Dúvida no circuito da automação residencial 110v rede e rele 12v

Bom dia,

Após estudos e alguns testes no proteus 8, gostaria de compartilhar minha dúvida e ver qual é a melhor opção para este projeto com vocês.

Fiz o circuito elétrico abaixo, onde o celular envia o sinal de ligar as lampadas da sala (4 ligadas em paralelo sob o mesmo interruptor atualmente). O Arduino recebe esse sinal pela placa HC05 ou HC06 e e envia um digitalWrite High para a porta 8 onde chega na base do transistor BC548. Com o coletor e emissor aberto, ativa o Rele, e assim, acende as lampadas.

As minhas dúvidas são:
1) HC05 ou 06 resolve o problema da comunicação entre Arduino e Celular? Alguem já trabalhou com eles ou indica outra placa para esta comunicação?

2) Há como o arduino emitir um sinal do HC05ou06 para uma outra placa HC05-06 esta colocada no interruptor, e com um rele + bateria + resistor, ativaria a lampada? assim poderia utilizar a caixa onde fica o interruptor e deixar apenas esses componentes.

3) No caso de não utlizar a opção 2 e continuar com o circuito desenhado, como poderia fazer com um relê de 12v ou 5v? no caso de 5v o arduino n teria corrente suficiente para ativar o relê, e 12v teria que colocar uma resistencia antes de conectar a fonte + da rede elétrica na bobina?

Segue desenho:

DESENHO ATUALIZADO CFME AJUDA DO PESSOAL DO LDG:

Obrigado a todos desde já pela ajuda!

Exibições: 3038

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi FFP, bom dia

Não posso ajudar no tocante ao uso do HC05 ou HC06, por falta de experiencia com estes modulo.

O que vi até agora é que foi esta informação:

"

A diferença básica entre os módulos é que o HC-05 pode ser configurado nos modos Master (mestre), Slave (escravo) e Loopback, e o HC-06 apenas no modo Slave. "

neste site: 

http://www.arduinoecia.com.br/2015/01/diferenca-bluetooth-hc-05-hc-....

Mas quanto ao seu desenho, tomei a liberdade de corrigi-lo.

e ele ficou assim:

Att 

Rui

Rui bom dia!
Primeiramente obrigado pela ajuda.

Sobre o desenho, tem uma ponta ali da bobina do relê que ficou sem ligação, devo conecta-la ao GND do Arduino?

E outra pergunta, o Relê nesse caso se for de 5v... o arduino conseguirá ativar o relê com seus 5v e 40mA?

Na verdade O Rui aproveitou seu desenho para facilitar seu entendimento, no caso das lampadas ele está usando o ponto comum e o NA (normalmente aberto) do relé. Com isso ele esta mexendo no contato do relé e não na bobina.

Para acionar o relé o ideal será um transistor (BC 548 por exemplo), para acioná-lo.

Espero ter ajudado

Abraços e boa sorte

Exatamente isso Leonardo,

No desenho já está o BC548 ligado o qual o arduino aciona. Minha duvida é, com o relê de 5v 10A como que posso aciona-lo com o transistor? nesse desenho se eu ligasse a outra ponta no GND do Arduino seria o suficiente? Pois ali o Arduino está ligado ao transistor.. e o transistor e um lado da bobina do relê que tem o diodo em paralelo pois pensei q na outra ponta iria o AC fase da rede (diodo para evitar tensao para proteção do arduino).

Bom dia Felipe,

Sua pergunta:

Sobre o desenho, tem uma ponta ali da bobina do relê que ficou sem ligação, devo conecta-la ao GND do Arduino?

Resposta:

A outra ponta como sinalizado pelo Rui deve ir ao VCC ou + como marcado, note que ao estar o TR sem corrente na base ele estará na condição corte e seu potencial no coletor será de VCC (+) estando ambos lados em VCC TR e outro estremos da bobina não haverá corrente e o rele não será ativado.

Já quando houver corrente na base do TR via PIN do Arduino, o TR entrara na condição saturação, por tanto o coletor assumira o mesmo estado do emissor, desta forma, haverá diferença de potencial sobre a bobina do rele, um lado - e o outro + fazendo com que a bobina feche os contatos do rele.

O Rui apenas melhorou seu desenho mas a funcionalidade é a mesma.

Sua pergunta:

E outra pergunta, o Relê nesse caso se for de 5v... o arduino conseguirá ativar o relê com seus 5v e 40mA?

Resposta:

Sim o Arduino ligaria o rele, mas não é aconselhável pelo seguinte motivo:

As portas do Arduino podem drenar, até 40mA, mas este é o máximo absoluto recomendado pelo fabricante e não é aconselhável trabalhar nos máximos absolutos, por outra parte se bem uma porta pode drenar essa corrente, a placa no total não pode drenar mais que 150mA no total, então se você colocar além do rele outros consumos queimara sua porta, por tanto, sempre é necessário o uso de driver para acionar cargas para evitar problemas, os MCU (microcontroladores) não foram projetados para manejar as potencias com cargas altas, e sim para controlar diferentes driver via programa você pode usar diferentes drivers, entre eles, transistor, optacopladores, e diversos outros CIs que cumprem a função de receber comando de baixa corrente e ativar de cargas de alta corrente. Caso precise de mais informação post suas duvidas, vou dar uma olhada nas demais perguntas e quando possível te respondo, mas outros colegas aqui irão te ajudar com certeza.

Abs.

  

RV,

Veja, as ligações estão corretas: 

FFP

corrija o seu projeto assim:

Rui

Legal RV! 
Corrigido o circuito e funcionando cfme abaixo:

A unica duvida que restou foi sobre o bluetooth, nessa simulação usei o Virtual Terminal para simular uma comunicação entre o arduino e uma possivel placa HC05 ou HC06.

Quem já teve experiência com uma das placas, pf poste sua ideia, qualquer ajuda será bem-vinda!

E muito obrigado pela ajuda RV, CK e LE!

Felipe, 

Eu usei em alguns projetos o BT como slave (06), mas como master eu nunca usei. Sempre o master foi um Celular Android.

Meus comentários e minhas opiniões (até que me provem o contrário)

O BT é muito legal, mas eu nunca consegui mais que uma conexão (ou seja, sempre 1 android conectando com 1 arduino)

Já pensei uma vez de deixar um master desconectando com um  e reconectando com outro várias vezes e criar uma espécie de rede entre eles. Nã tenho a mínima ideia se isso é possível. (tipo, a cada minuto, o master conecta com um slave diferente....)

Quanto sua ideia de manter no interuptor, Se tivesse mais de um interruptor, eu não tentaria com BT pela dificuldade que tive em conectar mais de um. O conceito é legal, e sugiro vc pensar em:

1) Colocar uma fonte no lugar da bateria (ela descarregaria rapidamente).

2) Deixar o BT em uma "central"e comunicar com vários "interruptores" utilizando RF (são mais baratas e acho que pode funcionar);

3) passar fiação 110V ou 220v é uma opção, mas geralmente cara e trabalhosa.

4) Tenho visto algumas coisas de IoT, estou vendo uma movimentação no sentido do ESP8266. Ainda não testei, mas os vídeos que eu vi, parece a melhor opção para o seu caso. 

Aeeee Pedroso!

Obrigado pelo seu retorno, evitou gastos desnecessarios pois faz sentido, tudo por bluetooth n vai rolar...
Sobre sua resposta:

1) Trocar a bateria por uma fonte: Vou pegar essas fontes de celulares, ou montar uma própria que retorne 12v para ativar o Reley

2) Perfeito, vou manter apenas a comunicação entre arduino e o celular via bluetooth, pois a minha idéia é controlar via celular. As tomadas e interruptores serão RF. 
Só tenho uma dúvida nesse ponto, para cada receptor vou precisar ter um Garagino ligado ao RF + Fonte 12v + Rele + TR + Resistor correto? pois o RF precisa de uma controladora que vai ativar o rele... (Se eu estiver falando besteira me corriga pf.. pois to achando que com isso o custo vai subir muito por ponto)
3) Como a fiação  da casa ja está pronta, só irei desabilitar o interruptor, e colocar essa solução.

Logo logo vou postando o desenho de como ficará a solução.

Bom dia Felipe,

Procure informação sobre projetos e soluções aqui no LDG mesmo, como este por exemplo:

http://labdegaragem.com/forum/topics/automa-o-residencial-arduino-v...

Ou

http://labdegaragem.com/profile/Rafilsk

Mas existe muitas pessoas fazendo o mesmo e pode servir de base para seu projeto soluções já encontradas.

Boa sorte.

Abs.

É isso ai CK!

Obrigado pelos links, em breve posto o desenho da solução com RF.
Por acaso sabe como posso simular no proteus uma comunicação RF?

 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço