Pessoal estava pensando aqui com os meus botões sobre IoT (Internet das coisas)... :)

Se eu usar um Arduino, e este estiver conectado em um PC, que disponibiliza a informação para a Internet, posso considerar IoT?

Ou necessariamente, o equipamento que obtém os dados tem que estar na internet?

Abs

Exibições: 519

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá

Não sei se entendi, mas se se refere a fazer um led piscar no pc, e seu pc esta conectado na internet não é uma aplicação IOT, mas se fizer o led piscar acessando ele via internet, ligando desligando, ou mesmo apenas visualizando o seu estado em tempo real em um site, pode-se considerar então uma aplicação IOT.

 Aproveite para ver a minha, https://thingspeak.com/channels/58260 

Note, se eu estivesse fazendo o mesmo mas não apresentando os dados na internet e sim somente para mim, mesmo estando meu pc online, não seria uma aplicação IOT, este é meu conceito e ponto de vista a respeito.

Espero ter ajudado.

Abs.

Bacana esse questionamento. É um assunto da moda, e após algumas leituras, ainda não ficou muito bem claro pra mim o que significa IoT.

Mas meu entendimento era que IoT baseava-se em dispositivos que seriam capazes de enviar dados pra internet para depois usar um software para comandar fazer algo baseado em tais dados obtidos dos dispositivos.

Ainda no meu modo de entender, o dispositivo não necessariamente precisaria ter conexão própria à internet ou estar conectado sempre à internet pra ser considerado IoT. Por exemplo, vc poderia comandar o arduino pra acumular dados dos sensores em um SD card e, assim que fosse possível, enviar pra internet, seja via ethernet shield, seja via ESP8266, seja via conexão com o PC da sua casa. A internet precisa estar presente sim pra ser IoT, mas apenas como um meio pra subir os dados, e um meio pra consultar esses dados. A internet não precisaria necessariamente estar full-time em funcionamento 

Dessa forma, no meu modo de ver, o exemplo do Carlos de que um pc na sua casa conectado com o arduino e um led: se eu conseguir acender aquele led  a partir da internet, eu não entendia como IoT, pois o arduino nesse caso não estaria funcionando como um fornecedor de dados para serem acumulados na internet para que alguma ação possa ser tomada. Eu entendia isso como simplesmente um controle remoto usando o recurso da internet pra fazer a ponte de comunicação entre um computador do escritório com o computador da sua casa. Da mesma forma, vc pode instalar câmeras de segurança na sua casa e dar acesso à internet pra elas, dessa forma vc poderia consultar as câmeras a partir do seu escritório. Mas isso também não vejo como IoT pois as câmeras não acumulam dados na internet, elas só ficam acessíveis via internet.

Já um sensor DHT11 em conjunto com o arduino que envia dados pra um banco de dados na internet, aí sim poderíamos considerar IoT, pois a partir desses dados poderíamos fazer algo, como ligar ventilador, emitir aviso, ou simplesmente mostrar um gráfico dos registros lançados.

Em suma: pra ser IoT, o dispositivo precisaria coletar dados e enviar tais dados pra internet e, além disso, ser possível fazer uma aplicação usando tais dados. Se o próprio dispositivo tem internet ou  a internet é fornecida por outro dispositivo, não importa. Além disso, também não importa se o envio de dados é feito on-the-fly (em tempo real, imediatamente) ou se é acumulado primeiro para depois ser enviado. Novamente, o que importa é que os dados estejam na internet.

Vamos ouvir mais opiniões do pessoal e o que eles entendem por IoT

Melhorando o questionamento:

Tenho um centralizador, meu aplicativo escrito em C# ou qualquer linguagem de alto nível, este recebe as leituras dos sensores (umidade, temperatura e afins), e envia para internet mostrando os dados.

Minha aplicação seria somente um Hub, que se conectaria a internet e teria os Arduinos, Rasbery pi ou qualuqer outro gaget pendurado..

Será que melhorou?

Att

Eu acredito que seja uma questão de conceito, veja, se você tem uma aplicação na linguagem que seja, que captura dados, e se estes dados podem ser lidos, manipulados e fazem alguma coisa via internet acessível desde qualquer ponto, creio que sim você tem uma aplicação que pode ser considerada internet das coisas, deixo claro que é meu ponto de vista, acredito que IOT é um nome que se passou dar-se as aplicações já existentes, que de certa forma são manipuladas, vistas, ou lidas desde uma aplicação que utiliza a eletrônica e a  internet para exibir estas desde qualquer parte do planeta com internet, hardware, e software para produzir isso, por isso sigo pensando que se etiquetou de certa forma algo que ja existe a algum tempo, mas que agora se tornou mais acessível devido ao uso de celulares inteligentes e melhoria no acesso a internet, por isso para mim, desligar um led via rede, antes poderia ser chamado de automação, mas que hoje esta catalogada de internet das coisas para tornar isso algo mais popular, amigável, mas creio não passa de um conceito sobre conectar algo na internet, e que esse algo produza algum evento, seja este ligar um ventilador, ou colher dados enviar e mostrar via internet para qualquer pessoa que possua o link.

Vejamos o que diz a Wikipedia a respeito.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Internet_das_Coisas

Abs.

Concordo com você, que o IoT não vem de hoje. Vamos pensar no caso de controle de frota. Ela está disponível na internet, levantando dados e você pode fazer ações. A questão de conceito que devem ser bem definidos.

Estava assistindo este MVA da Microsoft (https://www.microsoftvirtualacademy.com/pt-br/training-courses/a-in...) sobre IoT, foi comentado sobre a minha dúvida. Além disto tem este paper (https://ms-iot.github.io/content/en-US/win10/samples/BasicWRA.htm) que mostra a conexão de um Arduino com o telefone, porém usando o Bluetooth.

Ou seja, posso ter um "hub". Estou pesquisando para ver se consigo algo mais detalhado sobre o assunto.

Abs

Olá Rafael,

é uma muito  boa definição sobre IOT, apesar do tempo transcorrido, o conceito não muda, minha visão é concordante com o artigo, creio ter deixado explicito em meus argumentos aqui expostos de certa forma.

Abs.

Esta é uma boa dúvida conceitual:

por exemplo, no link que recebi hoje (bem legal) mas, pelo que eu entendi, a garrafa conecta via BT com o celular e o celular ajusta a cor e o escambau... mas não dá para entender se o celular usa Wifi para alguma coisa, vale como IoT?

http://www.foodproductiondaily.com/Innovations/World-s-first-LED-bo...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço