Boa noite garagistas,

Estou montando um robô de vigilância (em um tópico de mesmo nome discuto a sua construção) , baseado na base robótica da Dagu, a Rover 5 (vendida aqui no LdG). Minha dúvida é a seguinte: A base opera com 4 motores, e eu penso em utilizar um shield para controlar os quatro. Primeiramente, vi um modelo, que operava com 2x L293 e fornecia até 5V/600mA em cada saída (para 4 motores), custava R$70. Aí vi o 4Power Shield, aqui do LdG, que parece MUITO robusto, com dois L298 e além de saídas para 4 motores, e dá para puxar uma bela voltagem e até 1A por motor, além de uma carga resistiva extra. Aí vem a grande dúvida: vale a pena investir quase o dobro para minha aplicação? Quanto que o Rover 5 consome quando em pico? Gostaria de alguma ajuda nisso, estou um pouco perdido e minha leiguisse no assunto de nada contribui =D

Quero salientar que não tenho intenção de estar floodando o fórum de LdG criando 2 tópicos abrangendo a mesma aplicação, mas como no anterior eu discutia a forma do projeto em si, decidi não misturar demais as coisas para organizar melhor. Caso isto esteja sendo incômodo, peço desculpas.

Enfim, agradeço a ajuda de todos!

Abraços

Exibições: 573

Responder esta

Respostas a este tópico

Tulio

Olhando o motor do rover 5 nesse link, ele não mostra o consumo quando o motor está com carga, somente sem carga (no load) para 160 mA. 

Sugiro que você ligue o robô e coloque em condições máximas de uso (subindo, com todo o equipamento na velocidade máxima) e meça a corrente em um motor. 

Sabendo a corrente de uso em velocidade máxima com todo o peso que ele vai carregar vc poderá dimensionar o circuito de controle.

A descrição do 4power está errada no site, ele pode ser usado para até 4A por motor, conforme o fabricante do chip.

Lembrando que para utilizar correntes mais altas é necessário instalar um dissipador que não vem incluso. Se depois de um tempo utilizando o chip estiver muito quente é porque precisa instalar o dissipador.

Abraços 

Eu ainda não o tenho, mas logo receberei o Rover 5. Enquanto isso estou planejando os controles.

Eu apenas disponho de uma L293, para testes, mas no uso mesmo creio que terei de usar um L298, mesmo que não necessite no Rover, mas caso eu use em outro projeto. Enfim, partindo do critério eu-preciso-de-um-L298, qual vale mais a pena: o 4Power Shield, sem os dissipadores, ou dois desse, que já tem dissipador, presos em uma plaquinha, com um cooler? O 4Power shield, com esta possibilidade de esquentar, não é perigoso mantê-lo perto do Arduino? Ou vale mais a pena deixar os shields expostos ao vento, sem cooler? Lembrando que meu projeto é um simples robô externo, com um sensor de umidade para não pegar chuva.

Agradeço muito a ajuda!

PS.: Sérgio, eu queria uma solução mais "tudo-em-um". Não confio nas minhas habilidades motoras e de eletrônica/soldagem para uma tarefa deste porte, hehe. Mesmo assim, valeu!

Boa tarde garagistas!

Enfim, encontrei num site chamado "Let's Make Robots" a descrição da base Rover 5, onde é citado o "Stall Current = 2.5A". Não entendi direito o significado da expressão, por isso venho aqui perguntar se isto ajuda na minha dúvida de qual controlador usar. Fico na dúvida entre o L293 e o L298.

Com relação ao 4power shield, que guenta 4A por motor, como posso instalar o dissipador? Alguém tem alguma ideia se é possível adaptar um cooler ou algo assim? Outra coisa, ele é compatível com a Arduino Mega 2560?

Agradeço a ajuda

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço