fala galera do ldg

ó eu aqui novamente procurando ajuda kkkk

é o seguinte estou precisando criar um sistema que receba  um sinal de um controle remoto daqueles usados em televisores ou mesmo um controle universal

eu tava analisando e percebi que poderia receber estes sinais atraves do timer0,1 do pic mais anda não tenho ideia de como criar este artificio no codigo eu sei que posso habilitar a interrupção para receber este sinal mais o que acontece é que assim que o primeiro pulso bater no pino eu ja travo a execução do programa e consequentemente paro o restante do recebmento do trem de pulsos gerado pelo controle o que eu posso fazer sera que se eu usar o canal seial do pic eu consigo receber todos os sinais?

desde ja agradeço 

Exibições: 6153

Responder esta

Respostas a este tópico

O toggle tem este comportamento para diferenciar de uma tecla que foi repetida ou o feixe de infravermelho foi interrompido , com a mesma tecla pressionada !

Jose Rubens disse:
Danilo a saida do sensor é invertida, ou seja os niveis sao invertidos. Talvez seja isso o seu problema. Dei uma estudada no RC5 verifiquei que o toogle tem uma "pegadinha", se voce apertar por exemplo a tecla 1 o toogle vai estar em nivel logico"0" se vc apertar novamente a tecla 1 ele troca para o nivel "1" e depois se apertar novamente ele troca para o "0", so que se vc apertar outra tecla qualquer quando vc voltar a  apertar a tecla 1, independentemente do ultimo nivel o toogle vai voltar para o primeiro nivel logico que era o "0". Isso serve para todas as teclas.

  Cara fiz diversos testes no osciloscopio caseiro que tenho aqui com um controle de tv philips para poder encontrar a logica pois cada hora vinha com um trem de pulso diferente.

 Agora a ordem e como esta no link que o Enio passou: start, toogle, endereço, comando.

 

boa tarde jose

ontem a noite eu tentei usar este codigo de captura e não funcionou

eu fis o seguinte depois de todas as leituras dos bits eu mandei mover a variavel que acumula os 6 ultimos bit que e referente a tecla para o portb e me acontecu o seguinte

todas as teclas que eu aperto no controle colocao valor 17 dec no portb  o que sera que esta acontecendo eu vou dar uma analisada e ver se acho uma solução e esta rotina ficou show de bola parabens 

 Danilo, Talvez seja a rotina de _1ms ( 1 milisegundo ); Notei que o controle do dvd o START é diferente assim como as teclas de navegação do controle da tv. Qual modelo de pic vc esta usando?  Pra mim ajustar a rotina de tempo eu fiz assim:

 inicio

    movlw   .10

    movwf   tempo0         ; carrega variavel

loop_tempo

    movlw   .100

    movwf   tempo1         ;carrega variavel

    call      _1ms            ;sub rotina a ser calibrada

    decfsz   tempo1,1      ;decrementa variavel depois de 1ms

    goto      $-2

    decfsz   tempo0,1

    goto      loop_tempo   ;loop para recarregar variavel 100ms

    btfsc     led

    goto      desliga_led

    goto      liga_led

 

desliga_led

    bcf      led

    goto    inicio

liga_led

    bsf     led

    goto   inicio

 

  Assim calibrei a sub rotina de _1ms ate o led ficar alternando entre aceso e apagado em intervalos de + ou - 1 segundo; depois de calibrado retirei esse pedaço do codigo.

   Testa ai e depois comente; aqui so consegui decodificar depois que calibrei a sub rotina.

 

PO LEGAL PRA QUE SERVE ESTA ESPUMA

jose estou usando o pic 16f84a com crista de 4mhz

 

Danilo a espuma e apenas um video qualquer do youtube, é que estou tentando descobrir a tag para postar video no comentario; vc sabe como faze-lo?

  E vc consegui decodificar o controle remoto?

  Agora estou tentando fazer um controlador de temperatura do ferro de solda, pois ele é muito violento rsrsrs,  quero fazer com pic tbm, so estou tendo um pouco de dificuldade com o detector de passagem por zero para poder saber a hora certa de disparar o triac.

 

é so clicar com o batoa direito do mouse em cima do player no youtube ai vai aparecer algumas opçoes ai vc seleciona copiar codigo de incorporaçao ai vc clica na opção de colocar video no comentario aqui no post(aquele simbolo de filme) e colar ainda não consegui decodifica jose ja to quase desistindo

quanto ao projeto que vc esta fazendo no site do newton c braga tem um exemplo de dimmer que detecta  o zero cross

 que é o que vc precisa

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/microcontroladores/103-mic...

Cara obrigado pelas dicas, esse newton c braga é o cara mesmo, sempre li artigos dele nas revistas que assinava.

Enquanto ao projeto nao desiste nao, vou testar o codigo que tenho aqui num 16f628 com cristal e depois te passo o que aconteceu.

 Vc conhece algum projeto de driver cnc chopper com pic, para eu colocar nessa maquininha q eu fiz?

JOSE VC TERIA OS CODIGOS ENVIADOS PELO CONTROLE?
SE TIVER PASSA AI PRA MIM POR QUE EU ESTOU ACHANDO QUE O MEU CONTROLE MANDA OUTROS TIPOS DE CODIGO
O CONTROLE QUE EU TENHO E DE UM MICRO SISTEM
SERA QUE O CODIGO DAS TECLAS NUMERICAS SÃO O MESMO?

 Danilo eu tenho os prints dos trem de pulsos das teclas numericas, nao sei se isso q vc quer, se quizer tbm me manda o seu codigo .asm completo que eu compilo e gravo aqui no pic pra ver se funciona.  Agora enquanto ao controle eu acho q é igual.  Vou ver se consigo outro controle da philips pra testar aqui.

  Ja esta quase funcionando o controlador de temperatura pro ferro de solda, aqui demora um poko porque mexo apenas nas horas vagas, e o trampo esse mes ta osso.

 jose se vc poder me mandar estes printes eu te agradeço

com eles eu posso criar uma tabela de comparação para identificar  as teclas  

 alias va me falou que usa sua placa de som como ociloscopio vc pedria me passar as dicas pra mim fazer isto aqui no meu note? 

Danilo ai esta os prints das teclas numericas e menu.Depois eu faço o esquema eletrico do osciloscopio caseiro q eu to usando e te passo o link do programa q eu uso.

jose muito obrigado

eu estive pensando o seguinte o protocolo rc5 trabalha com a poortadora de 36khz

o sensor ir que eu estou usando é de um receptor da telefonica e tambem não tem nenhuma identificação e eu fiz um teste 

fiz o codigo de captura e depois eu movo minha variavel que acumula os dados referente a tecla para o portb

e aconteceu o seguinte

qualquer tecla numerica que eu aperto no controle remoto me mostra isso no portb 00001111

ate ai "belesa"

ai quando eu aperto as teclas 1234 do controle da telefonica me mostra 00001110

sera que este sensor  e para a portadora de 36khz 

por isso que eu estou querendo saber como fazer este osciloscopio pra testea este controle

 agora eu vou fazer a conversão de niveis logicos de acordo com os printer que vc me mandou pra de pois fazer uma rotina de comparação

abraços

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço