Olá, pessoal!

Estou montando um projeto com Raspberry e estou utilizando um módulo de bateria (RPi Powerpack V1.2) para que o Raspberry demore para desligar caso haja queda de energia.

Porém como sabemos que o Raspberry roda um Linux e a retirada de energia sem o devido desligamento do mesmo pode fazer com que o sistema seja corrompido comprei um sensor de tensão e faço a medição da descarga da bateria. Quando verifico que a bateria chegou em aproximadamente 20% executo um halt no sistema.

Porém como executei um halt mesmo que a energia da rua volte e a bateria tenha carga o RPI não irá ligar novamente a menos que eu retire e coloque a alimentação manualmente ou mesmo dê um curto nos jumpers específicos pra que ele retorne.

Mas como no projeto o raspberry não ficará próximo, precisaria de um circuito que identificasse que a energia da rua voltou e desse esse "curto" nos jumpers para que o RPI ligue novamente.

Pensei em fazer isso utilizando um arduino e um relé na entrada de alimentação do RPI porém seria mais um equipamento para me preocupar com o funcionamento.

Existe algum circuito que consiga apenas fazer a função de um push bottom remoto ao identificar energia sem que eu precise manualmente aciona-lo?

Agradeço a atenção!

Qualquer informação necessária fico a disposição para explanar.

Exibições: 1385

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde,

Eu usaria um monoestável com o LM555, para assim que a energia voltasse, após um tempo determinado pelo monoestável, ele acionaria um relé de power on no Raspberry Pi. 

Ou melhor ainda, após a energia voltar e a bateria for carregada até um nível de carga determinado, o circuito ligaria um relé de power on do Raspberry Pi.

Isso evitará os piques de tensão, que podem corromper o Sistema operacional do RasPi .

Boa noite José, Muito obrigado pela dica, já estava pesquisando sobre o 555. Agora que comentou vou pesquisar mais a fundo seu funcionamento para integra-lo no projeto.

Bacana José!

Links interessantes

Ainda não tinha visto, vou estudar através desses links... Muito obrigado pelas dicas! Assim que conseguir fazer posto aqui os resultados.

Estava estudando sobre o CI e vi que realmente tem infinitas opções para ele... Agora me surgiu uma dúvida... vi que no modo monoestável ele aciona por um tempo e fica desligado por um tempo ... porém precisaria que ele apenas enviasse um pulso quando energizado e só funcionasse novamente caso retirasse a alimentação e colocasse novamente "simulando queda de energia". Pois no raspberry não posso ficar com o jumper de reset pressionado o tempo todo... Não estou conseguindo encontrar algo lógico para criar o circuito...

Não consegui encontrar uma forma de fazer o que queria utilizando o 555, todas as opções que pesquisei ou colocaria o 555 de tempos em tempos pulsando a saída o que faria reiniciar o raspberry... ou quando ele recebesse energia ficaria sempre ligado o que também não poderia deixar....

Voltei para a pensar na lógica utilizando o arduino para dar o "reset".

Agora me surgiu uma dúvida um tanto quanto leiga... 

Consigo ler o estado de uma GPIO do Raspberry com o arduino sem que seja por comunicação serial?

Por exemplo... no Raspberry pegaria uma GPIO e deixaria ela como nível alto, do lado do arduino colocaria ele como entrada para identificar se a porta está recebendo ou não tensão... 

Isso seria possível?

Se no momento da queda estiver sendo escrito algo no SD ele pode danificar, o sistema que arquivos não tem nada a ver com isso de ficar comrrompido com desligamento indevido, tem redundância FS do Linux (uso btrfs) por isso domina servidores. SD tem limite de gravação, vc tem de ver onde vai armazenar seus dados, qualidade etc, dependendo do teu projeto não precisa de nada disso que inclusive vc esta passado por dificuldade, o famoso KISS.

Exatamente por isso que quero o desligamento da forma correta, no projeto os equipamentos ficarão em locais de difícil acesso e por esse motivo não posso abrir a brecha de corromper já que não tenho como saber se no momento da queda de energia não estará sendo escrito algo...

O desligamentos do RP sem usar halt não é incorreto, sempre desligo pela fonte, da uma lida na documentação dele e verá como ele lida com FS.

nao sei o tipo de dados que vc pretende manipular, diretório que vai usar no sistema, /var/tmp ou vai ser um monte de log?

RP tem um monte de USB, tem memória USB minúscula que pode ser usado, beagle boné black BBB tem 1 USB mas RP tem um monte que pelo visto vai ser subutilizado.

Basicamente arquivos de log...não serão grandes volumes de dados.. mas preciso sempre armazenar o ultimo valor lido.... pra poder determinar alguma ação...mesmo que o RPI reinicie... 

Certo.

da uma olhada nesse link e vê se ti ajuda, é bem detalhado, mesma ideia que o Murta citou usando 555 (lm ou ne só muda fabricante)

https://www.raspberrypi.org/forums/viewtopic.php?t=150358

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço