Saudações a todos!

Sou iniciante na eletrônica e estou tentando montar um circuito que simule o acionamento de botões no interfone da minha casa com o arduino.

Temos o módulo externo que consegue controlar duas fechaduras. Esse comunicador externo está conectado ao módulo interno por meio de dois fios +- e fornece constantemente 12.6V ac ao módulo interno. Quando o fone é tirado do gancho, a tensão cai para 9.7V. Quando o botão da fechadura 1 é acionado, a tensão cai para 3V e quando o botão da fechadura 2 é acionado, a tensão cai para 2.3V. Como consigo controlar essa tensão com o arduino? Já tentei com diodos Zener, mas não consegui montar um circuito que funcionasse corretamente.

Desde já, agradeço.

Exibições: 4006

Responder esta

Respostas a este tópico

pelo que constatei nas fechaduras HDL e intelbrás, pra abrir tais fechaduras, vc deverá fazer chegar os 12VAC provenientes da fonte até os 2 fios da bobina da fechadura. Não tem polaridade pois é corrente AC, portanto não se preocupe com a possibilidade de inversão de fios. Fechaduras de outras marcas eu nunca mexi, então não sei te dizer se funcionam da mesma maneira.

Faça as ligações assim: perceba que sua fonte de 12VAC tem o cabo de energia de entrada que vc deve ligar na tomada 127AC e os parafusos de saída de corrente 12VAC onde vc deve conectar os fios que alimentarão as fechaduras. Basta usar um módulo relê ligando um dos fios da saída da fonte 12VAC no COMUM do relê, e o outro fio da fonte no NA/NO (normalmente aberto, ou normally open)

Dessa forma vc conseguirá controlar a abertura das fechaduras com o arduino.

Outra coisa: pelo que sei, modelos mais novos do módulo externo (ali onde está o botão da campainha) são alimentados por 127V AC. Modelos mais antigos eram alimentados pela mesma fonte 12VAC que fazem o acionamento da fechaduras elétricas. 

A fonte (entrada 127VAC e saída 12VAC) tem a função de acionar a bobina da fechadura elétrica. O botão do interfone (unidade interna) que faz a abertura das fechaduras elétricas tem a função de chave, eles apenas fecham um curto no fio de saída da fonte 12VAC que alimenta a fechadura elétrica. É como se fosse um botão de acionamento de campaínha, ou seja, fecha curto momentâneo.

Olá! Obrigado pela resposta... Na verdade a ideia é colocar o arduino como uma extensão do módulo interno. Assim eu não teria que passar novo cabeamento até o portão. Se for possível o controle de tensão AC, essa seria a opção ideal.

Em tempo, esse circuito não possui fonte de 12V. O módulo externo tem uma fonte interna, ele recebe 127v e envia 12V para a fechadura quando o botão do módulo interno é acionado. O modelo é o IPR 8000 da intelbras.

Acho que o controle  não é por nível de tensão. 

Comunicação via protocolo digital - esta escrito no manual !

http://www.intelbras.com.br/sites/default/files/downloads/ficha_tec...

Não tinha lido isso, então é por isso que não estou conseguindo controlar. Muito obrigado! Essa informação me economizou um tempo quebrando cabeça...

Abraço!

Eu acho que a Intelbrás não deve divulgar o protocolo, mas não custa tentar achar. 

Alguns fabricantes liberam informações, desde que assine um acordo de confidencialidade. 

Olha, talvez eu esteja enganado, mas li na net que esse protocolo digital proprietário é apenas pra comunicar o módulo externo com o módulo interno, mas o abertura da fechadura elétrica é atraves de 12vac, não é não?

Por que desse protocolo digital? Porque nos kits mais simples, um sujeito mal intencionado seria capaz de provocar a abertura da fechadura elétrica a partir da rua, desmontando a unidade externa e aplicando um curto em determinados pinos.


Então, com esse interfone mais chique, supera-se essa deficiência no projeto (mas também dá pra se proteger de bandidos bastando instalar os equipamentos de uma forma mais segura, porém usa-se mais fios).

Pra testar se sua fechadura abre com 12vac, desmonte a fechadura, desencape os 2 fios da bobina interna e leve os 12vac até esses 2 fios da bobina.

Se for realmente dessa forma que funciona, faça como te falei na minha primeira resposta

Antes de testar sua fechadura, diga-nos qual marca e modelo da sua fechadura

Olá imhugo! A fechadura é 12vac sim, e ela abre com a fonte normalmente. O meu problema é que eu não tenho nenhum cabeamento que poderia levar 12vac diretamente para o portão. Hoje funciona da seguinte forma:

O módulo externo é ligado na rede elétrica com tensão de 127v e a fechadura fica ligada no módulo externo. Quando o botão de abrir fechadura do módulo interno é pressionado, ele envia um sinal para o módulo externo que, por sua vez, libera os 12vac para a fechadura.

Sendo assim, para controlar da forma que você sugeriu, eu teria que ligar uma fonte de 12vac dentro da minha casa, passar um cabeamento dedicado até a fechadura e montar o circuito acionando o relay. Isso é justamente o que eu queria evitar pois não tenho espaço para passar mais cabos.

Agora consegui entender sua dificuldade sobre passagem de cabeamento.

Através de pesquisa no google, cheguei na seguinte página dentro do site da intelbrás

O porteiro residencial IPR 8000 permite usar botoeira?

Eu não vejo outro caminho a não ser esse sugerido. Ali onde sugere-se colocar a botoeira, coloque um relay controlado pelo arduino.

Mas fiquei pensando aqui comigo: se bastar pro bandido desmontar a unidade externa e jumpear os contatos 1 e 2 do FB, conforme o esquema sugerido pela interlbrás, vai ser muito fácil burlar a segurança, abrindo a fechadura elétrica através do lado externo sem autorização. Esses bornes da unidade externa são fáceis de serem acessados através da rua pelo bandido? Caso o acesso seja fácil, muito cuidado com essa sugestão

O risco desse porteiro eletrônico ser burlado é REAL !!!

Não recomendo o seu uso. 

Prezados, o funcionamento da fechadura B realmente não é seguro por ser um contato seco (esse eu não uso). Já no caso da fechadura A, o funcionamento é outro: não há alimentação nenhuma nos contatos, a menos que o botão do módulo interno seja acionado. Quando ocorre o acionamento do botão, são enviados 12vac para a fechadura A durante 1 segundo. Por isso o uso do jumper nos contatos não tem efeito nesse caso.

Adriano, li em alguns fóruns sobre pessoal pedindo ajuda pro suporte da intelbras sobre a possibilidade de colocar a botoeira para abertura da fechadura quando esta estiver ligada no FA, conforme é o teu caso.

Mas infelizmente o suporte da intelbrás não colocou a solução em fórum, dizia apenas para entrar em contato com eles para solicitar tal ajuda, mas que era sim possível.

Acho que vale a pena vc pedir tal suporte ao departamento técnico da intelbrás. Se eles te ensinarem a colocar uma botoeira para abrir uma fechadura ligada ao FA, vc poderá muito bem substituir a botoeira por um  relay controlado pelo arduino. Manda brasa.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço