Boa tarde amigos, é muita pretensão minha querer construir uma router 5 eixos para usinar um bloco de motor em  alumínio ou ferro fundido? Não precisam responder, é uma pergunta retórica! Pois bem, fiz uma pesquisa breve e constatei que a router trabalha com dois tipos de motores: o servo motor e motor de passo. Motor de passo mais preciso e o servo motor, mais potente ( mais rotação?) É possível criar uma máquina para o fim descrito acima usando o motor de passo( mais barato)?. Os motores seriam só para os eixos, a ferramenta de corte iria usar uma fresadora . 

Exibições: 683

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite, 

Para usinar um bloco de motor de alumínio ou ferro fundido, precisará de motores de passo potentes (no meu ponto de vista).

Esses motores mais potentes são mais caros. 

Para controlar o movimento da cabeça (fresadora) com servomotor é muito mais complicado e caro. 

Em outro fórum, um amigo respondeu que se eu usar um motor de passo com um torque de 30 kgf.cm aliado a uma redução planetária, da conta do recado. É possível?

Olá Wesley, bem vindo ao grupo,  espero que no futuro cmpartilhe suas descobertar com todos ok....

Vamos lá por partes kkk..

1o. Potente tem relação com TORQUE/FORÇA e não com velocidade,    quando se fala de Router o fator velocidade tem muita relação ao material a ser trabalhado, por exemplo, plasticos, tem a questão que dependendo da velocidade ao inves de cortar, ele "derrete" o plastico o qual volta a colar, e ai a peça fica uma merda, isso se resolve com controle da velocidade, ventilação e a fresa a ser usada.

2o. Praticamente todas as Router montadas com orientação pela internet, a galera usa MOTORES DE PASSO NEMA.       Quando você vai compra-los, eles são ofereidos por Peso que suporta ( 10kg,  15kg, 30kg, etc.)  logo, você pode comprar e montar sua router,  se no futuro perceber que precisa de mais força, é só comprar e trocar os motores sem problema algum, pois a estrutura restante é a mesma.

3o. Questão VELOCIDADE x FORÇA,   veja bem,   Routers são maquinas matematicas,  logo, um truque comum a quem usa a router, é Numero de passagens x dureza do material x Força dos Motors x Tipo de Fresa...

      Resumindo,  Se você tem uma router com motores não muito potentes, mas tem uma fresa boa e direcionada ao material que vai trabalhar,   o truque esta em fazer varias passarems para fazer um corte,  ou seja, digamos que você tenha uma chapa de 10mm,  ao inves de mandar o router fazer um furo dos 10 cm e sair cortando de uma só vez,   você manda ela fazer 10 passagens cada uma com cortes rasos de 1mm, o que é muito mais facil de cortar.

4o.  O Claudio Fernandes matou a pau na dica,  quanto mais duro o material que você pretende trabalhar, mais frime devera ser a estrutura da sua router, e não apenas isso,  os trilhos, guias lineares, e materiais da composição dela tambem devera se muito robusto,      no meu caso eu fiz uma router apenas pra cortar MDF,  logo, não precisei de tanta robustes,  fiz com trilhos de gaveta e barras roscadas, e funcioana muuuuuito bem.

    Por ultimo, tem alguns excelentes videos de construção de routers no Youtube,  eu usei muito do conhecimento do Marlon Nardi,  fiz meu proprio projeto, mas as linhas gerais aprendi com ele.

Ah, só mais uma coisa, ainda tem a questão do software,  Aspire Vectric, Artcam, SolidCam,  você já se meteu a estudar algum?    você vai descobrir que fazer a router é só 50% do problema, modelar as peças e criar planos de corte tambem exigem um baita nível de emprenho no aprendizado.

   Eu por exemplo hoje uso o Plugin SketchuCam no Sketchup, pois domino o software, mas meu sonho é aprender a fazer cortes 2.5D,  

Uma estrutura de metalon robusto não seria suficiente?

Eeeeexatamente Claudio,  Metalon de 60 x 60 de chapa 2 ou mais, e ainda preenchida por concreto acho que daria bem a conta, mas lembrando que mesmo com elas, a estrutura teria que ter bastante amarração, tipo mãos francesas.

   Aconselho observar no youtube pessoas que montaram CNCs para trabalho com blocos de metal, lá tem com certeza, e você poderá ver que o que eu e claudio estamos falando sobre a necessidade de robustês é muiso sério.

    Mas como eu disse antes, você deve procurar tambem se informar sobre GUIAS LInEARES PROFISSIONAIS,  

     Outro fator a ser lembrado, é que seja uma router, seja uma furadeira de bancada que vai trabalhar colocando metal contra metal ( metal da fresa x metal da peça),  deve ter resfriamento, senão você queima e cega a fresa.

   Dei uma olhada em videos no youtube e achei uma CNC ate normalzinha usinando metal,  mas você pode ver que ele segue o que falei acima,  ele usa o principio da multiplas passagens no mesmo lugar, ou seja, o cara chega a desbastar camadas menores de 1mm, a coisa é tanto que no video o cara acelera senão demora pacas.

https://www.youtube.com/watch?v=_atw3e0nIrg

ACHEI interessante tambem a visão dessa cnc de 5 eixos com arduino, mas é só o projeto

https://www.youtube.com/watch?v=zuDK-uluB6g

Obg pela atenção de todos. Essa comunidade é muito útil.

Boa tarde Sr. W.
observei aqui que vários amigos já tentaram ajuda-lo na sua dificuldade.


Mas antes de tentar ajudá-lo, vou contar uma história.
A história é longa, mas vou resumir ao máximo sem perder a essência.


" A princesa queria a lua, e sua saúde piorava a cada dia que ficava sema a lua.
   O rei depois de executar todos científicos do reino, por que não conseguiam obter a
       lua para a princesa, sentou-se no seu trono desesperado.
   O bobo da corte então indagou: Sr. rei já perguntou à princesa como é a lua que ela quer?
   O rei indagou a princesa, que respondeu. É uma bola de prata bem brilhante do tamanho de uma uva.
   O rei mandou confeccionar a lua e todos viveram felizes para sempre.  "

 

Muito bem, dito isto, pergunto:

  Como é este bloco de motor que o Sr. quer fresar?

        De aeromodelo, de moto, de carro, de caminhão, de foguete atlas........?

  De que material é o bloco? 

         De plástico, de resina, alumínio, de ferro doce, de aço, de carbide, .......?

  É protótipo ou produção?

   att. Sr. rei.

RV

O bloco do motor seria de carro em alumínio .
Ainda bem que não usou a palavra impossível!

Concordo com o Cláudio,

A precisão da usinagem de um bloco de motor deve ser muito crítica. 

Qual a precisão necessária? 0,01 mm? 

Para conseguir essa precisão, creio que precisará de motores de passo com redução. 

Sou torneiro, mas por infelicidade do destino, não exerci a profissão. Tenho uma certa experiência em usinagem e já tinha considerado o fato de fazer mais passagens/corte e aumentar o torque com reduções e duminuir a velocidade para uma precisão maior. Só não sei se o motor de passo tem uma eficiência de 0,01mm.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço