Olá, saudações a todos. Gostaria de saber se algum sensor infrared ou ultrasound consegue detectar uma mosca ou mosquito, por exemplo. O ultrassonico Hcsr04 usa a frequencia de 40khz, e um comprimento de onda aproximado de 8mm. Mas alguém testou na prática se ele detecta moscas, ou um sensor sharp, por exemplo. Tem um sensor chinês laranja infravermelho, só que ele é digital, e complica um pouco mensurar a distância. Alguém ajuda?

Exibições: 4038

Responder esta

Respostas a este tópico

Existe um documento da Universidade de Iowa nos USA que pode ser do seu interesse

http://lib.dr.iastate.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1055&cont...

Obrigado, Samuel! Achei muito útil, vislumbrei essa linha de pesquisa no rastreamento de insetos alados também, múltiplos microfones poderiam rastrear a localização exata por triangulação, ou simples aproximação de um dos sensores, até complementando o uso de outros sensores.

Aqui em casa no quarto da minha filha temos uma camera infravermelho, uma babá eletronica feita com 1 camera+1 monitor com TV (e entrada video composto).

A cama fica a uns metros da camera, quando um pernilongo passa a até uns 2m da camera ele fica muito nitido. Não que se possa identificar, mas é um ponto brilhante mto forte. 

Como a poeira que pode ser vista sob o sol, se for apenas um facho de sol, acredito que uma iluminação forte e uma camera gerem um bom sensor.

Um celular com flash e um App com detecção de movimento faria o serviço, acho.

Muito obrigado, Eduardo, vou procurar a respeito disso!

Como você quer também medir a distância dos objetos, talvez esse link te ajude, pois compara as diversas alternativas de sensores desse tipo:

http://www.intorobotics.com/types-sensors-target-detection-tracking/

Muito bom, já li, obrigado José Augusto.

Matador de Aedes Aegipty ?

Uma vez eu vi na web, um cara que desenvolveu um sistema para matar mosquitos usando um detector de imagem com uma camera de video e um matador a laser controlado por motor. 

Era bem legal. Não sei se era eficaz...

Vou procura-lo na web .

Isso mesmo, José Gustavo! Percebo que vc "pegou no ar" a dica. Eu tenho algumas idéias a cerca de caçar e exterminar esse mosquito. Dentre elas, quero fazer uma "artilharia anti-aérea para o Aedes", pegando alguns outros insetos de brinde. Para isso usarei uma matriz de sensores para detectá-los e eliminá-los com laser ou algo do tipo. Futuramente penso em drones anti-mosquito também. Eu havia visto esse vídeo, acredito que seria um produto anunciado em 2010, mas acho que não vingou. Gostei muito da idéia desse vídeo, mas acredito que seja bem caro trabalhar com todo esse aparato físico como câmera de alta precisão e uma cnc laser, e trabalhoso lidar com computação visual para pequeníssimos objetos sem cor definida em movimentos rápidos. Mas a idéia é válida para grandes empresas. Obrigado!

Donny, o melhor matador de Pernilongo que eu já usei é a raquete eletrônica.

Minha mãe teve dengue (moro em BH). Na época que ela teve dengue cheguei a matar aproximadamente uma centena de pernilongos dentro da casa dela com essa raquete. 

O pior que eu vistoriei toda a casa e não tinha nenhum foco do mosquito. Isto é, os mosquitos vinham da vizinhança. Isso que é revoltante. 

A raquete foi uma invenção muito boa para o combate do mosquito. Ela é infalível e consegue-se matar os mosquitos em vôo. 

Eu já tinha comentando aqui no forum, quando os meus filhos eram pequenos, eu caçava pernilongos com aspirador de pó. Também era muito eficaz. Pegava todos no ar. Os mosquitos ficavam presos dentro do aspirador e morriam. Naquela época não existia ainda raquete eletrônica...

Olá, nobre José Gustavo. Obrigado pela opinião. A raquete é uma forma bem eficiente de matá-los. Devo dizer que até concordaria em ser o melhor método até o momento, e até do século 21, caso a raquete elétrica não precisasse ativamente do ser humano para funcionar, pessoas que são falhas, não enxergam no escuro, não são precisas constantemente, precisam dormir e descansar, e não podem balançar a raquete em busca de mosquitos ao mesmo tempo em que dormem, à noite toda. Entende?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço