Olá, estou montando um projeto de uma enroladeira para carretéis.

Estou fazendo uns testes num motor de passo que retirei de uma impressora matricial antiga.

O motor é híbrido, estou utilizando como unipolar.

Estou acionando ele através do arduino, optoacopladores e mosfets.

Liguei ele em 5VCC e ele funcionou bem, porém o torque ficou baixo.

Depois liguei em 12VCC, o torque aumentou, porém o motor esquentou bastante.

É normal motores de passo esquentarem muito? Será que precisarei utilizar ventilação forçada?

Segundo o fabricante a tensão máxima é de 75 volts.

Segue abaixo osdados do motor.

O que tenho é o modelo 0100.

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Respostas a este tópico

Isso é bem tipico de motor de passo...

Ele tem um limite de tensao, um limite de corrente e uma resistencia... Se vc fizer algumas contas vai ver que nao bate nada com nada.

75V a 5Ohms dariam 15A mas ele aguenta só 1A...

O que acontece é que com ele em movimento surge um fenomeno chamado auto inducao. Ele mesmo gera tensao, que concorre com a que vc esta colocando (subtrai).

O melhor jeito seria vc prestar bastante atençao no limite de corrente e usar uma tensao variável. É isso que fazem os drivers mais modernos. Usam um PWM para baixar a tensao e tem uma realimentaçao pelo pino sense pra saber a corrente.

Em outras palavras, usar um integrado driver que tenha PWM. Como o L297+L298

E como podemos ver nas especificações que postou, a classe dele é B (130°).

Então não há problema em manter entre 80 e 90° em funcionamento.

Se estiver num local frio, essa marca pode até ser aumentada.

Mas o usual é manter abaixo de 90°.

O verniz sofre menos, e consequentemente dura mais.

Nos meus, são de 4.6A, quando uso a cnc por mais de 5 horas ininterruptas é impossivel manter o dedo neles mais que 2 seg.

Eles já tem 5 cinco anos de trabalho na máquina e nunca deram problemas.

A tendência deles é esquentar mais quando alimentados, mas parados.

Por isso é importante um driver pwm como já disse o colega Eduardo, e de preferência que tenha um circuito redutor de corrente.

Abs

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