Pessoal bom dia, tudo joia? Bom gostaria de saber se existe outra forma de fazer algum tipo de contingência no Arduíno, atualmente no meu projeto utilizo cartão SD para armazenar os dados dos sensores, caso ocorra alguma queda de internet ou outro erro durante o funcionamento. Apos a volta da internet os dados armazenados são enviados para web e excluídos do cartão.

Exibições: 199

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Contingência:

1.
caráter do que é contingente.
2.
possibilidade de que alguma coisa aconteça ou não.
3.
POR EXTENSÃO
fato imprevisível ou fortuito que escapa ao controle; eventualidade.
"estar preparado para qualquer c."
4.
FILOSOFIA
caráter do que ocorre de maneira eventual, circunstancial, sem necessidade, pois poderia ter acontecido de maneira diferente ou simplesmente não ter se efetuado.
.
Ou existe um problema na minha interpretação de texto (é possível), ou não ficou muito clara a sua questão. Principalmente devido ao fato do arduino, isoladamente, não possuir acesso a internet.

Bom dia  Sr. TMBR,

se você já uso um recurso de contingência ( cartão SD), porque necessitaria de outro?

Contingência da contingência?

A sua aplicação é muito vital?

RV

Mineirin boa noite, acho que me expressei errado, não é necessitar de outra contingência, seria de saber se a contingência utilizando de cartão SD é a mais correta a utilizar, já que salvo dados em um arquivo txt. Desde já agradeço a ajuda.

Boa noite,

Para ter uma contingência mais efetiva seria necessário uma bateria. 

Pois se acabar a energia durante a gravação do SD card, acho que pode corromper os dados. 

Joia, obrigado Jose. Eu vou analisar e fazer alguns testes para não ter a perda dos dados.

Olá.

  Não sei se vai servir pra vc a informação mas recentemente passei por um problema atípico com sensor, tive medo de usar cartão ou mesmo flash/eprom pela limitação de numero de escritas.

  Usando um hidrômetro com saída pulso (dá um pulso a cada 100L de agua) fazer a leitura e mandar pra um servidor por MQTT.

  Parece absurdamente simples, mas.... quando vc tem internet boa. No caso o lugar é afastado do wifi e cada vez que caia a internet as rotinas do MQTT ficavam segurando o processamento e impedindo a contagem. Fica chato perder pulso pq o contador mecanico apresenta a diferença. Se perdesse e não tivesse como confrontar ok, mas com o contador mecanico do lado é chato.

  Gravava na EEPROM do ESP32 e sempre que possível mandava por MQTT. Pensei em usar o MQTT como uma memória mas ficou complicado pelos pulsos durante a recuperação.

  Ficou "Otimo", só que para um consumo de 200m³ por dia, que dá 2milhões de pulsos por dia... haja escrita em memória.
  Apelei, coloquei um relógio de tempo real com pilha mesmo.
  A grande diferença é que ele usa RAM, escritas infinitas. Ok, gasta a pilha, mas dura muitos anos.
  Está lá funcionando, depois de 3 meses perdeu uns pulsos que justifico pelos picos de energia (não tem bateria ou nobreak, que deveria por. Pelo menos uma bateria). Mas está fluindo bem.

  Enfim, tudo isso pra lembrar da existencia de RAM com pilha. Tosco, brega, ultrapassado mas funcional.

  O usado tem 56 bytes de RAM, muito mais que minha necessidade.

ref:
  https://datasheets.maximintegrated.com/en/ds/DS1307.pdf

Opa, em tempo.

São 2mil escritas por dia e não 2milhões, como disse.

Mas mesmo assim, digo que não confio muito em processos que façam escritas repetitivas em eeprom ou flash.

Bom dia  TMBR,

eu tenho instalada aqui na minha casa uma pequena estação meteorológica, com cerca de 5 sensores.

A cada hora eu capturo os valores instantâneos e os mínimos e máximos do período e "reseto" estes valores.

Estes valores são salvos em um arquivo .txt

Como faço isto:

Tenho aqui um raspberry PI, (antigo modelo B), rodando raspbian. (hoje chama-se Raspberry Pi OS),

Nele eu tenho um software chamado node-red, que roda um aplicativo que captura estes dados e salva

em um arquivo .txt no raspbery.

Tem mais de 2 anos rodando, e até hoje nunca falhou, e claro, só dependo do meu wifi, e não depende da internet.

Só parou de medir qdo faltou energia, mas isto pode ser  contornado com outros recursos, com salvar temporariamente em um SD ou uma EPROM e também o uso de baterias e nobreaks.

RV

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço