bom, descolei um "driver" pra 2 motores, com controle PWM, legal, fiz o programa controlador, uma gambi pra usar o nunchuck como controle do PWM... tudo maravilha, funciona que é uma beleza:



https://www.youtube.com/watch?v=8Mtlpj2Xq8Q

https://www.youtube.com/watch?v=9lMeDei-oXs

https://www.youtube.com/watch?v=o0ysT1vmOIs

Como viram, funciona, inverte a "polaridade" pra mudar a direçao do motor e tudo... mas isso SEM OS MOTORES CONECTADOS...

com os motores conectados, acontece algo muito estranho:

https://www.youtube.com/watch?v=lHpQXLnCQck




explicando: cada motor tem 2 leds informativos de direçao... vermelho=horario, verde=anti-horario
nesse ultimo video, liguei um motor so, o do lado direito...
estranhamente os 2 leds desse motor ligaram... medi a tensao, e ela ficou muito abaixo do que deveria(sem os motores fica em torno de 2.0 ~2.8v(eu limitei via software, porque meus motores sao de 3v), com os motores fica em torno de 1v apenas), entao penso que pode ser algum "rebote" do motor que esta devolvendo tensao pra placa onde nao deveria... ou algo assim (sou noob de eletrica)
o que eu poderia fazer pra resolver esse problema?




se precisar de info sobre o "driver", é esse aqui:
http://www.robotshop.com/world/dfrobot-arduino-compatible-motor-shi...

configurado com pwrin(entrando entre 4.8 e 5.2v) e controle via PWM


Sei que isso nao parece normal :P... é como se, com o motor, ele produzisse uma corrente na direção contraria a corrente que eu "pedi", um pouco mais fraca, que anula parte da "força" que o motor teria... Só não sei como resolver, porque sou muito "noob" em eletronica.

Exibições: 365

Responder esta

Respostas a este tópico

Os motores geralmente retornam uma parte da corrente.

 

Procura por diodo de proteção para cargas indutivas.

 

Se perder 0,7 V para você não for um problema, coloque um diodo em série, a corrente não vai retornar.

 

Ou um Diodo em paralelo com o motor (carga indutiva), de modo que quando você aplicar a tensão ele esteja aberto, e se houver uma corrente no sentido contrário ele descarrega no diodo.

 

Isso deve resolver.

 

Abraços

opa bruno... como faria?

 

(+)_______->diodo->____->motor

(-)________->diodo->____->motor

 

???

 

valeu

Wagner.

 

Acho que pode estar ocorrendo outras coisas, você está medindo o sinal no motor com multímetro ?

 

Se sim ele pode estar mostrando a tensão DC somente, e como é PWM, não vai ler direito as tensões.

 

Você está usando fonte externa ou direto do arduino ? Se for do arduino, eu recomendo usar uma externa, a USB não consegue suprir a corrente para motores.

 

Faz um outro video mostrando melhor o que está acontecendo no motor.


Abraços

caro vagner, voce já matou a charada! realmente quando um motor esta em funcionamento, ele produz uma alta tenção em sentido contrario. voce ja observou que sempre que um semicondutor alimenta um motor é necessario o uso de um diodo "oposto" em paralelo,para PROTEJER esse semicondutor? Para voce ter ideia se o motor for grande é preciso um diodo 'CAVALÃO".     conclusão----  o ledesinho que está acendento indevidamente está fazendo o papel de protetor do chaveador  se o motor fosse grandão o ledesinho seria destruido em milésimos de segundo! espero ter te ajudado com esse              MELZINHO NA CHUPETA!!!!!!!!!!!!!        romualdo xavier de paula

valeu rapaziada... Eu peguei o datasheet do driver que eu estou usando, e vi que nele ja tem os diodos... o led acende quando "nao deveria" porque os diodos estao "atras" do led:

 

(+)---->diodo>--->led>----motor

(-)----->diodo>--->led>----motor

 

agora, como tem esse lance da minha tensao cair demais com os motores ligados, eu eumentei minha tensao de saida pros motores funcionarem melhor...

Ficou decente até:

http://www.youtube.com/watch?v=v9OYgpIR6bg&feature=player_embedded

 

As pilhas ja estavam bem no fim(no fim do video elas esgotaram de vez), mas ja deu pra ter ideia que o robozinho vai funcionar bem na versao final :D

 

muito obrigado a ambos!

Wagner,

Onde você encontrou essa base com esteira de tanque de guerra? Estou pensando em montar um robôzinho desse mesmo jeito com esse tipo de tração. Achei na sparkfun, mas é um pouco caro.

valeu

opa Alexandre...

comprei na pololu

 

www.pololu.com

 

http://www.pololu.com/catalog/product/106

 

10 dolares é até barato, mas o frete também deve dar quase isso, entao se prepara pra uns 20 dolares...

nesse site tem muita coisa bacana, e a entrega foi bem rapida no meu caso, eu encomendei esse conjunto de esteira e mais umas peças...

Wagner,

 

Essa semana chegou meu kit da Tamiya. Comprei um igual ao seu eu acho. Mas fiquei com uma dúvida: qual a tensão nominal do motor? Não tem essa informação nos manuais. Voce usa os 6v das pilhas ou tem uma fonte separada para os motores?

 

abraços

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço