Esse controle remoto é simples e serve para você acionar os dispositivos mais variados, o custo é baixo e com criatividade e um pouco de conhecimento em eletrônica você pode utilizar esse controle para acionar LEDs, lâmpadas, motores, criar seu próprio veículo remotamente operado, entre outras opções.

Primeira parte, montagem do Transmissor:
Itens necessários:
- 1 HT-12E (encoder);
- 1 DIP Switch;
- 1 resistor de 1MΩ 1/4W;
- 1 Transmissor Wirelles KST-TX01;
- 1 Interruptor liga/desliga;
- 4 botões de pressão (pode ser NF ou NA);
Opcionais:
- 1 capacitor eletrolítico 6.3V 2200uF;
- 1 LED verde 5mm;
- 1 resistor de 470Ω 1/4W;
A ligação:
A ligação dos componentes é mostrada no circuito a seguir:

O interruptor serve para ligar e desligar a transmissão, a antena para o transmissor e (receptor) pode ser de 1 clip de metal ou um pedaço de arame de mais ou menos 15cm. Os pinos A0 até A7 são utilizados como "chave" pelo encoder para "criptografar" o sinal a fim de evitar interfências de outros transmissores, nesses pinos você coloca o DIP Switch, assim você pode escolher a configuração de conectado ou não ao GND. Veja a imagem do meu transmissor:

Note que o DIP Switch possui apenas 4 interruptores mas já é o necessário, o LED e o resistor eu coloquei depois do interruptor, para saber quando o circuito está ligado, o capacitor está ligado depois do LED, e apenas garante um fornecimento de energia mais uniforme ja que posso utilizar a mesma fonte de energia para vários controles ao mesmo tempo.
Esses 4 botões de pressão são do tipo NA (Normalmente Aberto), significa que quando pressionar ele fecha o circuito enviando um sinal LOW para o receptor, se você deseja que ele envie um sinal HIGH para acionar o circuito ele deve ser NF (Normalmente Fechado), assim as saídas do receptor estarão sempre com um sinal LOW e quando o botão é pressionado ela libera um sinal HIGH.
Para a alimentação do controle estou utilizando uma bateria de 4,8V, mas você pode adicionar um circuito regulador de voltagem LM7805 e alimentar o transmissor com uma bateria de 9V comum mesmo.
Segunda Parte, montagem do receptor:
Itens necessários:
- 1 HT-12D (decoder);
- 1 DIP Switch;
- 1 resistor de 47KΩ 1/4W;
- 1 resistor de 470Ω 1/4W;
- 1 LED azul ou vermelho 5mm;
- 1 Receptor Wirelles MRF00040;
Opcionais:
- 1 capacitor eletrolítico 6.3V 1000uF;
A ligação:

O LED colorido (vermelho ou verde) serve para indicar a comunicação entre transmissor e receptor, quando ambos estão conseguindo se comunicar o LED está ligado, quando há transmissão de dados (algum botão foi pressionado no transmissor) o LED pisca.
Da mesma forma que no transmissor o DIP Switch é colocado nos pinos de A0 até A7, e para haver comunicação entre transmissor e receptor, a configuração do DIP switch deve ser a mesma em ambos. No esquema onde existem 4 resistores de 470Ω juntos com os LEDs verdes, você substitui pelo circuito que deseja acionar, no meu caso coloquei pinos macho que posso conectar à uma pequena placa com um microcontrolador pré programado onde posso acionar um servo, um motor ou qualquer coisa.
Veja uma foto do meu receptor:

Estes pinos eu coloco eles conectados nessa placa:

Que nada mais é do que um Atmega328 com uma programação que lê os valores de input e com base neles faz uma determinada ação, como por exemplo acionar motores pequenos com esse circuito:

Todos são circuitos simples de montar, basta saber um pouco de eletrônica, ou então pesquisar (Google está aí para isso). Segue uma foto com mais detalhes do DIP Switch:

Repare que como a configuração é a mesma (pinos 1 e 2 desligados, pinos 3 e 4 ligados) o LED azul do receptor está ligado indicando que os módulos estão conseguindo se comunicar normalmente.

_________________

Exibições: 11554

Responder esta

Respostas a este tópico

quanto sera que fica o valor destas placas?

eu não tenho uma base para lhe informar

mas  elas não ficam muito caras

Só uma dúvida que não entendi bem, o DIP Switch eu posso conectá-lo em qualquer pino do A0 ao A7? ou tem alguns específicos?

Atenciosamente,

João Manoel Almeida

olá,

qual é o alcance máximo permitido para emissão do sinal?

obrigado =)

Você pode postar o código do arduino que lê os bits do encoder?

muito bacana o projeto.

Olha Mateus gostaria de saber se vc conhece muito de eletronica de potencia?

Parabéns!

achei bem interessante isso, estava procurando algo do tipo... (:

vou tentar fazer...

gostaria de saber se ele so possui 4 comandos,  no qual seria igual um controle de carrinho comum, e  teria algum encoder com mais comandos?

interessantisso seu projeto você não poderia disponibilizar a a programação em C para a gente.

Esse cirucuito não possui programação. É só os encoders.

Circuito básico só de eletrônica.

alguem sabe fazer o codigo para o arduino funcionar com estas placas?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço