Detecção de rosto e rastreamento com Arduino e OpenCV

Olá galera, já faz um tempão que venho tentando criar um projeto de detecção de movimento envolvendo  arduino, web cam e sevos, pesquisei bastante e encontrei esses dois aqui, abaixo:

https://www.sparkfun.com/tutorials/304

http://www.ancientrade.com/deteccao-de-rosto-e-rastreamento-com-ard...

Bom, tentei realizar nos dois, mais achei muito complicado!!!, instalei tudo mais nada adiantou, preciso de alguém que possa me ajudar me explicando passo a passo o que fazer, agradeço muito desde já a todos pela atenção.

Exibições: 7715

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Anderson! Sei que já faz um tempinho que iniciou este post, mas ainda estás trabalhando neste projeto? Posso te ajudar a realizar o rastreamento de face com Arduino e OpenCV usando o MyRobotLab. Estou ajudando a divulgar este novo software, portanto, se ainda tiveres interesse, poderás efetuar isto de maneira simples.

Olá boa tarde!

Eu me interesso por esse assunto, ficaria muito agradecido se puder me ajudar.

meu email é esse: fertioga@gmail.com lhe explico minha necessidade para ver se com esse software eu consigo desenvolver meu projeto.

Desde já eu agradeço a atenção!

Abraço;

Fernando França

Olá Fernando!

Seria interessante se você fizesse um post sobre o seu projeto. Qual seu objetivo, materiais a serem utilizados, enfim, quanto mais informações melhor. Assim, mais garagistas podem aprender e também lhe ajudar.

Com certeza lhe ajudarei com o rastreamento de face. Você pode começar dando uma olhada neste post http://labdegaragem.com/profiles/blogs/apresenta-o-do-software-myro... . E se quiser, já pode fazer o download do software e "mexer" um pouco nele para se familiarizar.

Mech-Dickel

Olá, graças a Deus alguém respondeu, me perdoe a demora para responder, tinha deixado tudo guardado numa caixa estou trabalhando na aparência, para um dia retornar novamente e ao ver essas respostas me animei muito , aceito ajuda sim!!!! 

Olá Anderson!

Respondi ao seu comentário no blog http://labdegaragem.com/profiles/blogs/apresenta-o-do-software-myro... . Acabei esquecendo de perguntar qual o material que você possui: qual Arduino, servos e o que mais você utilizará.

Mech-Dickel

Eu tenho uma placa que comprei para controle de oito servos metálicos, pela serial, mais tem que manusear com o mouse xaaatoo!!!.

Comprei os 8 servos mais para dar movimentos ao pescoço e cabeça (4 servos no total), pois para os braços os servos vibram muito.... tenho duas web, um Arduíno nano, um uno, e um Ethernet.

tenho: duas protoboard, sensores, cabos, leds....

eu também fiquei curioso.

Olha só o que penso em fazer.

Trabalho com pecuária leiteira. Quero saber se conseguiria fazer com que localiza-se uma teta de uma vaca e posicionasse a ordenhadeira naquela posição.

Se este sistema funcionar poderia colocar a teteira no lugar certo na vaca.

Alguma idéia?

Olá Sidney!

O MyRobotLab possui um sistema para reconhecimento de objetos chamado Cortex (assim como o do nosso cérebro, responsável pelo processamento neuronal e em funções complexas como a memória, por exemplo).

Infelizmente este serviço ainda não está tão avançado a ponto de reconhecer todos os objetos. Mas está em desenvolvimento e já pode reconhecer alguns objetos simples.

O que o software consegue fazer neste momento é detectar rostos (faces) e pode rastreá-los. E também pode rastrear objetos previamente selecionados na tela (na imagem da câmera colocada no robô) do software (serviço OpenCV), como mostra este vídeo http://www.youtube.com/watch?v=kQ8pkaK54iw . O que ocorre neste vídeo não é detecção nem reconhecimento do objeto, o software apenas faz com que o robô acompanhe um "pixel" selecionado previamente.

Mech-Dickel

Assisti ao vídeo e é isso mesmo que estou precisando amigo, me diga o que posso fazer... Valeu pela ajuda!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço