent/US8363511B2/en?oq=US+8363511+B2

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço