Sei que tem material aos montes na internet. Mas a maioria ensina a teoria, como funcionam, etc.

Eu quero entender na pratica, como usar e se posso usar um capacitor com corrente continua, porque li que ele é usado em corrente alternada. E queria saber quando ele descarrega a corrente dele, se é quando acaba a tensao ou quando diminui ou algo do tipo.

Quando ao transistores, eu entendi que é tipo uma válvula, que voce pode fechar e abrir o circuito atraves de pequenos sinais, queria saber como especificar, como vejo aqui o pessoal falando, que tem varios modelos, acho. E para o que mais ele serve, pois pelo que eu vi ele aumenta a corrente, se nao me engano.

Obrigado desde já.

Exibições: 2910

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom... não sei muito de eletronica, mas vou tentar te ajudar um pouco com transistores.


Essa ideia de válvula é muito boa, basta pensar que quando tu abres ela, o cano tem fluxo, logo a "água" pode passar. Quando fechas, a água pára de passar. Com transistores é o mesmo, terás 3 pinos: um serve de entrada, um de saída e um de "válvula". Dependendo do que botares va válvula, o que está na entrada poderá passar ou não para a saída. Isto depende também do tipo de transistor, alguns abrem com HIGH outros com LOW.

Quanto a corrente... pra acionar um circuito precisas de 1A, mas a saída do arduino fornece menos que 1A. Imagine que para acionar a válvula de um transistor de 2A precises de 50mA, isso torna possível controlar a válvula com o arduino. Para tanto, basta ligar a válvula no pino do arduino, a entrada na fonte de alimentação e a saída no seu circuito, afinal seu transistor suporta 2A e tu precisas de 1A.

Sei que o pessoal aqui poderá te dar mais detalhes, mas acho que já dá pra teres uma ideia.

Entao o transistor serve como uma fonte de corrente?

E obrigado pela resposta.

Não... ele serve como... um "interruptor" ou um "botão digital". Ao invés de apertares o botão, tu ligas um pino dele ao arduino e este pino vai falar se ele está "apertado ou não". Entendeu?

Sim, eu entendi isso. Eu to falando ali onde voce fala sobre uma corrente.

A minha pergunta reformulada seria: "Entao o transistor além de servir como uma válvula, serve como uma fonte de corrente?"

Não seria uma fonte... ele apenas faria uma ligação "direta" com a fonte. Isto serve pra quando precisas ligar algo apartir de um dado que passou por outros componentes. Quando o dado vêm de outros componentes, a corrente dele não costuma aguentar mais que alguns mA, senão queima o componente. Com isto se faz um "atalho" para a fonte.
Mas ele não vira fonte, apenas tem uma ligação que suporta uma corrente maior.

Aaaaaaaaaaaah, agora que eu entendi.

Mas escuta, porque nesse circuito nao se liga o pino digital direto no relé?

É o seguinte.. o transistor serve como se fosse um relé, mas com algumas diferenças..

No relé tu aciona um circuito com voltagem e uma corrente apartir de outro circuito com outra voltagem e corrente.
Ex: com 5v e 1A tu ativas um circuito de 500v e 5A.


No transistor em questão, tu podes ativer um circuito com uma corrente por um outro circuito com outra corrente, mas com mesma voltagem. Isto por não possuir isolamento!
Ex: com 5v e 50mA tu podes ativar um circuito de 5v com 1A.

Neste caso que tu mostrastes, o relé deve necessitar uma corrente maior do que a oferecida pelo arduino. Neste caso, usa-se um transistor que exige uma corrente menor para ativar o relé, que necessita uma corrente maior.

Aee, chegou exatamente no ponto que eu to com duvida.

"Neste caso, usa-se um transistor que exige uma corrente menor para ativar o relé, que necessita uma corrente maior."
-----

Entao tem outra propriedade do transistor alem de abrir e fechar circuitos, né?

Que propriedade é essa? ele amplifica a corrente?

Na realidade, tem várias coisas... Mas nesse caso ele só fecha mesmo. A diferença é que o transistor precisa de uma corrente menor que o relé.

Ex: Se nesse caso o relé precisar de 100mA pra ser ativado e o arduino só fornece 20mA, então se usa o transistor que precise de 50mA como intermediario. Então o arduino ativa o transistor, que ativa o relé, já que se tentar ativar o relé diretamente pelo arduino, vai queimar.

Mas se o transistor só fecha o circuito, o relé nao vai acabar puxando do arduino de qualquer jeito?

Não, são circuitos alimentados separadamente.

Nesse circuito que postei?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço