Estou iniciando um projeto e preciso de um motor que tenha entre 150 a 175 rpm, e queria saber se motor de tanquinho ou liquidificador, ou até mesmo de ventilador se enquadram nessa faixa.

Exibições: 1182

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi HCB, boa tarde.

Um motor não se especifica somente pela velocidade dele em RPM.

Você precisa definir:

Tipo de motor: Universal, monofásico, trifásico, step, servo, etc. etc.;

Potencia do motor;
Tipo de alimentação, AC; DC, PWM, etc.

Voltagem de trabalho;  

Tamanho do motor, etc etc. etc..

Qual uso fará deste motor?

As informações à que refere, depende também do modelo ou do fabricante de cada produto citado.

Acho que de posse de algum modelo, encontrará informações detalhadas dele, procurando

no google.

Rui

Rui, vou usar ele pra fazer uma depenadora, mais não achei nenhum projeto especificando nada, só achei um pequeno tutorial que diz que o motor tem que trabalhar em 150 até 175 rpm. E o tamanho não tem problema e a voltagem teria que ser 110 V. Abaixo segue um vídeo de como funciona a depenadora:

https://www.youtube.com/watch?v=qI9ik1CFuRY

Pode usar um sistema de correias e polias, para reduzir a rotação.

Ou usar um dimmer para controlar a velocidade do motor.

Flávio, acredito que com correias e polias daria certo, porém queria algo um pouco mais moderno, já o dimmer não conheço muito bem, você acha que daria certo ?

Isso vai depender muito da carga que o motor terá que "carregar"(girar). Não tem como responder somente com essas informações.   (Os dados levantados pelo Rui são indispensáveis)

Ps: o estado do motor também influencia (novo ou velho, lubrificação etc)

Gustavo, dá um olhada no vídeo que eu coloquei como resposta pro Rui, se você olhou dá pra imaginar mais ou menos o a carga que o motor vai girar, será de no máximo 5kg, eu só gostaria de saber se alguém sabe algum motor que daria certo para esse projeto, pois não achei ninguém ensinando como fazer, então tenho que " trocar figurinhas" com quem entende mais do que eu :) , e se o motor tiver o rpm maior do que o necessário será que o dimmer vai funcionar ?

Olha, deve ser suficiente para 5kg, pois num tanquinho o peso da água é bem maior que isso. Eu achei alguns dados de um motor semelhante (ou o mesmo até, quem sabe né): https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080909073507AAXhBsT.

Sinceramente, tem como fazer por calculo, mas os cálculos não são simples e não serão tão precisos, pois as condições não serão as "ideais", por isso, o melhor é testar mesmo.

Como provavelmente vc terá mais rotações que o necessário, o controle por dimmer vai dar certo sim (só dimensionar a carga e tensão dele). O dimmer vai cortar a onda da tensão fazendo com que, na prática, vc não esteja mais usando 127V(ou 220V), mudando a potencia do motor proporcionamente (30%, 50%, 75% ETC).

Ps: pesquise por máquinas de descascar batata, talvez vc encontre um material mais formal e detalhado.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço