Olá amigos, sou novo no forum...

Vamos la , estou cursando Tecnico em Automação Industrial, porem ja adianto a voces que meu curso foi um pouco fraco no ensino, apesar de eu ja ser formado em eletrotecnica e trabalhar na area de eletrica estou com dificuldades de realizar meu tcc.

Pretendo fazer um controle de nivel com um controlador Novus N1100, inversor de frequencia , e uma bomba submersa, sensor de nivel (capacitivo, ultrasonico ) .

A ideia é programar no controlador os valores do pid , o sensor ira mandar sinal eletrico de 4 a 20 ma, para o controlador, ele fara os calculos comparando com o set point desejado e mandara sinal eletrico de 4 a 20 ma ou 0 a 10 vcc, para o inversor de frenquencia , controlando a rotação e consequentemente a vazao da bomba...

Problema: Não sei como iniciar os calculos para realizar a parametrização do controlador com as funções pid, ( na verdade pretendo fazer um controle PI apenas) .

Espero que possao me ajudar, ou sugerir algo mais facil e que eu consiga passar no tcc, afinal faltao apenas 2 meses, Obrigado!

Exibições: 653

Responder esta

Respostas a este tópico

Não connhecia esse controlador. Mto interessante. 

Recomendo antes de mais nada ler atentamente o manual.

Ao que tudo indica é somente uma questão de ajuste de parâmetros.

Os ajustes PID (Ou PI) assustam pela citação das palavras "integral/derivada" que poe medo em muita gente, mas troque elas e pronto. A integral dentro do controlador é usada para o calculo da media das temperaturas e a derivada para predizer a tendencia. Ficaria algo como Controlador baseado em temperatura atual, média e tendencia.

Primeiro recomendo ligar com os parâmetros no default e ver se não funciona. Pode ser que já funcione bem.

Como normalmente esses controladores são usados para aquecimento passar um pouco da temperatura é desejável quando se liga a máquina para maior agilidade. Já em um reservatório o transbordo não é desejável... Mas, em um sistema com temperatura existe um atraso, provocado pela propagação do calor, e no sistema de nível não (acho, não conheço o seu). Então um sistema P já seria até suficiente (como se faz normalmente = on/off).

Enfim, recomendo ler, montar, ligar, analisar e parametrizar. Esse seria o método empírico.

Se quiser calcular todos os parâmetros antes de fazer uma montagem ok, realmente é melhor. Mas precisa de profundo conhecimento teórico e do controlador, coisa que vc teme não ter e a demora na resposta de seu post mostra que infelizmente ninguem aqui conhece bem esse controlador (nem eu...).

Literatura recomendada: Todos os links (incluindo a noticia sobre o software configurador) de: 

http://www.novus.com.br/site/default.asp?TroncoID=621808&SecaoI... 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço