Converter ou transformar sensor ultrassônico em a prova d'água HC-SR04 >>> JSN-SR04T

- Sei que o  sensor ultrassônico JSN-SR04T já é a prova d'água, mas o que cobram por ele é absurdo em comparação ao HC-SR04 comum. A diferente é de R$ 11,00 para quase R$80,00~R$ 100,00 cada. 
- Achei vários lugares vendendo o (ponto/ponta com cabo do sensor ultrassônico de ré a prova d'água) custando aproximadamente R$ 8,50.

- Existisse alguma forma de converter o HC-SR04 para usar o ponto a prova d'água ou criar a placa controladora do JSN-SR04T? VEJA AS CONSIDERAÇÕES ABAIXO:

OPÇÃO 1: O cabo da ponta do sensor, só passa 2 fios. Possivelmente, o circuito envia o (trigger) e recebe o (echo) pelo mesmo enviando e aguardando. No caso do HC-SR04 temos os dois separados. 
Será que conseguimos remover a solda do emissor/receptor do HC-SR04, unir respeitando os polos negativo/positivo e soldar o cabo dos sensores a prova d'água ? *Sei que isso depende de como foi construída a placa controladora do HC-SR04, mas será que ela também não envia e espera?

OPÇÃO 2: Desenvolver o circuito da placa ou criar uma forma de um ArduinoNano compreender. Não é estranho que tem ArduinoNano (6,90+frete), mais barato que a controladora do JSN-SR04T  no Brasil ?

Pq já não tem esse projeto por ai? R: Em outros países, o JSN-SR04T é barato. Custando um valor que comprariam 4 por um preço baixo. Já viu que vendem KIT do sistema de ré completo, 4 Sensores, Display Led, Sinal Sonoro e controladora R$ 34,80(já com frete). Se pensar bem, já está tudo incluído lá. E vem 4, sendo que 1  JSN-SR04T que é o projeto incompleto custa mais de R$80,00.

Alguém pode ajudar com isso?

Exibições: 4402

Responder esta

Respostas a este tópico

Acredito que vc tem razão, seria um excelente projeto transformar 1 sensor de Ré em 4 sensores desses.

Entendo que a questão do preço diferenciado é apenas relativa a mercado. Enquanto o fabricante de sensores comerciais para ré vende aos milhares o fabricante de plaquinhas para hobby vende algumas dezenas. Fator de escala. O fabricante pode até ser o mesmo. 

Acredito que o HC-SR04 não tenha capacidade de acionar o modulo do sensor de ré. Apenas um chute, é um projeto fechado e não temos, a principio, acesso a detalhes dos componentes, mas pode ver que todo sensor de ré usa um indutor por transdutor. Acredito que ele seja capacitivo e o indutor ajude a amplificar a oscilação. Já o SR04 não tem ou tem com valores muito menores. Sequer sabemos se é do tipo piezoelétrico (como um sonalarme, twiter) ou por bobina (como um alto falante).

Enfim, não creio que funcione mas e´ só um palpite.

Esse inconformismo com o preço e a sensação de que é possível ganhar dinheiro em determinado mercado pq o preço está alto, vc tem um método para produzir mais barato, etc, é o pensamento que acabou levando a criação de muitas empresas.

Eduardo boa noite, 

Os diagramas dos modulos são encontrados na WEB. O Rui já divulgou-os. 

Todos módulos usam transdutores piezoelétricos.

A bobina que fica na placa é um auto-transformador para amplificar a tensão de excitação do transdutor.A tensão chega até aproximadamente 200 Volts pp! 

Veja as formas de onda no arquivo zipado que eu enviei. 

Boa tarde PEGA,

já há bastante tempo venho estudando uma forma de usar sensores de ré em medidores de nível

de reservatórios.

A transformação do HC-SR04 para usar somente um sensor é inviável, pela forma

em que o mesmo foi projetado. 

Anexo esquema elétrico HC-SR04.

Existe um fabricante USA que produz excelentes sensores de distancia (nível) inclusive com classificações até IP65.

Estes sensores utilizam somente um piezo para transmitir e receber o sinal. https://www.maxbotix.com/

No site tem até esquemas de alguns sensores:

anexo esquema elétrico MB7380.

Atualmente fiz engenharia reversa em um sensor de estacionamento do meu carro.

Ele é modelo antigo (+- 2010).

Desenho abaixo.

O desenho pode ter erros,  pois ainda não o depurei completamente, mas serve para entender como

funcionam estes sensores.

Atualmente ganhei 2 sensores produzidos recente,  e estou "engenheirando" eles também.

Já deu pra ver que o principio de funcionamento é igual, mas foram feitas

modificações para o uso de menos componentes.

A base comunica com o display através de um protocolo similar á um RS232.

Mas cada fabricante tem o seu formato de pacote. Destes dois novos, os  dados tem o mesmo pacote,

mas um o pacote são pulsos positivos e no outro são pulsos negativos.

Conhecendo o pacote, fica fácil escrever um sketch para usar um arduino  informar o nível da água.

RV


Anexos

Bom dia PEGA.

Continuando com as informações sobre este projeto:

Seguem abaixo 2 screenshots que levantei da saída do modulo principal para o display de LED.

Com esta saída, fica fácil substituir o display de led por um arduino ou até PIC ,

interpretando os dados e jogando em um LCD, utilizando assim o  sensor de ré com um sensor só,

e sem ter que fazer nenhuma modificação na base.

Abaixo também o esquema que levantei do sensor que comprei na china.  DYP-ME007Y,

O modelo é DYP-ME007Y, e é similar ao JSN-SR04T (Veja as imagens)

RV

Anexos

Rui , 

Muito boa a sua contribuição do sensor DYP-ME007Y.

Mas não consta os valores e identificações dos componentes.

Obrigado e abraços, 

Gustavo 

Na descrição U1 está trocado com U2

U1 possivel EM78P153S U2 possível LM324,

na

Rui boa tarde, 

Encontrei nos meus arquivos.

Eu montei esse diagrama do  módulo DYP-ME007Y à partir da documentação que me enviou em 2016.

Não estava lembrando disso.

Esse é o diagrama que eu fiz do meu módulo MaxBotix  MB1010:

https://www.maxbotix.com/Ultrasonic_Sensors/MB1010.htm

Ele usa somente um transdutor, mas não é à prova dágua. 

Para usar sensor à prova dágua, o sinal excitador tem que ser muito amplificado. Por isso precisa do auto-transformador.

Boa noite, 

Você já deve ter percebido que os dois módulos citados são totalmente diferentes. 

O módulo HC-SR04  tem dois transdutores de Ultrasom. Um emite os pulsos e o outro recebe os pulsos refletidos.

No caso do módulo JSN-SR04T  é usado somente um transdutor. Ele transmite os pulsos e depois recebe os pulsos refletidos. 

Já fiz um estudo completo sobre esses módulos. O módulo com um transdutor era o Maxbotic. Inclusive já fiz o estudo do sensor de ré. Anexei um arquivo zipado com os diagramas, formas de onda, etc do módulo sensor de ré. (Que ajuda, hein!)

Qual seria o seu projeto? Pode nos informar?

Anexos

Esse é o link das fotos do módulo sensor de ré CERTA.

Usei o meu processo fotográfico de engenharia reversa para fazer os diagramas.

https://www.flickr.com/photos/jgustavoam/albums/72157651879710340

Poderá fazer o download de todas as fotos em alta resolução. 

Pedro, se você disponibilizar todo o projeto (open source) do sensor a prova dágua para os colegas do Lab, eu poderei ajudá-lo. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço