Caros ninjas,

Estou trabalhando em um projeto pessoal no qual utilizo um fax modem e preciso desenvolver um circuito para converter os sinais DTMF para FSK afim de fazer com que meu modem reconheça o número discado em ambos os tipos de linha. Como pretendo criar minha própria placa, não adianta comprar um conversor pronto.

Comprei dois conversores para analisar o circuito e aparentemente são bem simples, mas todos utilizando microprocessadores (logo a solução está no código). Não consigo identificar o uc porque este foi raspado.

Dando uma estudada, descobri que as linhas DTMF enviam o número de quem está ligando antes do telefone tocar. Já no formato FSK, o número é enviado entre o primeiro e o segundo toque. Desta forma, o conversor decodifica o sinal DTMF e envia para a linha em formato FSK. Mas não tenho ideia de como isso pode ser feito usando PIC ou mesmo um Arduino (preferência para PIC devido ao custo).

Alguém poderia me dar uma força?

Desde já agradeço e ajuda e fico no aguardo de comentários.

Abração,

Marcos

Exibições: 4590

Responder esta

Respostas a este tópico

Pessoal, muito obrigado pela ajuda que estão prestando :)

Acho que estou indo pelo caminho errado. O conversor que tenho em mão é muito simples (a placa tem 2x2cm) e pelo que vi não usa acoplamento. Deve ter uma forma mais fácil e econômica de converter pulsos DTMF para FSK.

se realmente for um PIC, tire umas fotos da placa e poste aqui, o condiciomento de sinal é por fora(componentes passivos) e isso você "copia" restando-lhe apenas o software que o pessoal já explicou o basico.

 

 

Olá Marcos

 

Existe a necessidade do acoplamento quando vc vai conectar a sua eletrônica diretamente a linha telefônica, na linha existe o DC que vc ja citou, o qual precisa ser  isolado através de um capacitor de 1uF x 200V (de preferencia) e o transformador (600x600 Ohms) para proporcionar a isolação galvânica, e uma proteção com varistor ou centelhador a gás, para proteger a eletrônica contra raios que são induzidos na linha durante as tempestades.

 

Quanto ao microcontrolador tanto o PIC quanto o Atmega resolvem o problema, a questão e com qual deles vc tem mais intimidade para a programação.

 

O que vc viu que estava apagado, pode ser algum especial, existem uns dedicados para uso em telefonia que ja possuem modulador FSK e DTMF por hardware, simples periféricos internos só basta configurar, porém são dificies de serem encontrados, principalmente para venda em poucas quantidades.

 

Abços

 

Sou contra isso, mas se a pergunta é: Tem jeito de clonar, a resposta que tenho é: - Eu não sei, mas esse cara fala que faz: http://www.engenhariareversa.com.br/

Acho que seria melhor vc fazer...

Eu também sou contra. Quero fazer o código, e é bom que fica disponível para quem precisar depois ;)

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço