Amigos,

me deparei com um problema.

Tenho um arduino controlando uma irrigação. Ele faz o trabalho de ligar moto-bombas no horário programado. Acontece que estamos começando o ciclo de chuvas e não é todo dia que preciso irrigar.

Como fazer para criar um modo automático e manual. Queria um botão onde pudesse fazer isso.

Alguem sugere alguma estratégia?

Exibições: 2681

Responder esta

Respostas a este tópico

Tipo monitorando o estado logico de uma das entradas , se caso for 1 estara no automatico e liberara toda a lógica da irrigação que estara dentro de um while

tipo

while(Buttonstate = 1){

toda a logica automatica...

}

While(buttonstate== 0 )

{

toda a logica manual....

}

Só um exemplo mesmo para quem sabe poder lhe ajudar .

Ilgner,

valeu pela ajuda. Eu queria era isso mesmo. Então, com base em uma entrada disparo a programação.

Vou planejar algo aqui e postar para comentários.

Ola, amigo fiz um programinha para um amigo da Africa do Sul e postei no youtube, de uma olhada e veja se serve para vc dai eu te envio o codigo. procure por irrigador automatico com arduino, postado por Rodrigo Araujo.

 Apenas para completar ele tem dez opções de horas para programar e todos os programas são salvos na eeprom.

Ex: se você programar uma hora qualquer, antes de ligar a bomba ele avalia se a umidade do solo esta abaixo do valor que você deseja, caso esteja ele faz a irrigação caso não esteja ele aguarda a proxima programação.

Alem disso você pode irrigar ate a umidade ser atingida ou irrigar apenas por um determidado periodo de tempo.

Rodrigo,

Sua ideia parece muito legal. Vou assistir o video e posto meus comentários.

rodrigo, muito massa seus projetos.. queria saber se você pode fornecer o codigo do temporizador que você publicou no youtube! 

Amigo envio sim, basta você me passar um email com o link do vídeo para eu te o código.
Segue email: rodrigo.rja@hotmail.com

Abraços.

Valeu Rodrigo, te enviei um emaiil! Att

Por favor poderia, se possível me passar o codigo da programação, estou montando um sistema similar, na verdade ja até o montei mas uso só delays entre os tempo de ligado e desligado dos canais, gostaria de fazer um menu como este que criastes, para comutar para o modo dos sensores de humidade, desde já agradeço (Ps: as fotos mostram o projeto q ja montei gostaria agora de adicionar esse conceito com o lcd, sensores e o programa pra fazer a comutação)

Anexos

Amigos..., estou precisando construir um sensor para fazer leitura do tamanho de gotas de óleo em água. Tal procedimento passa ser viável quando uma gota de óleo é capturada por um tubo capilar de vidro e se transforma em um elipsoide cilíndrico ou bala dentro do capilar de vidro. Os capilares possuem diâmetros internos de 1 a 2mm. A ideia é criar uma célula com fototransistor em que uma led emissor de luz emite um sinal luminoso a um LDR. A problemática é que o LDR deve ler o comprimento de onda da luz em um meio que pode alterar a refração da luz, assim imaginando que o meio contínuo seja a água a luz emitida do led sofrera uma refração que será capturada pelo LDR mantendo o sinal constante, imagina que nesse meio agora em um fluxo contínuo com velocidade constante dentro do capilar de vidro passa uma elipsoide de óleo com um dado volume... o sinal da luz recebida pelo LDR sofrerá uma refração diferente como se fosse uma pertubação no sinal... a partir do diâmetro do capilar, comprimento do elipsoide cilíndrico e sua velocidade... possamos determinar o diâmetro da gota de óleo.  Considerando como parâmetros operacionais além do diâmetro do capilar de vidro o a velocidade da gota dentro do tubo, a refração da luz capturada pelo LDR, e o comprimento do elipsoide cilíndrico formado dentro da capilar

aqui no lab, tem sensor de chuva..

usa uns sensores de umidade tambem.. só liga se for preciso. 

Tá parecido com o trabalho que to desenvolvendo, só que não controla a umidade e sim a temperatura, e não liga em horarios predeterminados, mas em intervalos de temperatura. Dá uma olhada no código e vê se tem alguma coisa que ajuda:

http://pastebin.com/qLfGiWUg

Ficou show Alexandre principalmente a sequência de códigos que você usou..., mas meu projeto não mexe com umidade..., é gota mesmo de óleo em água, como uma emulsão. Velho, meu gargalo está em encontrar os sensores adequados e pequenos. Cada célula terá dois LDR para monitorar a velocidade das gotas de óleo, olhe aí as imagens que postei.

Vlw brother.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço