Prezados,

Não achei nada sobre isso, então... como se constrói um protótipo pra fazer uma case (é assim que chama?) para um projeto? Preciso acomodar os seguintes componentes da foto, mas não sei como, quero deixar tudo preso, fixo, como um produto. Aí vou mandar fazer uma caixinha "de verdade", de plástico.. tipo na Eplax.

grato,

Fabio.

Exibições: 3559

Responder esta

Respostas a este tópico

Se o seu projeto já esta funcionando e você esta conforme com o resultado, sugiro que faça um esquema das conexões, e monte tudo em uma placa de circuito impresso, se não souber fazer um esquema, faça pelo menos um esboço, depois de montado em uma placa de circuito impresso, mande tudo para Eplax e eles desenvolvem o projeto do gabinete para você.

Os custos que ira ter caso você mesmo não faça são os seguintes:

Desenho do esquema elétrico baseado no seu esboço.

Layout da placa onde estará montado seu projeto unindo as trilhas de ligações e as ilhas para soldar os chicotes para a botoeira e o Display.

Fabricação da placa de circuito impresso em base ao layout. Minimo 05 placas.

Se quiser a placa com os componentes montados, devera adicionar mais custo por isso.

Uma vez que tenha a placa, envie a mesma para a Eplax, eles irão passar um orçamento para você, mas o custo inicial de desenvolvimento você terá que pagar uma vez, depois cada gabinete terá o preço estipulado por eles no orçamento.

Esta é uma maneira profissional de colocar seu projeto de maneira que tenha um acabamento e documentação adequada, calcule que aproximadamente ira ter um gasto de no minimo $2500,00 reais para as 05 primeiras pracas terminadas em o gabinete, mas depois disso como terá o layout e o desenvolvimento do gabinete o custo em fazer um novo cairá drasticamente, aproximadamente R$60,00 por cada placa, aproximadamente R$60,00 por cada gabinete.

A outra forma (Caseira) é você comprar um gabinete para eletrônica no mercado livre, e montar tudo você mesmo.

Espero ter ajudado.

Abs.

CK

CK,

Para um primeiro nível mais amador, usando placa perfurada mesmo, sairia mais em conta?

grato,
Fabio.

Com certeza Fabio, compre uma placa perfurada como você sugere, custo aproximado depende do tamanho aproximadamente R$20,00 no ML por exemplo, pode comprar uma placa como esta AQUI para o seu nano, os bornes facilitam prender os fios e soldar na perfurada as ligações.R$25,00. Gabinete (Caixa) para eletrônica no ML, aproximadamente R$20,00.

O resto é com você, soldar os fios para fazer as conexões que iram no lugar dos atuais jumpers, perfurar a caixa (Gabinete) para adequar a botoeira e o display etc.

Não aconselho deixar jumpers ou usar protoboards devido a que ira ter falsos contatos.

Boa sorte!

Abs.

CK

Top, CK. Muito obrigado.

att,
Fabio.

Por nada.

Abs.

CK

Esse programa de CAD é grátis. Nunca usei.

https://www.rs-online.com/designspark/mechanical-software

Legal, JGAM, muito obrigado.

Boa tarde CAP (Cebolinha Alho Pimenta).

Estou em viagem, e fica dificil digitar no celular, por ist vou resumir.

Quando quero projetar um case pra meus projetos, faço um prótotipo de papelão comum cortando-o com tesoura ou estilete.

RV

E aí RV?

Jóia, é uma alternativa tb, muito obrigado.

Uma forma interessante (e barata) de se fazer um protótipo de case é por impressão 3D, mas você necessariamente tem que ter a placa pronta (mesmo que seja uma caseira tipo dessas perfuradas) com todos os componentes modelados em 3D (eu modelo no FreeCAD) para depois modelar a caixa. Feito isso, a hora de impressão 3D custa 25 reais, e uma caixa desse tamanho pode levar de 4 a 12 horas de impressão, dependendo do formato.

Muito legal, AA. Creio que esse case que eu quero fazer deva ser perto da metade do tamanho de um roteador.. não faço ideia quanto tempo levaria para imprimir, umas 2h, talvez?

Depende de muitos fatores, é muito dificil estimar antes de ter o modelo 3D pronto... espessura das faces, formato, densidade de preenchimento, velocidade de impressão (que depende por sua vez de outros fatores associados)... pra vc ter uma idéia, um case somente para um Arduino Uno leva 2 a 3 horas. Em todo caso, o que sai mais caro é o projeto, que já é feito diretamente na modelagem 3D. E no caso dum case, deve partir do modelo 3D do próprio circuito, claro, prá vc usar as dimensões apropriadas no case. Porquê é tão caro fazer o modelo 3D se a impressão 3D é relativamente barata? Porque exige mão de obra qualificada e demora muito mais do que imprimir! Da última vez que fiz um case simples e pequeno, de 1h de impressão, levei o dia todo modelando. Depois que imprimi, descobri uma única partezinha com erro e tive que remodelar tudo novamente!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço