Para quem realiza projetos de desenvolvimento, pode ser uma ferramenta útil consultar antes as patentes sobre o assunto que você esteja desenvolvendo. Você consulta por palavras-chave ou por fabricante, no caso de você saber quem são.  De lá você pode tirar os diversos tipos de solução dados, o que está protegido, etc.

Da minha experiência o site mais completo é o do escritório europeu (EPO - European Patent Office):

http://worldwide.espacenet.com/?locale=en_EP

mais informações no link: A patente como fonte de informação

Experimente.
Abraço!

Henrique

consulte sempre um engenheiro eletrônico

Exibições: 736

Responder esta

Respostas a este tópico

Muito interessante. Eu preciso obter informações sobre como entrar com um processo de patente para produtos e ideias que tenho.

Caro Alexandro,

o processo consiste basicamente em cumprir algumas etapas formais. A primeiríssima é a pesquisa de anterioridade, para que você tenha certeza de que o que está patenteando é novo, no sentido da lei de patentes. Depois você precisa redigir a patente e finalmente depositá-la (pagar as taxas, é claro... Mas não é caro!).

O processo no Brasil ainda é demorado, leva alguns anos. E precisa acompanhar de perto, pois se perder algum prazo, pode perder a patente e ela se torna de domínio público,

Eu posso te recomendar um E-BOOK gratuito sobre esse assunto.

"Noções gerais sobre a proteção de tecnologia e produtos"  Coordenação técnica de Angela C. A. Puhlmann e textos de Claudio Fuentes Moreira

Como não sou advogado, se você tiver dúvidas mais profundas, eu posso consultar quem saiba te responder.

Abraço.

Henrique

consulte sempre um engenheiro eletrônico

Exatamente, tudo isso. Depois vem um esperto, muda um parafuso de lugar e sai dizendo pra todo mundo que vc. roubou a patente dele, e depois de anos e anos, fazendo a vida de 2 (ou mais) advogados, um Juiz (Aaaaaahh...sim...os Juízes tambem precisam mandar seus filhos estudarem na Suissa...já ia me esquecendo...) bate o martelo dizendo que tudo é irrelevante e o processo é arquivado. E dá lhe anos e anos de cansaço com a justiça, gastos intermináveis e enquanto isso o "gênio das idéias" por ter mais recursos que vc. vai faturando o mercado... Ví um exemplo esta semana: 1 máquina acabada e funcionando (que o cara requereu patente) sendo vendida a R$ 2.400,00 e outra "indo pelos começos" a trancos e barrancos (não ví máquina cabada sendo demonstrada), sendo vendida a R$ 4.500,00. Advinha qual desses dois vencerá a "corrida" (se houver)? Lógico: Quem tiver mais dinheiro...O argumento vai ser muito simples: De que a máquina já existia, o único que fizeram foi descobrir um novo uso para ela. Até um leigo percebe que ela foi remontada sobre uma carcaça de impressora já existente no mercado (e o que mais pior: Importada, nós não sabemos asoprar tinta por dentro de um furinho depois de décadas...).

Enquanto isso, vamos mantendo a burocracia...

Feliz foi o "dono" da coca-cola, que não inventou nada, comprou de quem inventou por uma ninharia e até hoje não precisou patentear nada, e a concorrência nem chega perto...

Caro Euclides,

sinto que sua revolta tem fundamento, mas específicamento no caso que você citou, podem acontecer algumas surpresas. De fato, a lei de patentes não é perfeita, pode indiretamente favorecer a quem tem mais recursos, mas é o que para efeito legal está valendo. No Brasil, tem direito à patente quem depositar a patente primeiro. Em outros países, é de quem conseguir provar que inventou primeiro. Os requisitos para se depositar uma patente no Brasil são:

  • Novidade
  • aplicação industrial
  • atividade inventiva
  • suficiência descritiva

No exemplo acima, se o segundo cidadão não tem a patente depositada antes do primeiro, ele não pode impedir o primeiro de fabricar o seu produto. Se acaso o segundo cidadão puder mostrar que publicou o seu invento antes do primeiro depositar a patente, provavelmente a patente se tornará de domínio público, mas ainda assim não é impeditivo de comercialização. Há muitos detalhes, que só um advogado poderá explanar.

De qualquer maneira, apesar de todos os defeitos, ainda acho que a Patente é um seguro, uma garantia para o detentor da patente, para que seu negócio não seja inviabilizado ou impedido pelo concorrente.

Abraço.

Henrique

consulte sempre um engenheiro eletrônico

Eis a questão, Se vc. perder (como é uma boa porcentagem da chance de ocorrer): Você pode escolher: Para um "espertalhão" ou para o uso "público"...ou seja: O "espertalhão" e mais toda a torcida de todas as modalidades de esportes já inventadas e as que ainda vão ser invetadas...

O sistema de patentes no Brasil é só mais um cabide de empregos, anos e anos para nada todos vão esperar. Segue as linhas da "justiça"...quando acabar "a luta" ou a contraparte ganhou, ou o processo foi arquivado, ou anulado, ou o "crime" prescreveu...

Seria muito melhor uma instituição sem fins lucrativos, com diretores eleitos pelos próprios usuários do sistema, com auditorias semestrais...e aí de quem "usufruisse" para benefício próprio.

Vale a máxima: Mudou um parafuso...já é outro produto...

Imaginem, alguem inventar uma coisa que preenche todos os requisitos (exceto o que mais interessa aos espertalhões: Aplicação Industrial?) e não puder faze-lo. Ficará para o "espertalhão" ganhar o dinheiro com a invenção. Está cheio de exemplos por aí.

Mas todo mundo é livre. "Entra quem quiser".

Olá Henrique

Concordo plenamente com vc quanto a necessidade de registrar um  produto antes de divulga-lo, se não vc pode perder o direito de produzir sua criação para um  um espertinho.

Quanto a fonte de informação, além da que vc citou e o USPTO, tenho usado a do IEEE

http://ieeexplore.ieee.org/xpl/aboutUs.jsp

A qual também recomendo aos amigos, só pelos ebooks que são distribuidos gratuitamente ja vale a pena.

Parabens pelo seu post !

Abraços

Joe Nova

Caro Joe, 

valeu a dica do site. Na preparação de um novo projeto muitas vezes necessitamos pesquisar um pouco mais a teoria das coisas, a ciência por detrás da tecnologia, nesse sentido, pesquisar os artigos do IEEE é uma ótima fonte de conhecimento. Vou citar aqui mais alguns, que uso de quando em quando...

São:

Tem os de busca profissional, tais como o Derwent, mas esses são pagos! Nos citados acima, muitos são gratuitos.

Abraço!

Henrique

consulte sempre um engenheiro eletrônico

Eu depositei um pedido, a um ano e nada, alias, não sei porque fazr cadastro no IMPI se não serve pra nada, eles não nos mandam nenhum comunicado.

Isso que é serviço publico de qualidade.

INPI não é serviço público, é cabide de emprego para um monte de vagabundos desocupados. Lá fora os sistemas de patentes trabalham e funcionam. Aqui é isso aí que vc. está testemunhando.

Mas pode acreditar: Se soltar um "molhado" eles devem "secar" rapidinho...

Pensei que fosse, é privado? dai daria para eu montar um IMPI ?

Caro Eduardo,

o INPI tem suas regras próprias e é necessário conhecê-las. Eles não entram em contato com ninguém. Eles semanalmente publicam nas suas revistas as ocorrências relativo às patentes, marcas, etc. Essas revistas estão Pelas regras deles, a obrigação de checar as eventuais notificações relativas ao seu depósito é sua. Vou detalhar a sequência de eventos, pelo menos o que eu me lembro, pois não sou especialista nesse assunto...

  • Seu depósito é aceito (paga taxa, etc.)
  • dois meses depois é publicado o número do seu pedido de patente (dá para pesquisar online)
  • a partir da data do depósito, a patente fica em sigili por 18 meses
  • aí em determinado instante você precisa pedir o exame da patente
  • no final é concedida ou não. Isso pode demorar alguns anos...

enquanto isso, todo ano você tem que pagar uma taxa até uma data limite, senão pode perder o pedido. E tem que responder a solicitações do INPI nos prazos determinados, quando houverem...

É complicado.

INPI-pequisa de patente

no link acima, você pode clickar em Patentes, inserir os caracteres de controle e em seguida pesquisar o seu depósito, pelo nome do depositante ou do inventor. Aí você pode encontrar sua patente e verificar o estado em que ela está.

Abraço!

Henrique

consulte sempre um engenheiro eletrônico

O que eu acho engraçado é o cadastro que fazemos, qual a utilidade dele se não recebemos nem sequer um e-mail? teria que se algo automatico sobre a patente depositada, saiu alguma coisa, envie um e-mail.

Mas pensar no proximo é coisa rara.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço