Olá Garagistas,

Estou fazendo a automação de uma bomba do tipo submersa. Ela é monofásica e a rede elétrica também. Esta bomba faz o abastecimento de um bebedouro para gado e é ligada duas ou 3 vezes por semana.

Para automatizar o processo comprei dois sensores de nivel lateral para serem instalados como na foto

Dessa maneira quando o nível da água desce para o nível minimo a bomba é acionada e quando retorna ao nível máximo ela é desligada. Ainda não instalei mas o sistema cumpre o que promete. A minha duvida está em um acionamento externo, uso esta bomba também as vezes para abastecer o trator e do jeito que está não consigo acionar sem mexer nos sensores. Acredito que isso nao seja o recomendável então penso em colocar um outro disjuntor ou então um botão para ligar e desligar a bomba. Eu posso fazer essa ligação? Em anexo vai um diagrama, bem simples, de como penso em fazer. 

A contatora é: CW07 WEG 220V 7A

Os sensores são: LA16M-40 ICOS

A bomba não lembro as especificações mas é uma simples se nao me engano 350W

Obrigado 

Exibições: 3659

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

kkkkkkk

vou fazer e ja mando aqui

Abs

Então voce vai começar a encher a bomba manualmente, no Liga / desliga?

Abs.

Não, é só para nao correr o risco de queimar outro sensor. Assim confirmando o sistema eu compro o outro sensor e coloco no lugar entendeu?

Só vou confirmar a montagem kkkkk

Abraço

Ja sei, vai usar os interruptores para simular os sensores, tudo bem.

O que eu pergunto é o seguinte, ao iniciar, porque a bomba envia agua se ambos sensores estão abertos? Não entendi a logica, para mim um sensor era para manter um nível mínimo de agua no reservatório e o outro para parar quando encher, mas aparentemente parece outra coisa, quando você desenhar vou entender melhor.

Abs.

Eles estão ligados quando os dois se fecham, energiza a contatora. Quando os dois se abrem, ela desarma.

Veja este video, o principio é o mesmo só que os sensores ficam invertidos.

https://www.youtube.com/watch?v=Y2Y_J3H52Ow

Abraço

Bom dia Luciano, 

Espero tenha solucionado, não esqueça de relatar aqui para que o tópico não fique órfão.

Abs.,

Olá Pessoal, eu conferi o esquema de ligação com o programa CADe SIMU que foi recomendado pelo Carlos Kwiek e tudo estava correto. Devo ter invertido algum fio na ligação e não percebi, infelizmente os sensores de nivel novinhos vão para o lixo, não estão mais fechando.

Vou providenciar os novos amanha mas ja fiz a montagem do circuito na caixinha e ficou bem legal. Para fazer os testes utilizei interruptores residenciais comuns. Coloquei 3 prensa cabos para fazer a alimentação, entrada de sensores e saida para bomba, ficando mais organizado. Dentro da caixa ficou  o contator WEG CW07 e um disjuntor duplo.

Vou utilizar cabos PP para ligar os sensores a caixinha, como preciso de 3 vias vindas dos sensores, vai ficar perfeito. Pra evitar usar fita isolante e emendas ruins coloquei 3 conectores.

Abaixo estão as fotos de como ficou show de bola. Muito obrigado ao Carlos Kwiek e ao Jorge Moises pela ajuda e quando estiver instalado no local eu coloco mais fotos e deixo este tópico como Concluido.

Abraço

Anexos

O arquivo do CADe SIMU que fiz os testes vou colocar em anexo também, para os que estão iniciando com comandos eletricos como eu, este programa é excelente muito melhor do que queimar seu sensor kkkkkk. 

Abraço

Anexos

Menos mal que existem os simuladores, já pensou fazer um avião cair pra ensinar um piloto a usar um boing?

kkkkkkkkkkkkkk

Abs.

Parabéns,

Esta ficando bacana!

O uso da fita isolante por convenção, foi abolida praticamente em aplicações eletrônicas, fez bem em não usar, mas sempre é bom lembrar, que hoje para fazer emendas se necessário existe o produto, o tubo termo retrátil, que além de isolar permite um acabamento profissional, vem em diversas bitolas e com aquecimento de pistola, ou secador de cabelo por exemplo na falta de uma pistola de ar quente, retrai 50% o seu diâmetro, ou seja, se for usar em uma união de um cabo de 2,5 mm por exemplo, devera usar o tudo de 4mm e aquecer o mesmo para molda-lo. Segue imagem.

Abs.

Excelente ideia mestre Carlos, vou procurar este tipo de tubo. Acho que daria um acabamento mais bonito nos terminais também. O conector que mencionei é bem interessante também, eu coloquei eles porque as é fácil de conectar e fica bem fixo com os parafusos

Abraço, segue imagem

Sim, o velho e sempre útil barra sindal, o pessoal acostumou a chamar estes bornes pelo nome da marca Sindal.

Cuidado com aplicações com motores, eles não são muito resistentes com grande consumo, ainda que creio sua bomba é de pouca potencia, é mais pratica que a emenda em caso de manutenção, mas para mais corrente existem estes bornes para trilho DIN

http://ecatalog.weg.net/files/wegnet/WEG-bornes-linha-btw-50022910-...

Abs.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço