Olá pessoal, tudo bem?

Sou novo na área e desde já peço desculpa caso a pergunta seja básica demais.

Estou tentando fazer um projeto onde eu possa abrir o portão da minha garagem através da internet.

Para isso, estou utilizando o arduino e o shield CC3000 para fazer o servidor onde eu possa ler os comandos. 

Para abrir o portão, comprei um par de módulos rx e tx, xy-mk-5v e fs1000a respectivamente.

A princípio eu pensei que era só ligar o módulo de tx e liberar uma transmissão pra ele e gravar o código no meu portão. Não deu certo, pois o portão (PPA) não identificou o sinal emitido pelo tx.

Minha ideia então foi clonar um controle já existente, para isso, liguei o módulo rx e peguei o código binário de um controle que já funcionava. Nessa parte eu ainda patinei um pouco, explico: o módulo de rx só funcionou porquê utilizei uma library desenvolvida pelo Renato Aloi (controles 433mhz - renato aloi) , mesmo assim, constatei o que já disseram aqui no forum, a library é bastante instável. Hora funciona, hora não. 

OK, com o código em mãos, agora seria só transmitir através do tx, correto? Não! E não sei exatamente o porquê de não funcionar (utilizei as librarys virtualwire, RCswitch e radiohead). Até imagino que não tenha dado certo porquê as librarys venham pré configuradas para alguns controles que não são o padrão do Brasil...

Resumindo a pergunta: vocês já conseguiram abrir um portão ppa ou acionar um alarme de casa ou do carro através dos módulos no arduino?

Já vi muitas pessoas fazendo isso através de um relé, que por sua vez é ligado a um controle (foi o que fiz por enquanto)...

Mas eu gostaria mesmo é de fazer pelo módulo tx

Pessoal, desde já obrigado pela atenção,

grande abraço

Exibições: 2421

Responder esta

Respostas a este tópico

Provavelmente o controle é rolling code, por isso não está conseguindo enviar para seu portão, esse sistema envia uma sequencia de código diferente a cada transmissão, sendo assim o receptor não reconhece o código. Esse sistema é impossível de ser clonado, pelo menos até momento.

Preciso ler as especificações do chip, o modelo é fs1000a...

Minha sugestão , se já tem o controlador de portão PPA, use o controle remoto do mesmo. 

Acione o circuito do botão do Controle remoto através do Arduino. Vai funcionar e é fácil  de montar. 

http://labdegaragem.com/forum/topics/projeto-alarme-sem-fio-arduino...

Obrigado José,

A princípio montei da forma como você comentou, desmontei o chip e deixei o botão dele sempre pressionado fazendo uma solda. Aí liguei ele num relé, que está ligado no arduino...

Mas queria mesmo era entender a lógica dos transmissores..

Qá vi muito isso tambem, mas pra isso vc precisa de algumas info:

Qual o modelo do chip do controle? vc precisa conhecer para enviar sinal identico utilizando o modulo tx.

Esse chip envia sinal criptografado? se sim, meus pêsames! caso nao, tá mais facil.

Que tipos de chips o receptor do portão aceita?

Esses modulos tx e rx são bem funcionais, mas nao é só sair transmitindo que tudo vai funcionar . A transmissão dos bits precisa ser organizada (protocolo) e é por isso que vc até agora não conseguiu.

Tenta conseguir as informações, um dos chips mais comuns em controles é o HT6P20B da HOLTEK.

Obrigado Jonas,

Vou levantar essas informações, pelo que pude ler, o rx do portão poderia ser facilmente substituído pelo rx que estou tentando pegar os códigos, que é o modelo xy-mk-5v e o portão deveria continuar funcionando.

Acredito que sim, o problema realmente deve ser o protocolo e a velocidade de transmissão, precisaria saber isso...

Luiz , veja esse tópico, sobre decodificando o sinal do chip  HT6P20B:

http://labdegaragem.com/forum/topics/projeto-alarme-sem-fio-arduino...

José, já tinha lido o seu artigo, por sinal ficou muito bom, também já tinha lido o artigo do Afonso Turcato rs! Mas nunca passou pela minha cabeça que o esquema seria tão trabalhoso...

A princípio eu consegui pegar os dados que o controle está enviando (não é sempre que funciona), mas tudo bem, agora o que preciso é enviar esses códigos através do módulo tx, não seria isso?

Logo, o que eu preciso saber é se o módulo fs1000a é codificado, ou seja, utiliza-se do chip HT6P20B, certo?

Não, não é isso!

xy-mk-5v e fs1000a são apenas os modelos de radio utilizado, o chip que me refiro é o cerebro da transmissao, ou seja é quem gera todo o codigo transmitido.

esse chip fica dentro do controle PPA. geralmente tem 8 pinos.

Entendido Jonas, obrigado pelo esclarecimento.

Vou verificar o chip e volto a postar,

Desde já agradeço a todos pela atenção e pela vontade de ajudar, valeu mesmo

" esse chip fica dentro do controle PPA. geralmente tem 8 pinos"  - pode ser o HT6P20B

Saudades do Mussum !

Olá pessoal,

O controle possui sim o chip HT6P20B!

Rodei o programa do Afonso e peguei os dados de bin, endereço e botão.

Agora só preciso enviar esses códigos

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço