Olá,

Meu kit stater chegou sexta-feira (01/03/13) e hoje é (03/03/2013).

Estou no início do aprendizado e já percorri um bom caminho dessa jornada.

Meu intuito em estudar o Arduino, além da automação em si, é criar uma espécie de GPS indoor para meu cachorro.

Não irei entrar nos méritos do pq disso, mas gostaria de monitorá-lo dentro de casa.

Trocando em miúdos, gostaria de acessar do trabalho uma página na internet e ver exatamente em que cômodo ele está e mais precisamente onde ele se encontra dentro desse cômodo.

Sou da área de tecnologia e sei o projeto envolve questões como calculos, fórmulas e etc.

Estou bem confortável com isso, mas gostaria de saber qual tecnologia poderia usar com o Arduino para começar a estudar.

Que tipo de sensores seria melhor indicado para esse cenário e coisas do tipo.

Será que alguém tem alguma experiência com isso e poderia me orientar por onde começar a estudar?

Como exemplo, anexei uma planta(que peguei na internet) e nela estaria identificado meu cachorro em azul.

 

Exibições: 4160

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Ric4rdo e Eduardo,

Obrigado pelas sugestões mas o projeto de monitorar o cachorro tem um objetivo maior a longo prazo.
Dito isso, a solução que procuro tem que ter a dinâmica do GPS.
Preciso saber o ponto exato onde o cão(a principio) está.
Se não conseguir monitorar um cão então o projeto maior não terá valia.
Amauri,
Vou dar uma olhada com calma no seu material. 1m é uma medida plausível para o projeto levando em consideração que uma pessoa tem 60cm, em média, de diâmetro.

Seu projeto parece ter grande importancia, vou listar mais opções que passaram pela cabeça, quem sabe alguma se aproveita...

1) Similar ao videogame Wii, vc coloca um transmissor IR no cachorro, na parte superior, e instala uma luminária com uma camera e procura o "ponto" infravermelho na imagem. 

2) Similar a uma mesa digitalizadora, vc poderia colocar várias bobinas no piso e um circuito que fizesse uma varredura (linha coluna) para com só 1 leitor RFID mas trocando a antena poder rastrear a casa toda procurando o cachorro. Poderia ser feito com tecnologia de teclado de membrana (fina), colada no chão com dupla face e depois coberta por um carpete de madeira ou coisa assim.

3) Ultrasom (ou som o ultra é só pra não ouvirmos): Apesar de provavelmente incomodar o cachorro, é mto mais fácil medir distancia pequenas por ultrasom que por RF. Por ex o transmissor no cachorro soltaria um "bip" que seria ouvido por vários microfones. Pela fase entre eles vc triangularia.

4) Como os VORs (acho que é isso) da aviação. São antenas que giram transmitindo um tom. Esse tom varia conforme o grau. Por ex: A 0graus manda 400Hz, a 359Graus manda 3990Hz (400+Grau*10). A antena tem que ser mto direcional. Quando vc ouve não passa de um curto bip, mas o tom desse bip determina a direção para onde a antena apontava quando foi direcionada a vc.

Para saber mesmo onde está precisa de pelo menos 2 sinais. Vide: http://pt.wikipedia.org/wiki/VOR

5) Mesmo da 1, só que se vc supor que a unica coisa que se movimenta na casa é o chachorro poderia fazer baseado no movimento. Usando Frame-FrameAnterior vc acha fácil movimentos. Aih onde aparecerem por exclusão só pode ser o cachorro.

6) Por inercia+Gyro. Isso já foi dito a pouco, mas complementando, se vc tiver um telefone android já pode fazer uns testes. Ele tem os sensores necessários. Basta teclar como quem disca: *#0*# Ou algo parecido, procure por "test menu android". Se usar uma coleira peitoral quem sabe não é absurdo colocar um celular android pequeno nas costas.. ja teria todos os sensores, bateria, etc. Usaria o GPS na rua e o sistema inercial quando dentro de casa. 

Olá Eduardo H. Marcondes,

Sou suspeito para dizer se ele é de grande importância pois é meu projeto.

Do ponto de vista funcional, ele não tem tanta importância uma vez que existem várias soluções prontas e/ou já descobertas.

Meu projeto está ainda nascendo e há muito o que estudar antes de começar a colocar a mão na massa.

Mas ele é ambicioso a longo prazo.

Graças as dicas de pessoas com muito mais experiência do que eu, optei por utilizar o xBee no projeto por alguns motivos.

O principal deles é que vi diversos vídeos na internet mostrando literalmente de que é possível reproduzir o que preciso com essa tecnologia. Segue dois desses links logo abaixo.

E o segundo e tão importante quanto, é que usarei o xBee para outras funcionalidades como controlar luzes e etc.

Conseguirei matar dois coelhos com uma paulada só.

http://www.youtube.com/watch?v=Jhy1sLv9Euo

http://www.youtube.com/watch?v=G5BEiWylRMI

Felipe bom dia,

Esses link's que colocou o projeto é utilizando "XBee"?

Estou querendo montar um localizador também, porem o meu será para aproximadamente 300 pessoas que vão a um evento, e gostaria de que cada pessoa tivesse um para localizar no local que será o evento, quando a quantidade de pontos para criar a triangulação e tals não me preocupo, mas precisaria que o "ponto" que cada pessoa terá seja pequeno, tipo uma pulseira ou um colar com o circuito dentro, porem se entendi corretamente o "XBee" para virar um ponto a ser localizado também tem que estar conectado a um microcontrolador (que só aumenta o tamanho do aparelho), correto? 

Gostaria de saber se é possível montar uma estrutura desse tipo sem que o "ponto" a ser localizado fosse grande, utilizando algum outro transmissor de sinal.

Você conseguiu finalizar seu projeto?

O Xbee pode funcionar sem microcontrolador externo. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço