Controle remoto, infravermelho, touchscreen à distância

Você aponta o controle para a Tv, aberta 1 botão [segura], e move o controle para a esquerda, Mudando assim para o próximo canal.

 

Seria como um 'touchscreen' a distância pelo controle remoto.

Movendo o controle para a esquerda: canal+
Para a direita: canal-
Para cima: volume+
Para baixo: volume-

 

Seria fácil fazer isso com:

4 fototransistors infravermelho. 
1 módulo receptor de IR [seria digital]
1 Arduino
1 LED infravermelho [de preferência de 940nm]

 

 

Projeto:

No arduino, assim que o módulo receptor de IR [infrared] detectar, ele vê se é a tecla desejada [de preferência uma tecla central e inútil no controle. Se não for a tecla de controle que queremos, ele simplesmente repete o código IR no LED que vai estar posicionado na frente tampando o receptor infravermelho da sua tv.

Se for a tecla que queremos, ele vai pegar o valor de entrada dos 4 fototransistors, logo em seguida comparando, se o receptor do lado direito da tv ficar mais forte em alguns segundos, vai estar claro que o humano pressionou o botão e apontou o controle pra direita. ou seja: enviar pra tv o comando de  voltar o canal.

 

Entenderam qual seria a lógica?!

Problemas previstos: devido aos ambientes não serem simétricamente reflexivos, as vezes se aponta para 1 lado da tv e vai mais infra-vermelho pro outro [espelhos no quarto?!].

Então seria legal um filtro tubular que só permitiria a recepção se viesse de um lugar em específico do quarto [como um laser, mas ao contrário]

 

 

 

E aí... vamos elaborar e construir?!

Exibições: 285

Responder esta

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço