Olá a todos. Meu nome é Vitor e estou começando a me aventurar no Arduino. Sou desenvolvedor de softwares e conheço muito pouco de eletrônica. 

Estou com a seguinte dúvida, é possível integrar dois shields no mesmo Arduino? 

Se é possível quais seriam os requisitos para que não conflitem?

Agora indo para um caso prático, agradeceria se puderem comentar quanto a viabilidade desse possível sonho de "projeto". Atualmente possuo e trabalho em uma rede de lojas da minha família, e temos o problema de se realizar o inventário, pois existem muitos itens. Atualmente usamos coletores de dados do modelo PT6020 que vem com Windows embarcado via socket. Funciona da seguinte forma: primeiro vou abro um inventário em um software de retaguarda, dai pelo coletor que possui uma aplicação simples de socket vai lendo o códigos e digitando as quantidades, e passando para o retaguarda via wifi/socket, funciona perfeitinho. O problema que o custo de um coletor desses é muito alto, e pensei na possibilidade de se usar o Arduino com dois módulos/shields, um shield wifi para comunicação socket ou um sd shield para armazenamento e postagem depois,  e um shield usb host para leitura do scanner de código de barras (O mesmo funcionária como um teclado que ler o código e pressiona um enter (#13) ao final). 

Bem obrigado a todos que leram as minhas dúvidas e agradeceria bastante se puderem me dar um "norte" para o meu entendimento sobre os módulos/shields.

Exibições: 474

Responder esta

Respostas a este tópico

Opa Alan obrigado pela sua re. Irei dar uma pesquisada sobre o xbe. Ele é para comunicação sem fio não é? Alan sem querer abusar

é sim!

Legal... Quanto a segunda parte, saberias dizer se é possível usa-lo com o shield "Usb Host" ?

aí já não sei Vitor... na verdade nuca usei o Xbee, mais sei que é bem usado pra isso..

blz então amigo... Muito obrigado mesmo. Sua ajuda já foi de grande valia .

Fala Vitor, blz?

É possível sim!

Estou desenvolvendo um projeto que estou utilizando um arduino UNO + Ethernet Shield + USB Host da Sparkfun! 

O único detalhe que você deve se atentar, é sobre quais portas cada shield faz uso. Tirando isso ta tranquilo.


Abs

Oi William. Grato por sua resposta.

Vou estudar o caso. Valeu!

Vitor,

Eu já dei suporte a um projeto arduino+ethernet+leitor de código de barras, e tudo funcionou muito bem (o do William aí de cima,inclusive) . A comunicação USB pega um pouco. Vc pode comprar um Arduino Leonardo, que já vem com o suporte a USB embutido (o Arduino UNO usa a USB somente como serial, aí vc precisaria de um shield USB). Aí vc economiza o shield USB.
O XBee é legal, pode dar problema pelo alcance, que os caras prometem 30 metros com obstáculos, mas sei não...

[],

Mauro

Mauro... 

No meu caso necessariamente tem que ser sem fio, por conta que é um módulo para ser utilizado para conferência de cargas, com o fio iria complicar um pouco, pois teria que trazer a carga para perto da conferência, o que perde um pouco a lógica de um coletor.. Agora interessante saber quanto ao suporte usb pelo Arduino Leonardo, vou pesquisar um pouco sobre o assunto. 

Obrigado pela resposta.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço