Olá galera, conheci o Arduino a pouco mais de um mês e estou fascinado com este pequeno porém robusto hardware.

Ao invés de comprar o hardware pronto eu preferi monta-lo do zero para adquirir uma experiencia a mais, ñ contente eu montei um simples modulo com 4 relés, pesquisei muito e vi ótimas opções de controlar o Arduino como o Ethernet Shield, Bluetooth, Wi-Fi, mas eu busco uma solução viável e mais barata, pesquisei um pouco mais e pensei em montar um controle remoto infravermelho igual os que temos para TVs e DVDs, mas sua aplicação seria muito restrita e a minha ideia é ligar ou desligar qualquer coisa de qualquer lugar dentro do ambiente independente da posição em que se esteja. Até que cheguei a este site http://www.rogercom.com/pparalela/LptWireless.htm e depois de analisar o circuito proposto imagino que dê para somar ao meu projeto apenas modificando a parte final que o autor usa a porta paralela de um computador para mandar os sinais.

A tensão de um pino da porta paralela é de 5VCC (perfeito) ao invés da porta, eu queria usar uma alimentação externa, colocar alguns botões e eles mandarem o sinal sem fio para o Arduino e independente do botão apertado ele aciona um relé.

Como eu ñ domino esse maravilhoso mundo da eletrônica, eu venho aki pedir uma ajuda aos garagistas de plantão e ver c estou no caminho.

Obrigado \o/

Exibições: 3043

Responder esta

Respostas a este tópico

Bacana este projeto hein? É isso aí, este é o caminho para se controlar diversos dispositivos. Boa sorte.

Valew brow.

Cada dia tenho uma ideia diferente, vou começar a anotar e quem sabe um dia ñ executo todas rsrs

Valew Alexandre,

mas pelo que eu entendi esse virtual wire serve para dois Arduinos conversarem, eu quero literalmente um controle remoto mesmo, onde cada botão seja responsável por um relé.

Mesmo assim obrigado, sempre procuro aprender mais independente se somar ou ñ ao meu projeto.

Ñ tinha pensado no atmega para isso, vou me aprofundar mais nessa ideia que você me passou.

Obrigado

Legal assim vamos poder trocar figurinhas.

Mas eu sou muito ansioso e ñ aguento muito esperar rsrsr, pesquisei mais e encontrei outro site que pra mim clareou muito as minhas ideias, ao invés de usar um atmega, vou usar os mesmo TX e RX que vc mencionou e uma dupla de codificador e decodificador muito comuns (pelo menos na internet e lojas de componentes) que são os HT12e e o HT12d, para controlar as saídas serão controladas pelo arduino ou quem sabe montar uma PCI junto com o modulo relé, atmega e o receptor.

Da uma olhada no site.

https://sites.google.com/site/kitoeag/radio-controle

Alexandre, encontrei um erro meu nesse modulo relé.

O pino 5 dos optoacopladores 4N35 devem ser ligados ao VCC, hoje eu fiz minha primeira PCI e antes de corroer o cobre eu vi esse erro.

Modulo Relé

Qualquer ideia é bem vinda.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço