Olá, bom dia, tarde ou noite à todos.

Gostaria do conhecimento de vocês sobre Arduino para me ajudar em um projeto.

Recentemente criei um projeto para conclusão de curso e gostaria de torná-lo um produto final.

Esse meu projeto utiliza o Arduino Mega com alguns módulos, do tipo, bluetooth, RTC, Relé, etc...

Gostaria de saber como posso fazer/contratar uma empresa que faça, para ter em uma placa só, todos esses meus componentes, qual a maneira mais viável para isso. E em questão de uso comercial do Arduino como base do projeto, quais seriam meus impasses?

Para ajudá-los a entender e responder minha pergunta, em meu conhecimento (que não é muito rs) penso que poderia mandar confeccionar uma placa com os componentes do Arduino + alguns módulos, e alguns barramentos ou conectores o que for possível, para conectar outros módulos, e tudo isso funcionar igualmente ao Arduino, para que eu possa inserir meu código fonte que já funciona nessa nova placa. Minha intenção é que com isso eu remova a protoboard e os fios que utilizo para conectar todos esses módulos, que para um produto não é o ideal pois qualquer coisa pode danificar e/ou desconectar os componentes.

Agradeço desde já e fico no aguardo da ajuda de vocês!

Até mais!

Jonata Santos.

Exibições: 405

Responder esta

Respostas a este tópico

Jonata,

Não há qualquer problema em montar uma placa sua com componentes e configuração do Arduino, mesmo de licenciamento, já que ele é uma arquitetura aberta. O maior problema são os custos, pois poucas empresas brasileiras aceitam fazer placas em pequenas quantidades. Isso vai ser imprescindível, principalmente nas fases alfa e beta de seu projeto. Eu já fiz alguns projetos aqui baseados no uno e no mega. Para isso, recorri ao mercado chines, que topa fazer de dez em dez placas até arredondar o seu funcionamento.

Tenho duas sugestões que eu usei sem problemas. A primeira é a empresa Itead ( https://www.itead.cc/open-pcb/pcb-prototyping.html)

A segunda, trata-se de uma empresa pequena e que atende muito bem (eu já fiz placa smd com ela ja com componentes montados e não tive problema). Eu não tenho site desta empresa, apenas um contato via skype da funcionária Sunny. Voce consegue escrever em inglês pra ela e ela te responde em inglês. (sunny.yu262). Na Itead, o tratamento é muito formal, já com a Sunny, o relacionamento é mais pessoal, ou seja,  voce pode trocar ideia com ela sobre a produção das placas.

De qualquer forma, isso só serve para a fase de protótipo, pois você como pessoa física, só pode importar para uso próprio, a não ser que você faça uma importação legal. Não vale a pena correr risco neste caso. Tive umas placas apreendidas e de 60 dólares que imaginava pagar, tive que bancar R$ 1200,00 de multas e impostos, ou seja, não valeu a pena o risco.

Espero ter ajudado.

Zé Roberto

José Roberto bom dia, 

Mas e seus projetos? Deram certo ou desistiu deles ?

Será que não existe nenhuma empresa no Brasil que fabrica placas SMD em pequena quantidade. 

Conheci um cara que monta placas SMD aqui em BH, mas parece que o processo é manual e artesanal...

Caro José Gustavo,

Alguns vingaram...Muito mais como hobby, do que pra ganhar alguma coisa. Mas ainda não desanimei. rsrs. Estou com um projeto na forma para controlar volume em silos de cereais. O que pega aqui é o sensor. Para água é facil, sensor de pressão tem aos montes por ai. para sólidos(que é o caso dos silos) não é fácil, tem que usar ultrassom, que é caríssimo. To pensando numa régua eletronica. Vi um sensor no RS que tem um motorzinho colocado em cima do silo e ele deixa descer um pendulo até a superfície, medindo quanto de corda desceu. Achei meio amador, mas li que funciona. Se tiver alguma sugestão, será bem vinda. 

Quanto as placas, a melhor opção que achei foi essa moça chinesa. Comprei dez placas com ela 10x10cm com varios componentes, inclusive um Atmega2560 por 30 dolares cada uma. Duro foi explicar na alfândega que não era pra revender e ainda ter que morrer com a multa de 1200 paus.

Importante é não desistir! 

Caro José Roberto, 

Essa política brasileira de querer cobrar impostos abusivos em tudo é revoltante ! 

Quando seremos um país livre desses desmandos ???

Eu também sonho longe com projetos voltados para microcontroladores. No momento só estou estudando e aprendendo muito. Acumulando conhecimento. E aqui no Lab, ao tentar ajudar os colegas, tenho me desenvolvido muito !  Adoro estudar eletrônica. 

Fico pensando  comigo mesmo. O cara que desenvolver uma máquina de Pick and Place barata e funcional terá sucesso. Assim como uma CNC ou impressora 3D. 

Sobre o seu projeto, sugiro que abra um novo tópico. Assim ficará mais fácil para a gente tentar ajudá-lo. 

Abraços 

Gustavo Murta 

Bom dia , algumas repostas podem ser encontradas aqui :

https://www.arduino.cc/en/Main/FAQ

https://forum.arduino.cc/index.php?topic=37935.0

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço