Pessoal estou querendo fazer um decibelimetro com o meu Arduino. Estava lendo sobre o assunto e tenho que "ler" entre 0 Hz até 20 kHz.

A dúvida é a seguinte, como vou saber dentro do Arduino com a frequencia e amplitude recebida?

abs

Exibições: 4059

Responder esta

Respostas a este tópico

Procure sobre Arduino frequencimetro :

http://forum.arduino.cc/index.php?topic=64219.15

Achei isso (tem que converter para Arduino):

http://www.pjrc.com/teensy/td_libs_FreqMeasure.html

FreqMeasure can be used on Arduino, Sanguino and probably other boards.

See the file util/capture.h for details to port to other AVR-based boards.

olá! achei interessante essa ideia do decibelímetro com arduino, se precisar de ajuda, to dentro! de eletrônica sou meio fraco sou analista de ti e trabalho com linux... acho que ajuda!

 Olá Marlon, tudo bem?

 Estava vendo o tópico, inclusive outros amigos garagistas estão atrás de uma solução para a construção de um decibelímetro, só que, quando você diz "tenho que ler entre 0Hz até 20KHz" percebo que quer ler a frequência de um sinal, "mas" este sinal é de uma fonte sonora ou de uma onda fundamental...tipo quadrada ou senoidal, vindos de algum aparelho ou circuito?

 Porque pergunto... se você quer ler a frequência de um sinal senoidal ou sinal quadrado, dai você pode empregar perfeitamente qualquer tipo (hardware/software) de medidor de frequência. Caso a origem do sinal seja sonora, geralmente estes sinais são compostos por várias harmônicas, não sendo um sinal bonito e perfeito, então o melhor seria você filtrar realmente o sinal, como disse na faixa até 20KHz, mas usar um algoritmo para indentificar o valor dB de cada harmônica e saber à qual frequência está cada uma. E para isto você usaria um algoritmo FFT (Fast Fourier Transform / Transformada Rápida de Fourier), que faria isto para você.

 Lembrando que você estaria fazendo um frequêncímetro e à "meio passo" de ter um decibelímetro, que na realidade serve para analisar a "potência sonora" (pressão sonora) do som em questão, não sendo necessário por vezes reconhecer a frequência de entrada, embora seja razoável filtrar o sinal dentro de uma faixa.

 É um assunto super interessante realmente. Tente conversar com os demais garagistas que estão com projetos parecidos no momento. Creio que será de grande ajuda para todos.

 Espero ter ajudado. ^^

 T++.

 

 

Como estava meio sem tempo deixe este projeto de lado, porém quero retornar logo com força total. A muito tempo atrás na faculdade tive uma disciplina que ensinava sobre FFT. 

A minha ideia é fazer algo para origem sonora. A ideia de cortar em 20kHz é porque quase todos os decimetros vão até esta faixa.

Com certeza vou tentar trocar figurinhas com os outros garagista...Além disto vou mandar email para o meu antigo professor, pois ele é fera em FFT

Abs

Procurando achei este link...

http://davidegironi.blogspot.com.br/2014/02/a-simple-sound-pressure...

Vou olhar ele com mais detalhes...mas parece produtivo...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço