Galera Boa Noite, tenho dois motores DC de 12v e 1.2A cada. Para um Robô, preciso que eles rodem pelo menos em 50% da sua força, não precisa muito. Será que vai ter problemas alimentar com 8 pilhas alkalinas (12v total serie), pois pretendo economizar na alimentação. Será que terei problemas?

Uso uma ponte h l293d

Tem risco do dois motores queimar, por esta em uma tensão abaixo deles?

Att,

Exibições: 1684

Responder esta

Respostas a este tópico

Caro Paoman, boa noite.

Pelo que pude entender, você está alimentando os dois motores com um pack de 8 pilhas (8x1,5V). Se for isso, eles não estarão sendo alimentados por uma tensão abaixo da especificada para eles, pois estarão sendo alimentados com12V. Cuidado com a corrente de saída, que é limitada a 600mA contínuos / 1-2A pico para cada canal para o 293D. Quando você diminui a tensão de alimentação do motor, a corrente tende a subir.

Espero ter ajudado.

Bernardo.

Olá colega,

Se você usar 8 pilhas de 1.5V terá como resultado final uma tensão igual a 12V entre positivo e negativo, porque as pilhas em serie,somam sua tensão (Unidade de medida Volt) 

Já a corrente que estas pilhas associadas em serie irão fornecer, depende de sua resistencia interna que vai aumentando na medida que estas vão drenando corrente armazenada.

Se você colocar 2 motores ligados entre positivo e negativo a tensão será a mesma para os dois motores, 12V, por tanto acho que esta fazendo confusão entre corrente (Unidade de medida Amper) e Tensão (Unidade de medida Volt).

Se seus motores consomem somados 2.4 Amper, isso significa que se suas pilhas fornecerem uma corrente de 2.4 amperes, no lapso de uma hora estarão completamente descarregadas, já que o consumo se mede estimando a corrente fornecida por hora.

A tensão não sera baixa, sera exatamente de 12V ( 8*1.5V=12V) seja usando um ou dois motores, o que sim ocorrera é que se usar um motor a corrente sera consumida em um lapso de tempo, se dois motores, a corrente consumida será o dobro no mesmo lapso.

Seus motores não sofreram danos, mas sim avalie quanto tempo devem permanecer ligados com as pilhas para ver se atende sua expectativa.

Deixe saber se entendeu, caso não tratarei de dar um exemplo pratico.

Abs.

Esqueça pilhas alcalinas ! 

Se não, vai ficar triste igual aquele menino que ganha um carrinho, roda alguns minutos e a pilha acaba.. he he 

1,2 A para um motor é uma corrente razoável. Se usar pilhas NiMH (mais potentes e recarregáveis)  poderá conseguir um melhor resultado. 

Por exemplo 1,2 V - 2500 mAh. Mas vai precisar de 10 pilhas para obter 12V. 

O ideal seria usar baterias LIPO (5000 ou mais mAh)  , mas são perigosas e usam carregadores especiais. 

Valeu galera!!! Pensei que haveria uma queda de tensão em algum dos motores, mas pelo que vi dar para alimentar tranquilo. Ele suporta muito peso, e eu não vou usar nem 20% do peso que suporta, sendo assim acho que também não vai chegar na corrente máxima. Quanto as pilhas eu já tenho um robô com 4 rodas de 3vdc~6vdc e 300ma de corrente, ai é tranquilo, tinha boa duração. Só que agora troquei por estes outros dois.

Eu pensei em usar bateria de cerca elétrica por ter duração e corrente maior que a pilha, mas só se a mesma não der certo. As de LIPO descartei pelo preço. E NiMH eu tenho aqui recarregáveis, qualquer coisa vou tentar.

Att,

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço