Para melhorar a sensibilidade dos circuitos é colocado em frente de cada LDR um filtro, esse filtro é composto por um vidro de cada uma das respectivas cores, as LDR são montadas num tubo cilindrico. O circuito tem a capacidade de detectar 8 cores diferentes.

Não testei, só achei interessante colocar aqui. Se alguem tiver os componentes e montar poderá dizer se ficou ok.

Exibições: 1966

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá,

Dá pra montar o circuito usando o arduino, ligando as saídas dos três divisores de tensão em três entradas analógicas do arduino e assim obter uma leitura de cada cor e formar um sinal de "RGB" do objeto que pode ser usada em muitas aplicações, como robótica, inteligência artificial, etc.

Abraço.

Outra técnica que pode ser usada e que não necessita dos filtros (vidors coloridos) consiste em usar um led RGB ligado em tres saidas do arduino e um LDR ligado uma entrada analógica do microcontrolador. Assim o objeto é iluminado sucessivamente com as tres cores do led, primeiro R, depois G e por último o B. O arduino faz as tres leituras do LDR na entrada analógica e armazena em tres variaveis, uma para cada cor, formando o padrão RGB do objeto iluminado.

Me parece uma idéia muito boa, economiza componentes e usa-se mais massa cinzenta. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço