Boa noite, estou com uma dúvida quanto ao funcionamento do sensor de presença e movimento PIR.

Montei um circuito que utiliza um sensor de luminosidade, o PIR e um relé de modo que, verificando determinadas condições, o relé acende uma lâmpada de 70W.

O sensor PIR possui um tempo de delay que pode ser ajustado diretamente no dispositivo. Após a detecção de presença, o relé acende a lâmpada durante o tempo de delay selecionado no PIR, mas  após esse período, o relé apaga a lâmpada durante o mesmo tempo de delay, e só acende após esse tempo.

Gostaria de saber se há alguma forma de fazer com que o sensor PIR verifique a presença ou não sem que o relé apague a lâmpada durante o tempo de delay.

Já tentei colocar um delay diretamente no código e também fiz tentativas com estruturas de repetição, mas o mais próximo do ideal que consegui foi com que a lâmpada piscasse ao final do tempo de delay, mas quero que ela se mantenha acesa enquanto o PIR verifica.

Grato, Pedro.

Exibições: 2006

Responder esta

Respostas a este tópico

Favor responder o meu questionamento. 

Como ligou esse LDR ? tem algo estranho nesse valor seu . 

Informe os valores - escuro e claro. 

Liguei segundo uma apostila da Robocore.

Esse valor 60 é só um teste. Aqui na minha casa os cômodos necessitam de mais ou menos uma leitura de 200 para não precisarem de luz extra.

Acredito que o problema esteja no sensor PIR e no programa, não no LDR.

Então, testei seu programa mas após os 10 segundos que você estipulou, o relé continua apagando a lâmpada enquanto o sensor verifica, Não quero que o relé desligue a lâmpada enquanto o sensor verifica.

então vamos fazer assim. exatamente o que quer que o seu codigo faça? tipo passo a passo. Como dizia a minha avó tim-tim por tim-tim

Certo.

Quero que meu código trabalhe com o sensor PIR e o LDR.

Se a luminosidade for maior que a estipulada, o Arduino não aciona o relé.

Se a luminosidade for menor que a estipulada, o programa verifica o estado do sensor PIR. Se houver presença, aciona o relé, se não, não aciona.

Basicamente é isso, mas não sei se devo colocar algum delay ou mexer em alguma coisa no sensor ou no relé, porque quero que o PIR verifique presença ou não sem que o programa desligue o relé.

bom fikei confuso, o codigo parece ser bem simples mas estamos falando em idiomas diferentes.

1º - vc diz aqui que quer que o PIR ligue ou não ligue o relé: "o programa verifica o estado do sensor PIR. Se houver presença, aciona o relé, se não, não aciona."

2º - depois vc diz que não quer que o relé desligue: "quero que o PIR verifique presença ou não sem que o programa desligue o relé".

3 - afinal e para o sensor de presença acionar o relé ou não?

4 - entendi que se o LDR verificar que esta de dia ele nao faz mais nada nem com o relé nem com o PIR certo?

5 - caso for noite ou escuro o PIR entra en ação verificando se a alguem no ambiente, se ouver liga a lampada(relé), CErto? se  esta pessoa sair do anbiente o PIR via esperar um pouco e desligara. CERTO? mas caso ela fike andando em circulos no anbiente o PIR vai detectar ela e vai manter o relé ligado. certo?

1) Quero que o PIR ligue o relé se houver presença e luminosidade menor que a estipulada. Se não houver presença quero que ele desligue o relé.

2) No entanto, o PIR está configurado no hardware para ter um tempo de detecção de 5s, Logo ele fica 5s detectando e 5s configurando. Porém, nesses 5s configurando o PIR está desligando o relé, e não quero que ele faça isso. Quero que o relé seja desligado somente pelas condições que estão programadas.

3) Se houver presença e luminosidade abaixo do estipulado, quero que ligue. Se não, quero que deligue.

4) Certo.

5) Certo.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço