.

Exibições: 344

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Não sei, essa é uma pergunta pra pensar...

Acredito que ser ou não ser half/full duplex indica poder ou não poder ler e escrever ao mesmo tempo. Não significa que faz isso e sim que poderia fazer (tem a capacidade).

Se o foco da questão for a comunicação entre seu computador e o forum diria que depende da rede local. É transparente, vc nem percebe. O forum usa half duplex pq primeiro a pagina + form de resposta vem, depois vc prenche o form e depois vc envia o form (post). É assim, mas ser ou não ser half é uma definição que refere ao poder e não ao fazer (na minha opinião). Se vc tem uma rede full duplex e roda nela uma aplicação simplex essa rede não deixa de ser full duplex.

Se for a aplicação (forum) diria que é half duplex, como disse, vc le e depois responde (ou não).

Se for sobre a interação usuario/forum, diria que é full duplex. Podemos ler ao mesmo tempo que escrevemos. Normalmente ao escrever lemos o que estamos escrevendo, que não deixa de ser uma leitura.

Falei, mas não sei se esta certo. 

Não acho certo esse tipo de pergunta. Otimo que exista para a curiosidade, mas péssimo que tome muitas vezes mais tempo que o foco principal da materia. Vc depois fala errado e passa vergonha, o professor todo cheio de razão fala o certo e ri da sua cara. Preferia o jeito antigo quando os professores ensinavam e cobravam sempre algo alem do ensinado, colocando a pitada de investigação, intuição, emoção, criatividade e principalmente raciocínio lógico nesse pedacinho que foi cobrado sem ser ensinado. Mas toda a base para chegar naquela conclusão tinha sido dada, ainda que só na cabeça do professor.

Entendo que essa "técnica" vem, alem dos novos tempo, da constatação de que vc aprende mais se estiver sob emoção. Os cursinhos usam e abusam dessa técnica com muito sucesso, fazendo jovens aprenderem as vezes em 2 meses coisas que teriam que ter aprendido nos ultimos 3 anos.

Já acabando de fazer o textão e convidando a conhecer um pouco mais sobre as falhas da pedagogia brasileira recomendo muuuito a leitura desse livro:

https://www.amazon.com.br/Aprendendo-Intelig%C3%AAncia-Pierluigi-Pi...

O autor foi maker no tempo do MSX, professor de cursinho e grande crítico do modelo de pedagogia brasileiro, coisa que ele tinha que compensar em suas aulas. Infelizmente morreu no ano passado.

Conheço os modens desde quando eram half duplex 1200 Bps... A modulação dos bits era FSK. Assim dava para escutar os apitos... Era uma dureza a comunicação através de linhas analógicas em grandes distâncias ( centenas de Kms). Trabalhei a minha vida toda na IBM. 

O forum para mim é half duplex - um escreve, o outro responde, Assim era os modens no início da década de 1980 ! 

Lógicamente você faz uma pergunta e recebe uma resposta = Halfduplex

Se pensar um pouco mais quando faz a primeira pergunta seria a requisição de conexão. Depois de estabelecida a comunicação entre os dois pontos, você tecnicamente poderá enviar mensagem para uma resposta ao mesmo tempo que recebe simultâneamente várias respostas de vários usuários. Então eu diria que sua conexão com o fórum é half, a conexão do fórum com você é full, seria um relacionamento em base de dados de "um para muitos", se analisar de perspectiva humana sua ponta de comunicação é sempre half, pois você não consegue ler e responder uma mensagem ao mesmo tempo.

Do ponto de vista da comunicação em si, apenas a tua limitação humana impede que você tenha 2 paginas abertas no mesmo fórum e responda e questione ao mesmo tempo, por isso poderia ser full duplex analisado de perspectiva computacional.

Como a pergunta começa "Quando uma pessoa..." Então half seria a resposta devido a limitação humana.

A resposta correta vai depender do alvo da questão.

Muito obrigado!!!!
Muito obrigado!!!!

Olá pessoal,

Vou tentar responder, rsss. Posso ser imprecisso na minha resposta e aceito críticas.

A sua comunicação com a internet pela placa de rede é provavelmente full duplex pois há muito tempo, todas as placas ethernet já são capazes de funcionar nesse modo.

Quando ao comportamento de um chat, não se aplica dizer se é full duplex ou half duplex pois a comunicação está acontecendo na camada da aplicação.

A maioria dos chats que funcionam atualmente usam o protocolo de filas de mensagens onde há o "assinante" e o "publicante" e então são protocolos que dizemos que é assíncrono.

Se quiserem mais referencias, pesquisem sobre o protocolo xmpp (http://xmpp.org/).

Mesmo parecendo que a palavra assíncrono tem relação com o modo half duplex, neste caso, não cabe realmente chamar assim, pois half duplex se refere a um modo de conversação entre 2 pontos e neste caso temos a modalidade 1 publicante e vários assinantes ou se quizerem, em alguns casos, 1 master e vários slaves.

Eu chamaria de modo transactional assincrono.

Espero ter ajudado.

Boa sorte,

  'Eiju

Cabra bão.. O que é bom já nasce diesel. kkkkkkk

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço