Alô pessoal, faz tempo que eu não passo por aqui no LabG para dar uma contribuição.

Ainda temos o post mais popular de todo o site, com mais de 1000 respostas e 60 mil visualizações!!!! :-D  :-D

Que bom ver o pessoal tocando projetos com o ScadaBR, fico muito feliz em ver vcs a todo vapor, pessoal como o Adriano, Sidney e Alan compartilhando o conhecimento, o prof André dando aulas... Wiechert e outros debulhando nos novos produtos etc. enfim, é de dar orgulho.... não tem como citar todos aqui, então não fiquem tristes, vcs sabem quem são ;-)

Estou começando a planejar um novo trabalho de reorganização do site do ScadaBR e eu admito que a informação hoje ainda fica um pouco dispersa, então eu gostaria de perguntar aqui na comunidade do LabG que é muito empolgada, o que vcs gostariam de ver como novidades para 2016 no ScadaBR.

O que é mais importante neste momento? Um novo manual? videos? Curso on-line? Um lugar para publicar ofertas e demandas? melhorar o fórum? integrar com outras redes sociais?

Gostaria de receber sugestões de conteúdos e de formas de disponibilizá-los, desde o mais básico para quem está conhecendo o ScadaBR, até as dúvidas mais corriqueiras ou cabeludas que "espantam" desenvolvedores intermediários e avançados.

Faz tempo que a gente não faz os Cursos presenciais, devido ao trabalho de agendas, custo de logística (viagem e diárias, aluguel de sala) etc., mas o mundo está na Internet e a gente tem que se adaptar né :-D

Assim a gente tem pensado em um curso profissionalizante online, mas estamos "travados" porque para fazer um curso "grande" vai muito tempo, e possivelmente vamos ter que contratar ($) gente para organizar o curso e formatá-lo apropriadamente. Alguém aqui teria interesse em fazer um curso pago do ScadaBR, se a gente organizar uma "vaquinha" (tipo kickstarter ou no vakinha.com.br) para produzir este novo material?

Ou será que o material do PDF, os "getting started", e mais o dropbox do curso que compartilhamos na Internet, já são o  suficiente? Será que é apenas uma questão de juntar todo o material em um mesmo lugar?

Fiquem tranquilos que o ScadaBR não vai deixar de ser open-source e gratuito! Essas são apenas idéias para trazer informações profissionais para o projeto. Mas penso que o mais importante é melhorar o acesso e organização de informações para a comunidade nesse momento.

Aguardo o retorno aqui desse povo... :-)

Críticas (de preferência, as construtivas) são muito bem-vindas

Grande abraço!

Victor Rocha

ScadaBR/ MCA Sistemas

Exibições: 642

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia,

Que ótima notícia, eu acho que poderiam começar organizando o material que já existe, tipo dividir em seções como vídeo aulas, apostilas, projetos, etc. já ajudaria bastante, eu por exemplo não sei onde achar o material que você citou acima. Aí sim ficaria mais fácil avaliar o que ainda precisa ser criado em relação a material de estudo.

Victor,

que felicidade! Sou usuário empolgado mesmo. Estou com muitas ideias (a ultima foi o medidor de grandezas elétricas) que devem ser aprimoradas. Isso é muito gratificante.

Curso, se for online, pode ter certeza que estou dentro. Incluindo uma remuneração, claro, para pagar os custos e o esforço da equipe. Isso é perfeitamente válido.

Precisamos de um ponto em comum. Uma página do projeto que possa ser o ponto de organização. To pronto para ajudar tudo que precisar. Assim, essa página inicial vira quase um ponto, onde iriamos todo dia. Podemos dividir o serviço, etc. Tudo colaborativo.

Na realidade Adriano e eu já temos uma lista de coisas que poderia ser foco de melhoria.

Podemos fazer um hangout de planejamento.

Se tiver curso eu faço!

Organizar o site, atualizar o ScadaBR bem como suas documentações, tutoriais, etc., antes de pensar em cursos online.

Acho que já faz tempo que não entro diretamente no LDG, pois estou ralando com a pós que faço e a preparação para o CCNA, mas não pude resistir ao fato do Vitor Rocha, voltar a falar do scadabr como curso, eu fiquei muito tempo enrolando para fazer esse curso, mas agora se ele sair eu não vou perder não, eu tô dentro. Espero que saia online o curso. o show não pode parar. 

Olá,

Sem dúvida, uma boa organizada no material já seria uma grande ajuda.

Quanto aos cursos realmente o curso presencial costuma ser muito caro, e ainda tem os custos com deslocamento, hospedagem e a disponibilidade de tempo. 

Acredito que um curso online bem feito teria muita aceitação.

Abraço e boa sorte.

Olá Victor,

Minha opinião é que vocês deveriam focar em arrumar a casa como primeira medida, o site de vocês tem:

Informação dispersa

É desatualizado

Falta de suporte e comunicação com o usuário.

Falta de informação para usuários de outros SO que não seja linux, o que torna o software algo semelhante a uma coisa underground.

Falta de bibliotecas.

Falta de cursos online pagos, porque não? 

E poderia seguir aqui com uma lista de falta.

Espero ter ajudado. 

Abraço.

Concordo.

Victor,

não queria deixar vc esquecer de planejar o curso. Estava conversando com o Adriano e estamos muito empolgados.

Eu tenho um ScadaBR rodando 24h e pode ser nosso início de estudos.

No que precisar podemos ajudar. Uma turma de uns 15 é facil conseguir.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço