Senhores Bom Dia,

Sou novo aqui no site e também com o Arduino, já tinha ouvido falar dele, mas não sabia que ele era tão poderoso. Bem, preciso desenvolver uma aplicação pra ele e apesar de ter bastante experiência com desenvolvimento ( sou analista de sistemas ), esse tipo de hardware/eletrônica eu não tenho conhecimento nenhum, estou mais perdido que cego em tiroteio, já li vários tutorias, vários vídeos e fóruns e estou com algumas dúvidas, pois não encontrei aplicação hardware/software pro arduino parecido com o que preciso.

A aplicação consiste em monitorar todos os dispositivos que possuem um chip GSM que se encontra no range do shield/arduino, um exemplo pra ficar mais claro:

João tá desconfiando que Maria têm um amante, quando maria estiver no alcance da antena do arduino, o mesmo irá pegar todos os dados que sairam do GSM de Maria ( sites visitados com login e senha inclusive ), colocará essas informações em um banco mysql e após o update, enviará um SMS para João dizendo que um novo registro foi incluído no banco.

“Conversas” entre um arduino e uma aplicação PHP+MySQL não têm mistério[1], enviar SMS também não[2], criando um “datalogger” também não[3], só que no meu caso eu não vou capturar um dado da própria biblioteca, irei capturar dado de um outro GSM que está no range de alcance, aí vêm as perguntas, principalmente de hardware/eletrônica:

1) Qual é o hardware ideal para se fazer isso, o Shield GSM/GPRS SIM900 QuadBand[4] com o Arduino UNO[5], o Modulo Nrf24l01 2.4 Ghz Arduino Pic[6] com o Arduino Pro Mini Atmega 328 3.3v 8mhz[7] ou um(ns) Hardware(s) que eu não especifiquei aqui?

2) Se eu usar o Shield GSM/GPRS SIM900 QuadBand com o Arduino UNO, eu consigo receber ( dados do GSM de Maria ) / enviar ( update no banco+SMS para João) pela mesma antena ou eu tenho que ter duas antenas, uma pra receber e outra pra enviar?

3) Se eu usar o Shield GSM/GPRS SIM900 QuadBand com o Arduino UNO, eu consigo pegar os dados do GSM de Maria independende da rede que ela se encontra no momento ( 2G, 3G ou 4G )?Pelas informações do fabricante, esse Shield vai até 1900MHz, não atendendo portanto que está em uma rede 4G, já que a frequência 4G começa em 2500MHZ[8].

4) A nível de software, existe alguma biblioteca que pelo menos facilite o “scam” do GSM de Maria ou eu terei que fazer igual o Rambo, botar a faca entre os dentes e ir pra guerra ( desenvolver do zero )?

As perguntas iniciais são essas, dependendo do feedback poderão aparecer mais, espero ter sido claro.

Obrigado

[1] https://www.youtube.com/watch?v=ntEVjj07eug , https://www.youtube.com/watch?v=hcn083a_hmY , https://www.youtube.com/watch?v=-WlVMrEOpv8 , https://www.youtube.com/watch?v=2cYF3ygfMFE

[2] http://blog.filipeflop.com/wireless/tutorial-arduino-gsm-shield.html

[3] http://blog.filipeflop.com/arduino/datalogger-com-arduino-cartao-sd...

[4] http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-826180143-arduino-shield-mod...

[5] http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-690227835-arduino-uno-r3-dip...

[6] http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-873493854-modulo-nrf24l01-24...

[7] http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-726678779-arduino-pro-mini-a...

[8] http://www.teleco.com.br/areasc.asp

Exibições: 502

Responder esta

Respostas a este tópico

nobody?

O shield é como um aparelho celular, ele conversa com a celula (torre) e não com outro aparelho. Os protocolos são internos, vc não tem acesso a nada, dá comandos do tipo: ligue para, faça o get da pagina, mande o SMS, só isso.

Não sei se existe um aparelho que faça isso, imagino que sim, mas é um kit de desenvolvimento de módulos celulares, não um simples shield.

Um caminho seria um app espião dentro do celular, mas tb nada fácil de fazer.

Eduardo boa noite e obrigado pela resposta,

O que tenho em mente é parecido com isso aqui[1], veja que ele usou inclusive o hardware que citei ( Modulo Nrf24l01 2.4 Ghz Arduino Pic com o Arduino Pro Mini Atmega 328 3.3v 8mhz ), só que ele está sniffando um teclado wireless da microsoft que trabalha na frequência 2403 - 2480MHz

Se essa placa consegue capturar os dados de um teclado X, porque ela não consegue de um GSM X?Porque o teclado e a placa estão conectados na mesma rede wifi  e o GSM em uma torre de celular e são frequencias diferentes?

Abraço

[1] http://samy.pl/keysweeper/

Olá amigo, vamos por partes, os rádios xbee, Wi-Fi, nrf24l01 utilizam apenas um canal para comunicação, ou "ouve" ou "fala" tipo um walkie talkie.

Já no GSM é um padrão diferente, você consegue ouvir e falar ao mesmo tempo, pois existem dois canais diferentes, mas os celulares só conseguem se comunicar com a torre, também cada celular fica sintonizado em uma frequência diferente quando estiver com uma chamada ativa, mas não é fixa. Se o celular transmite em 900 a torre recebe em 900, e se o celular recebe em 910 a torre recebe em 910, é sempre aos pares, logo o celular não consegue transmitir em 910. Esse é apenas exemplo.
Só corrigindo
... o celular recebe em 910 a torre transmite em 910, ....

Olá Flávio,

Obrigado pela resposta.

[]´s

Bom dia,

No caso do link que passou, ele descobriu o protocolo da comunicação do teclado microsoft e conseguiu um meio de poder receber o sinal que o teclado está enviando para decodificar.

Uma conexão GSM, 3G, 4G, etc possui vários mecanismos de proteção, caso contrário, você veria um monte de linhas sendo clonadas.

Um celular, é capaz de utilizar vários protocolos diferentes e vai chaveando conforme a disponibilidade.

Na minha opinião, pessoas que tentam clonar linhas de celular devem ser presas.

Abraços,

  'Eiju

Bom dia,

Não vou agregar nada ao que os colegas já disseram porque creio é suficiente, mas sim quero deixar minha opinião pessoal.

O que você esta propondo fazer, é algo que o colega Celso Eiju definiu muito bem, seguindo o seu raciocínio, Maria tem todo direito de ter um amante e preservar essa informação pessoal no seu celular, essa questão, amante / Maria, é pessoal e não cabe a ninguém invadir o celular de Maria e sua privacidade.

Bem vindo ao LAB.

Abs.

CK

Bom dia PHM.

Concordo com os amigos que acham que se a Maria vai com as outras (ou outros), é problema

dela, e João tem é que conquista-la ou solta-la.

Rui

Respondi tecnicamente, mas certamente, deixa ela ser feliz.

Ainda, interceptar ligações sem a devida autorização judicial é crime.

Vide:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9296.htm

"Art. 2° Não será admitida a interceptação de comunicações telefônicas quando ocorrer qualquer das seguintes hipóteses:

I - não houver indícios razoáveis da autoria ou participação em infração penal;"

Olá Eduardo,

O objetivo não é uma escuta telefônica não autorizada ( eu sei que é crime ), é saber se Maria entrou no site X somente, sem ter nada instalado no celular dela ( trojan ).

Abraço

Ok, mas volto ao meu primeiro post, um modulo celular é um celular para automação. Vc tem acesso aos mesmos parametros que um aparelho de celular. Bem limitado.

Se fosse wifi, por ex, seria mais fácil. Sob o seu wifi vc poderia substituir o roteador por um micro rodando um programa roteador em PC que permita acompanhar os acontecimentos, tipo firewall, ou mesmo um sniffer.

Em função da evolução das tecnologias de clonagem as criptografias foram ficando mais robustas. Hj acredito que seja um sistema seguro.

.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço